Claudino Leite

09/04/2019 10h11
PARE E REFLITA...
 
“Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recrei-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe. porém, que de todas estas cousas Deus te pedirá conta” (Eclesiastes 11:9).
 
“Não abandone a leveza dos seus gestos, nem a suavidade de suas palavras. Não deixe de colher rosas por meio de espinhos, nem de se emocionar de receber um carinho” (Autor desconhecido).
 
O SEU ÚLTIMO CANTINO
 
Nina Aguiar
 
Recebi na caixa dos meus e-mails essa carta enviada pela amiga e irmã na fé, Eunísia Segunda de Aguiar Saraiva, professora do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFRN), escrito por sua mãe Nina Aguiar, membro da Igreja Evangélica Congregacional, no Alecrim, sobre o testemunho de fé do seu filho Wilson Aguiar, que partiu para a eternidade. Achei significativa e comovente. Achei interessante compartilhar com os meus poucos leitores. Quem sabe, se não servirá de lição para alguém, não é verdade? “A carta do meu filho dizia assim: “Eu sei que Deus me está provando e me resigno com tudo o que vem acontecendo. É preciso a pessoa ter esp& iacute;rito forte para não se rebelar nem se exasperar diante dos desígnios de Deus. Ele sabe o que faz, e, se tudo acontece, é por que é necessário. Wilson estava com o tumor no cérebro. Estava no hospital onde seria operado já pela segunda vez. Desta feita a operação não logrou êxito. Wilson sente que se aproxima o momento supremo de sua partida Deus. Um padre aproxima-se do seu leito e lhe oferece a extrema unção. Ele rejeita dizendo que Jesus deixou apenas dois sacramentos – o Batismo e a Santa Ceia. Também não quer confessar-se, pergunta o sacerdote? “Estou salvo e os meus pecados já foram perdoados por Deus” foi a sua resposta serena e firme”. Em seguida, expirou. Concluindo, aos prantos Nina Aguiar encerra a missiva com esse belo poema: “Filho querido que deixaste o lar, Julgando, no mundo, prazeres gozar, Jesus te chamou e te il uminou, Te fez ao aprisco divino voltar. Feliz e seguro Ele a si te chamou, Aonde com Ele irás descansar, Até que um dia, além deste véu. Virás, com o Rei, no Milênio reinar. Que os pais de Wilson possam receber de Deus o conforto que carecem, é o desejo deste colunista.
 
SOCIEDADE BÍBLICA 
 
Para os menos avisados, A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é membro da fraternidade mundial chamada de Sociedades Bíblicas Unidas, na qual as Sociedades Bíblicas nacionais se unem para consulta, apoio mútuo e ação, em sua tarefa comum de alcançar a distribuição mais ampla, eficaz e significativa das Escrituras Sagradas e de ajudar as pessoas a interagir com a Palavra de Deus. As Sociedades Bíblicas procuram efetuar a sua tarefa em associação e cooperação com todas as igrejas cristãs, como também com as organizações para eclesiásticas.< /span>
 
LANÇAMENTO
 
Acontece, nesta quinta-feira, 11 de abril, a partir das 17h30, nos jardins do Largo Vicente Lemos, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), Cidade alta, o lançamento do livro “Meu Amigo Bartolomeu Correia de Melo”, de autoria do presidente do Instituto, Ormuz Barbalho Simonetti, com todas às pompas que manda o figurino.
 
CAPACITAÇÃO DIACONAL
 
Sábado, 11 de maio vindouro, realizar-se-á o 2º Seminário de Capacitação Diáconal, no auditório do Sesc, Cidade Alta, das 8h30 às 17 horas. O evento terá como palestrantes os pastores Magno Paganelli, de São Paulo e Elinaldo Renovato de Lima, líder da Assembleia de Deus em Parnamirim. Mais informações pelos telefones: (84) 99967-8584 e 99619-9848.
 
CAPITALIZAÇÃO
 
A festejada reforma da Previdência Social proposta pelo Governo do capitão Bolsonaro, é o mesmo sistema implantado pelo ditador Augusto Pinochet no Chile e que levou os idosos a receberem menos que um salário mínimo. Nesse modelo, o empregador e o Estado (governo) não precisam contribuir com a Previdência. É cada um por si e ninguém pelos trabalhadores e trabalhadoras. Esse sistema gerou exclusão social, aumentou a miséria e enriqueceu ainda mais os bancos. E fica a pergunta: se esse sistema é considerado bom pelo governo, por que não incluir todos os trabalhadores sem exceção?
 
SERVIÇO PÚBLICO
 
O Governo Bolsonaro quer que você pense que todos os funcionários públicos são privilegiados. Como que se os profissionais de saúde, limpeza e educação tivessem o mesmo privilégio da elite do funcionário público, como juízes e militares. Hoje, os servidores públicos homens se aposentam aos 60 anos, e as mulheres com 55 anos. Precisam contribuir por 35 anos para ter aposentadoria integral. Como a proposta de Bolsonaro, a idade mínima vai aumentar e o salário será reduzido para 60%.
 
