Claudino Leite

18/02/2019 11h08
PARE E REFLITA...
 
“Todo homem tem seu preço. Eu sei o preço de cada uma” (Dinarte de Medeiros Mariz, ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Norte).
 
THEODORICO, O NOVO DIRETOR DO IPEM 
 
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN) é uma autarquia estadual, que está sob a jurisdição da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, sendo delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Possui colaboradores, dentre os servidores, comissionados, cedidos e terceirizados, segundo o diretor-geral Theodorico Bezerra Neto. Desde que assumiu a direção da autarquia, em primeiro de janeiro deste ano, designado pela Governadora Fátima Bezerra o novo diretor procurou integrar todos servidores que compõem o quadro lotacional do instit uto, objetivando dinamizar a fiscalização e, consequentemente, melhorar a produtividade, com o intuito de atingir as metas estabelecidas pelo INMETRO.
 
EU PENSO ASSIM...
 
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis cousas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos” (Romanos 12.16).Portanto, aquele que muito quer, nada tem. Quando desejamos coisas altas demais corremos o risco de não alcançá-las e depois sofrer com o sentimento e incapacidade e frustração. Muitas vezes buscamos a glória e reconhecimento para nós mesmos, porém, não é essa a recomendação das Santas Escrituras. Deus quer que estejamos satisfeitos com o que temos, e caso Ele achar que convém, nos dará o que for necess&aacut e;rio para que o Seu nome seja glorificado. Creia se quiser e aceite se puder...
 
INSTAGRAM DE IVO FREIRE
 
O colega e amigo e jornalista, Ivo Freire, ex-chefe de reportagem de os extintos: “Jornal de Natal” e “O Jornal de Hoje”, registra no seu Instagram a notícia do meu livro lançado em 2017, na Academia-norte-rio-grandense de Letras, que muito me emocionou. Então, resolvi compartilhar com os meus poucos leitores, deste bravo “Portal de Notícias”. “Jornalista  José Claudino Leite Filho resume seus 30 anos de profissão no livro “Crônicas, Memórias, Fatos e Reflexões”. “Claudino -  seleciona textos publicados na mídia onde atuou e textos inéditos resul tado  de suas pesquisas e observações. Na apreciação da publicação a professora doutora Márcia Cristina Dantas  Leite Brás registra que Claudino”... constrói seu discurso e se constitui jornalista numa temporalidade em que passado, presente e futuro se fundem”. O prefácio é do advogado, ex-conselheiro do TCE e ex-deputado Valério Mesquita. Obrigado Ivo pela deferência.
 
CÍRCULO DE ORAÇÃO
 
Será na próxima quarta-feira, 27 de fevereiro, às 14 horas, a posse da missionária Rute Leite de Medeiros, na direção do Círculo de Oração de Adultos na Assembleia de Deus na Av. Presidente Bandeira, no Alecrim, cuja supervisora é a professora Amilde Praxedes Marques de Paiva.
 
TEMPLO EVANGÉLICO
 
O Forró do Gago, em Cajazeiras, em Fortaleza (CE), palco da maior chacina da história do Ceará, em que 14 pessoas foram mortas e outras 18 ficaram feridas no ano passado, tornou-se um templo de igreja evangélica. O anúncio foi feito pelo proprietário da casa, José Clediano Girão Nobre, ao prestar depoimento sobre a matança, ao delegado do 13º Distrito Policial, Hélio Marques.“Ele alugou o espaço na Rua Madre Tereza de Calcutá, onde foi instalada o templo de igreja evangélica, pois não quer mais realizar festas lá, depois da chacina. 
 
EXECUÇÃO FISCAL
 
O Poder Judiciário prometeu ao governo do RN agilizar a tramitação dos processos de execução fiscal contra os 120 maiores devedores de tributos estaduais.A listagem foi encaminhada à Presidência do Tribunal de Justiça, a qual, por sua vez, segundo o governo, a encaminhou para os juízes de todo o Estado. A expectativa das autoridades estaduais é de usar o dinheiro que vier a ser arrecadado para pagar uma parte dos salários atrasados. A listagem dos devedores não foi divulgada.  Para mim não será surpresa se, entre eles, houver quem não esteja mais em atividade.
 
