Claudino Leite

28/01/2019 14h51
PARA REFLEXÃO 
 
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir- se da honra e a ter vergonha de ser honesto” (Ruy Barbosa” (Jurista, político e pensador brasileiro).
 
REALIDADE
 
Antes de escrever a coluna tentei buscar no poeta a inspiração para traçar com a régua e o compasso desta conversa. Mas, contemplando um belo jardim na Cidade Verde, zona Sul de Natal, vi belas flores de orquídeas, exalando com o seu perfume a pureza e a essência do amor. Então, aprendi que se aprende errando. Que crescer não significa fazer aniversário; Que o silêncio é a melhor
 
resposta, quando se houve uma bobagem; Que trabalhar não significa ganhar dinheiro; Que os sonhos estão ai para serem alcançados; Que os amigos a gente conquista mostrando o que somos; Que os verdadeiros amigos ficam com você até o fim; Que a maldade se esconde através de uma bela face; Que não se espera felicidade chegar, porém se procura por ela; Que a natureza é a coisa mais bela da vida; Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada, pois o mundo é uma escola, a qual não dá férias; Que amar significa se dar por inteiro; Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos; Que se pode conversar a Deus, pois sua misericórdia é usucapiônica; Que admirar a beleza da lua e das estrelas fazem bem a nossa alma; Que ouvir palavras de carinho, afeto e ternura faz bem à saúde; Que sempre devemos ter momentos de criança; Que é importante termos paz interior. Não podemos viver apenas para nós mesmos; Que a lei da semeadura é irreversível. Mil fibras nos conectam com outras pessoas, e por essas fibras nossas ações vão como causas, e voltam para nós. Aproveite ao máximo cada instante da sua vida, pois ele é único. Leiam a Santa Bíblia, a palavra de Deus, manancial de conforto e de conselho. Mestre disponível em disponibilidade, ninguém sai de suas páginas sem receber o ensino,o conforto e o bálsamo que alivia as nossas dores. Assim, teremos um feliz amanhecer.
 
VISITA À GOVERNADORA
 
O deputado estadual, médico Albert Dickson de Lima (PROS), membro do Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim, levou o presidente da Igreja, pastor Martim Alves da Silva, além dos membros da diretoria e da Convenção Estadual de Ministros Evangélicos, para fazer uma visita de cortesia à governadora Fátima Bezerra, em seu gabinete no Centro Administrativo em Lagoa Nova. Na oportunidade, foi entregue um presente de um exemplar da Bíblia Sagrada à governadora potiguar, a qual agradeceu, penhoradamente, o presente do Santo Livro.
 
81 ANOS DE FÉ E ENSINO
 
O Instituto Bíblico Betel Brasileiro em João Pessoa (PB), comemorou seus 81 anos de fundação. Fundado por missionários canadenses, a entidade cristã é responsável pelo Seminário Teológico Evangélico Betel Brasileiro. Funciona como internato oferece cursos apenas para mulheres, que são recomendadas pelas igrejas evangélicas, que são vinculadas nas áreas de teologia, aconselhamento, missões e línguas bíblicas, entre outros, o seminário tem extensões em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Bahia e Pará, além de Portugal e Japão. A missionária brasileira, professora diretora, Lídia Almeida, de saudosa memória foi uma das fundadoras dessa entidade cristã.
 
CONVOCAÇÃO DE PARLAMENTARES
 
Líder da governadora Maria de Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, o deputado George Soares está convocando os colegas parlamentares da próxima legislatura, para uma reunião.A reunião da bancada estadual com a governadora será na próxima quarta-feira, dia 30, às 10 horas, na Governadoria. Na pauta para as discussões, entre outros temas, a situação financeira e fiscal do estado.
 
BOLSONÁRO NA SUÍÇA
 
O presidente da República, Jair Bolsonaro cancelou a entrevista coletiva que concederia em Davos (Suíça), onde participa do Fórum Econômico Mundial. A entrevista teria a participação dos ministros que acompanham o presidente. O evento estava marcado para 13 horas (horário de Brasília). Segundo a organização do fórum, seria uma entrevista coletiva, porém o governo brasileiro tratava como um pronunciamento. A organização do fórum chegou a preparar uma sala com quatro lugares reservados para autoridades brasileiras, e colocou placas com os nomes de Bolsonaro e dos ministros Sérgio Moro (Justiça), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Paulo Guedes (Economia). As placas foram retiradas às 13h7, quando foi confirmado que ninguém falaria.
 
PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
 
O presidente Jair Bolsonaro encaminhou uma mensagem à Câmara e ao Senado, avisando às duas Casas Legislativas de que estará impedido de exercer à Presidência da República nos primeiros dias da próxima semana. O texto foi publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (25). “Comunica a Câmara dos Deputados/Senado Federal, que se submeterá a cirurgia, sob efeito de anestesia geral, na segunda-feira, dia 28 de janeiro, conforme atestado médico, impedirá de exercer à Presidência da República pelo período de 48 horas”, diz a mensagem. Bolsonaro foi internado no Hospital Albert Einstein no domingo (27) para a realização de exames pré- operatórios. A previsão é de que ele seja submetido a um procedimento cirúrgico. para a retirada de uma bolsa de colostomia. O presidente passará pela terceira cirurgia desde que foi alvo de uma facada durante a campanha presidencial em setembro de 2018. O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, informou na tarde de sexta última, que o general Hamilton Mourão, vice-presidente, assumirá o Palácio do Planalto durante a cirurgia e nas 48 horas seguintes ao procedimento. A expectativa é de que o presidente volte a despachar normalmente na quarta-feira (30) de um gabinete que será instalado no hospital.
 