E AGORA, JOSÉ?
 
Entre o término de um culto e outro no segmento evangélico, neste Estado, surge um pré-candidato a vereador, para concorrer às eleições pra o próximo ano, prometendo o céu e a terra e, que, viveremos dias melhores, alegando que são os verdadeiros “Salvadores da Pátria”. O bolo tem que ser repartido em pequenos pedaços. Tanto candidato assim, talvez, dificulte o eleitor escolher o melhor. E agora, José?
 
BOLSONARO NA ÁRABIA
 
Após mal-estar provocado pela viagem a Israel, o presidente Jair Bolsonaro afirmou à grande imprensa que deve visitar países árabes no início do segundo semestre deste ano. Ele também confirmou que quer ampliar os negócios com a comunidade árabe e que “não quer problema” com a Palestina. “(A viagem será)” no começo do segundo semestre. Já tive encontro com vários deles (comunidade árabe). Eu vou escolher dois ou três países para a gente fazer uma visita. Não existe esse afastamento nosso. O Brasil é um país que tem gente do mundo todo. E em qualquer país que eu vá ; tem gente do Brasil também”, disse o presidente.
 
NOS ESTADOS UNIDOS
 
A governadora do Estado, Fátima Bezerra retornou dos Estado Unidos, onde ministrou  palestra da Brasil Conference at Harvard & MIT 2019, que foi realizada entre os dias 5 a 7 de abril, em Boston. O protagonista do  evento é organizado por estudantes brasileiros de duas maiores universidades americanas, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology.O convite à chefe do governo estadual é uma forma de reconhecer seu trabalho na área de Educação. As despesas de participação, como passagens e estadia, por exemplo, foram pagas pela organização do evento.
 
DIA DO JORNALISTA
 
Assembleia Legislativa fará uma sessão solene homenageando os jornalistas da terra pelo transcurso do seu dia, 11 de abril. Vários colegas serão homenageados.  Deste canto de página felicito aos meus colegas dotados do faro da notícias pela passagem do seu dia.
 
ACADEMIA DE MEDICINA
 
A Academia de Medicina do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas objetivando o preenchimento de quatro vagas – as cadeiras 8, 10, 13 e 38. Os patronos dessas cadeiras são Adolfo Ramires, Januário Cicco, Aderbal Figueiredo e José Tavares da Silva. O prazo das inscrições vai até 4 de junho. Atualmente presidida por Ivo Barreto de Medeiros, a Academia Médica Norte-rio-grandense, fica situada na Rua Ângelo Varela, 1019 – Tirol. Telefone: 3201-8559.
 
PROJETO ANTICRIME
 
Ainda é cedo para a análise dos números. Mas o impacto do governo Bolsonaro nos índices de letalidade policial é fenômeno a ser investigado.O discurso inflamado do candidato contra a bandidagem, que reverbera depois da posse, o desprezo por valores humanistas, a tolerância retórica para com os pecados eventualmente cometidos e a afinidade quase religiosa que o capitão mantém com amantes de armas e de extermínios criam uma zona aparente de conforto para forças de segurança, elevando o ânimo das tropas. A curva da letalidade policial é ascendente —segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o n&u acute;mero de mortes decorrentes de intervenções policiais (em serviço e fora de serviço) cresceu de 2.212 (2013) para 5.159 (2017). No Brasil, governantes mais ou menos conservadores ou progressistas não se diferenciam por políticas públicas de combate à violência e não costumam se incomodar com morte de suspeitos. Mas, de fato, agentes de segurança consideram-se, hoje, no poder.
 
HORÁRIO DE VERÃO
 
O presidente Jair Bolsonaro acatou sugestão do Ministério de Minas e Energia, e suspendeu o horário de verão entre os anos de 2019 e 2020. Sobre a próxima edição, o Governo fará uma nova avaliação.
 
DESEMPREGADOS
 
O Brasil chega aos 13 milhões de desempregados e ao desmantelamento da estrutura sindical, resultado de um reforma trabalhista desigual e injusta. Uma opção raivosa pela inquietação social. Afinal, é possível piorar com a idéia monstruosa de desconstitucionalizar a Previdência Social, permitido alterações por decreto, segundo interesse de cada governo. Só o Legislativo pode evitar.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...da deputada federal (PSOL-SP) Sâmia Bomfim: “Saiu no Diário Oficial da União (DOU), de 1º de abril, dentro do corte de mais R$ 30 bilhões do orçamento do governo federal, a área mais afetada é a educação. São mais de 6,87 bilhões das verbas do Ministério da Educação  (MEC) congelados pela caneta do ministro da Economia Paulo Guedes. O governo quer ampliar mais ainda a crise na educação brasileira; ...do Jornal Estadão: Nazismo de esquerda, diz Bolsonaro após visita ao memorial Holocausto; o próprio  museu visitado afirma que o Partido Nazista da Alemanha era um entre vários grupos radicais de direita” ; ...do Twitter Moments Brasil: “Bolsonaro voltou a criticar o IBGE  após índices do instituto monstraram alta no desemprego”.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).