REAJUSTE SALARIAL
 
O governo do presidente Jair Bolsonaro desistiu de brigar pela suspensão do reajuste salarial de servidores públicos federais. Para rodar a folha de pagamentos ampliada, a União terá um gasto extra de R$ 4,7 bilhões neste ano. A Medida Provisória (MP) que tratava do tema não foi votada pelo Congresso e perdeu a validade. Agora, membros da equipe econômica afirmam que não há mais como reverter o aumento salarial. A proposta, apresentada pelo ex-presidente Michel Temer, poderia ajudar o novo governo a aliviar as contas e reduzir o rombo fiscal, atualmente previsto para encerrar o ano em déficit de R$ 139 bilhões. Esta foi a segunda tentativa fracassada de adiamento. Editada em setembro de 2018, a MP foi ignorada no Congresso e sequer passou pela análise de comissão, etapa que antecede a votação nos plenários da Câmara e do Senado. O texto tinha o objetivo de adiar para o ano que vem o pagamento de parcela de reajustes concedidos em 2015 e 2016 para servidores de 21 áreas do governo. Em decisão liminar, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), já havia suspendido a MP, o que obrigou o governo a fechar a folha salarial de janeiro já com os reajustes. Com a perda de eficácia da medida, 209 mil servidores ativos e 163 mil inativos têm o aumento salarial assegurado. Os valores pagos a outros 124 mil cargos comissionados e gratificações também serão reajustados. Segundo o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Gleisson Rubin, o governo não fará novas tentativas de postergar o reajuste. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) autoriza a suspensão de reajustes se os gastos com pessoal do Executivo federal ultrapassarem o patamar limite de 37,9% da Receita Corrente Líquida. Porém, essa despesa está hoje em 27,8%.
 
FORA DA POLÍTICA
 
Micarla de Souza quer distância da política. Após sair do Palácio Felipe Camarão com índice de rejeição nas alturas a ex-prefeita de Natal se dedica à pregação da mensagem do evangelho. Tudo indica que a “Borboleta” foi transformada por Cristo. Amém! Em tempo: Mircarla foi absolvida pela justiça da improbidade administratriva.
 
REPÚBLICA DOS GENERAIS
 
Quem achar um civil no gabinete do vice-presidente, general Hamilton Mourão, ganha uma viagem para o Haiti. Somente na última sexta-feira, recentemente, o Diário Oficial  da União (DOU) publicou a nomeação de 27 militares. Virou uma caserna?!
 
PONTO PARA O RN
 
Anote: O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi escolhido pelo PT, por unanimidade, vice-líder da minoria no Congresso Nacional. O parlamentar foi designado ainda pelo partido para integrar como titular a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, a mesma posição que a atual governadora Fátima Bezerra (PT) ocupava quando estava no Senado.
 
STYVENSON VALETIM
 
A imprensa de Brasília (DF) noticiou que, o senador potiguar, capitão Styvenson Valentim (REDE) foi eleito na manhã de quinta-feira, 8 de fevereiro, para vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Para presidente, o escolhido é o ex-craque da seleção brasileira,  Romário. Como havia acordo previamente fechado, os dois foram eleitos por aclamação.
 
FIM DO HORÁRIO DE VERÃO
 
À zero hora de domingo, 17 de fevereiro último, terminou  o horário de verão. Dessa maneira, os relógios foram  atrasados em uma hora (voltaram para 23 horas) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O horário de verão de 2018 começou no dia de 4 novembro para moradores de 10 estados, além do Distrito Federal. Até 2017, o horário de verão tinha início no terceiro domingo de outubro, porém atendendo um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o então presidente Michel Temer alterou o início do horário para que não coincidisse com o primeiro e o segundo turno da eleição.
 
SUPERLUA DE 2019
 
Nesta  terça-feira (19), cidades de todo o mundo poderão apreciar no céu a maior “superlua” do ano de 2019. Isso porque o evento ocorrerá no momento em que a Lua estará na fase cheia. Segundo a União Astronômica Italiana (Uai), o fenômeno acontece quando a Lua está à uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu – ponto da órbita em que um planeta está mais próximo da Terra – da sua órbita. Nesta data, a Lua atingirá o perigeu a 356.761 quilômetros da Terra, às 9h03. No entanto, às18h17, a Lua irá aparecer maior do que é habitual, tanto pelo fenômeno, quanto por estar próxima do h orizonte, o que garante um “efeito extra de ampliação”.
 
QUEDA DO HELICÓPTERO
 
O helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat, de 66 anos, sofreu uma pane mecânica antes de cair na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, apontam informações preliminares da Polícia Civil. O inquérito policial não deve responsabilizar criminalmente nenhum dos envolvidos. O piloto Ronaldo Quattrucci, de 56 anos, também morreu no acidente. A queda aconteceu na última segunda-feira, 11. “Houve uma pane mecânica. Quer dizer, não há de se falar que o cara ia por um remold lá no motor ou sei lá onde, montar na aeronave e subir”, afirmou ao Estado o delegado Luiz Roberto Hellmeister, responsável pelo inquérito na Polícia Civil. Os investigadores aguardam laudos para confirmar as circunstâncias do acidente.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).