VARREDURA
 
A Cosern realizou, na última sexta-feira dia 18 de janeiro,com apoio da Polícia Militar, mais uma etapa da “Varredura”, operação que desde janeiro de 2018 identifica e desativa ligações clandestinas (o popular “gato”) em estabelecimentos comerciais e residências em todo estado.
 
ANOTE:
 
Segundo o meu amigo e colega, Paulo Tarcisio Albuquerque Cavalcanti, as redes sociais estão cheias de reclamações contra o informativo "Bom dia, RN", da InterTV. Não posso opinar porque há muito não tenho como vê-lo. Mas, sei o quanto é difícil preencher - de forma que satisfaça a expectativa de muitos - duas horas de programação jornalística para televisão. Um programa de 15 minutos não é fácil, imagine um com duas horas. Nossa, é uma eternidade. Exige muito faro jornalístico, muita criatividade, levando-se em conta a orientação para quepoucas entrevistas ultrapassem o limite máximo de cinco minutos e poucas notícias tenham mais do que 45 segundos, um minuto. Porém, o RN está ai. E muito além das feiras livres.
 
PARABÉNS, MARILANDE!
 
Os gritos de felicidade vão para dona Marilande França, servidora dedicada do gabinete civil na governadoria do Estado em Lagoa Nova, que sábado, dia 26 de janeiro último, amanheceu de idade nova, sendo muito cumprimentada pelos familiares, além dos amigos que lhes são queridos. Longuras de anos e longevidade de vida, é o que deseja o colunista.
 
APROVAÇÃO DAS REFORMAS
 
O Congresso Nacional precisa aprovar as reformas estruturais, como a da Previdência Social, visando reduzir o déficit público e assegurar a sustentabilidade da dívida do governo, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado à imprensa internacional. O FMI sugeriu que a falta de avanços na aprovação da reforma da previdenciária e no reequilíbrio das contas públicas pode agravar os riscos para a economia do país e reduzir o crescimento da América Latina. Há duas semanas, o FMI elevou de 2,4% para 2,5% a previsão de crescimento para a economia brasileira em 2019. Em compensação, o órgão diminuiu de 2,3% para 2,2% a estimativa para 2020. O FMI elogiou a agenda de reformas do governo, mas informou que as projeções de crescimento só serão alcançadas caso as medidas sejam aprovadas.
 
PENTE FINO
 
O Governo Federal iniciou o pente-fino no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com um milhão de benefícios irregulares cortados. São investigados os auxílios doença e as aposentadoria,objetivando “colocar uma tampa sobre os ralos que estão abertos”, de forma a eliminar pagamentos a pessoas que não têm direito a receber benefício.
 
ESCRETE DE OURO
 
O matutino Tribuna do Norte recorda em uma de suas edições da semana passada o festejado "Escrete de ouro" da antiga Rádio Cabugi, formado por Hélio Câmara, Assis de Paula, Marco Antônio, o garotinho da Copa, José Carlos Oliveira e os comentaristas Rubens Lemos e Adiodato Reis. Não estão citados na reportagem do matutino, mas lembro, que também participavam desse grupo José Augusto, irmão de Santos Neto, e Souza Silva, repórteres de campo, bem como José Lira, plantão esportivo e, mais recentemente, Levi Araújo. Outro nome que não posso esquecer, embora já falecido, é de outro integrante do "Escrete", Justino Neto. Há ainda outros dois nomes da imprensa esportiva que precisam ser lembrados como contemporâneos do Super Hélio - Lupércio Luiz e Everaldo Lopes. Lupércio, companheiro de microfone na Cabugi/Globo-Natal, Everaldo na redação da TN.
 
HORÁRIO DE VERÃO
 
O Horário Brasileiro de Verão 2018-2019 termina em 17 de fevereiro próximo. A partir da zero hora (00hora) do dia 17 de fevereiro de 2019, os relógios devem ser atrasados em uma hora nos Estados em que o Horário de Verão é válido. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais,Paraná,Santa Catarina, Rio Grande do Sul,Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
 
GOVERNO AMERICANO
 
Washington, 26 Jan 2019 (AFP) - O presidente Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (25) um acordo com a oposição democrata para reabrir temporariamente o governo federal, paralisado há um recorde de cinco semanas após uma disputa dura acerca de um financiamento para um muro na fronteira entre Estados Unidos e México. "Alcançamos um acordo para encerrar o 'shutdown' e reabrir o governo federal", disse Trump. "Em breve, vou assinar uma lei para abrir nosso governo por três semanas, até 15 de fevereiro". O projeto que reabre o governo foi aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara, e agora deverá ser firmado por Trump...
 
INFRAÇÕES DE TRÂNSITO
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) registrou uma média mensal de 568 infrações de trânsito de uso do celular ao volante em 2018. Em todo o ano, foram 6.823 casos iguais. Segundo o inspetor Carlos Eugênio, responsável pela fiscalização, o número é inferior às ocorrências de 2017, mas ainda é necessário que os motoristas tomem cuidado. O inspetor informou que, em 2017, a média mensal de registros de infrações dessa natureza foi de 810, atingindo no ano a quantia de 9.720 casos. São 568 a mais do que no ano passado. “Isso (a diminuição em 2018) aconteceu por causa da fiscalização e das campanhas de conscientização”, argumenta Carlos Eugênio.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).