Andrezza Tavares

17/02/2019 08h46
 
 
 
 
Resiliência é temática privilegiada nas semanas pedagógicas escolares
 
 
Por Andrezza Tavares   
 
   
   O estado emocional motivado torna bem sucedida às relações e às práxis. No dicionário a palavra resiliência significa elasticidade e poder de recuperação. Se refere à propriedade que alguns materiais têm de se deformar quando submetidos às pressões e, em seguida, voltar ao estado anterior, sem alterações. 
   A psicologia da educação realizou a transposição desse conceito da física para significar a capacidade mental do indivíduo de lidar assertivamente com os problemas, com a superação dos obstáculos e com a resistência à pressão diante das situações adversas que podem provocar desequilíbrio emocional. 
   O grau de resiliência das  pessoas está diretamente relacionado com o seu de maturidade emocional. As pessoas resilientes são fortes para enfrentar as adversidades, mesmo sofrendo o impacto da mudança e das contingências.
   A profissão docente requer profissionais com maturidade emocional. O enfrentamento dos múltiplos desafios dessa forma de trabalho requer segurança e profundidade dos saberes específicos das áreas científicas e requer também inteligências intrapessoal e interpessoal para o pleno êxito dos propósitos da profissão. 
   Os diálogos sobre resiliência realizados nas semanas pedagógicas das escolas permite que trabalhadores da educação reflitam sobre os múltiplos obstáculos enfrentados nos cotidianos,  mas também, que pensem sobre a possibilidade de superá-los por meio da ativação do estado de resiliência.
   É importante destacar que a manutenção emocional do “motivo para a ação (motivação) é fruto da energia interior de cada pessoa. A busca e o desenvolvimento desse estado de realização é necessariamente um exercício de busca interna dos indivíduos. 
 

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