Ananda Carvalho

28/02/2019 02h09
 
A aleatoriedade dos medos 
 
 
Estava aqui pensando sobre medos, e em como eles são aleatórios algumas vezes. O assunto em si é muito amplo, já que vai de fobias, até medo da morte, de uma rua escura, etc. Já percebi que algumas coisas muito aleatórias geram medo em mais pessoas do que eu imaginava até, tipo tartarugas, me parece tão sem sentindo. Mas ai eu lembro que eu já sai correndo de uma lanchonete porque uma abelha pousou na minha mesa. Então não posso muito julgar. Já vi pessoas dizendo que tem explicação para os medos de cada um. Pois, eu adoraria entender a ligação entre tubarões, abelhas e agulhas.
 
Pensar sobre isso me fez pensar em fobias bizarras (e põe bizarras nisso), como a Ablutofobia, medo se limpar, tomar banho; Onalofobia, um medo irracional de umbigos; Aibofobia é o medo de palíndromos, ou seja, palavras que lidas ao contrário, e sim Aibofobia lida de trás pra frente é aibofobia; é uma lista enorme que vai de sentir medo de vegetais, galinhas, cabelos e pelos e até medo de sentir medo. Mas pra mim a fabia mais estranha e o seu nome ajuda com isso é a Hipopotomonstrosesquipedaliofobia, que é literalmente o medo de palavras grandes… nem se eu tentasse entenderia a lógica de quem decidiu esse nome. 
 
Não posso deixar de citar que o sobrenatural é algo que assombra o imaginário humano desde sempre, com lendas, histórias de terror, etc. Trazendo medo principalmente às crianças que crescem com a imagem das criaturas das histórias bem clara na sua mente.
 
Mas, como eu disse antes, é um assunto muito amplo e agora saindo de fobias mais aleatórias e ate engraçadas e indo pra medos mais reais e, com certeza, mais comuns. Medo da rua de noite, principalmente de andar nela, medo de perder alguém que ama, de ficar doente e o mais conhecido e talvez o mais comum, medo da morte. Todo o instinto do ser humano e maioria das invenções foram feitas com um principal objetivo: sobreviver. Desde sempre o Homem cria e descobre coisas que são para melhorar ou possibilitar a vida, e geralmente quando não dão muito resultados a primeira coisa que a pessoa sente é medo, até porque, ninguém sabe o que vem depois, e não deve haver algo mais assustador que isso. O que pode ser algo muito ruim, já que muitos passam a vida pensando na morte em si. 
 
O medo obviamente é algo necessário para a vida, mas parece que muitas pessoas acabam tendo medo até de viver. Deixando de ter experiências por sempre ter medo e isso me faz pensar na frase dita por Ferris Bueller em curtindo a vida adoidado “A vida passa muito depressa, se você não parar de vez em quando para curti-la, vai acabar a perdendo.’’

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).