Ananda Carvalho

31/01/2019 01h14
 
Sobre Harry Potter e sobre’´Ohana`, que quer dizer família
 
Sendo uma grande fã de Harry Potter estou ficando cada vez mais animada com essas notícias de que a saga completa chegará na Netflix, mas, vejo gente falando que é só em alguns países europeus, e tem gente falando que vem pro Brasil também. Não seria a primeira vez que rolaria o mesmo boato, deixando os ‘’potterheads’’ iludidos. 
 
Mas essa notícia, ou boato, me deu muita vontade de rever a saga, que ha muito tempo não vejo inteira. E me fez pensar bastante sobre a mensagem que os filmes e principalmente os livros passam. Boa parte dos livros (a maioria virando filme) direcionados para adolescentes são focados em um amor romântico, mesmo que hajam outros conflitos durante, costuma girar em torno de um casal. Já Harry Potter trata mais de relações de amizade, e familiares, desde perdas, relacionamentos complicados, e como uma família não precisa ser formada por parentes e sangue.
 
A saga já começa mostrando o relacionamento complicadíssimo que o Harry tem com o primo e os tios, com quem ficou após a morte de seus pais. Como se já não fosse difícil suficiente pra uma criança lidar com essa perda, e com apenas 1 ano, ainda era criado com muita grosseria e maus tratos pelos tios. É interessante ver como ele lida com isso e como mesmo sem ter memórias sente tanta falta dos pais. 
 
Conforme se passam os livros (e filmes, claro) a amizade dele com Rony Weasley e Hermione Granger só aumenta e aumenta, inclusive a família Weasley praticamente o adota como um filho, e é algo realmente bonito de se ver. Como ele encontra uma família no meio de amigos. 
 
Obviamente a saga conta com romances, inclusive os próprios Rony e Hermione que demoram 7 livros pra finalmente se declararem por completo. Mas em nenhum momento o foco da saga é em um casal. E é isso que eu acho importante focar, é tão importante entender que o amor existe em tantas formas e não só na romântica.
 
Estou focando em Harry Potter por eu achar que é uma das sagas que mais passam isso de  amizade e família e de uma forma natural e também porque eu sou muito fã mas outras obras podem entrar aqui com muito gosto. Como Malévola, o filme além de ser muito lindo e a pessoa entender bem mais as motivações da ‘’vilã’’, ainda conta com a cena mais que emocionante onde ela dá um beijo no rosto da Aurora, vulgo Bela Adormecida. Mostrando um amor maternal que ela desenvolveu ao longo do filme, é de arrepiar.
 
A verdade é que a Disney nos ultimos anos vem fazendo filmes falando bem mais de amizade e família do que princesas e seus felizes para sempre. Como na cena de Frozen em que a Elsa fala pra sua irmã Anna ‘’não pode se casar com alguém que acabou de conhecer’’, que convenhamos é a Disney dando na própria cara. E a gente descobre que ela realmente não deve fazer isso porque o cara é um embuste, mas obviamente a tudo certo no final. Dando destaque pra duas cenas lindas do filme, quando o boneco de neve Olaf leva a Anna pra perto da fogueira pra ela ficar aquecida e quando ela manda ele se afastar do fogo ‘’Por algumas pessoas, vale a pena derreter’’ e na reta final quando a Anna precisa de um verdadeiro ato de amor verdadeiro pra quebrar o feitiço que esta a matando e todos esperam que o mocinho que ela se apaixone chegue pra salvá-la, chega a Elsa abraçando a Anna e chorando, e meu Deus é arrepiar até a alma. 
 
Citei filmes que eu amo, mas obviamente não são os únicos tanto da Disney, como outros estúdios a passar a ideia de amor como algo bem mais amplo. A gente cresce com a ideia de que encontrar o nosso príncipe ou princesa vai nos salvar, e nos fazer eternamente feliz. Mas a verdade é que uma amizade forte, uma relação boa com a família é algo que não tem preço, e que as vezes nos ajuda muito mais que um romance. Citando o belo desenho Lilo & Stich que, com certeza, não poderia estar de fora dessa lista ‘’Ohana, quer dizer família. O Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer.’’.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).