Claudino Leite

23/04/2019 11h02
PARE E REFLITA...
 
“Deixe os rastros que floresçam, para que a lembrança de sua passagem nem mesmo o tempo possa apagar” (Claudino Neto, advogado e psicólogo).
 
A PÁSCOA
 
O calendário Gregoriano, obedecendo às normas do Vaticano, após o Carnaval, vem a “Quarta-feira de Cinzas”. Após 40 dias chega a Semana Santa, terminando com a festa Pascal. Ai, os que se dizem cristãos procuram orar, rezar mais fazer penitências,buscar mais a Cristo, ressuscitado entre os mortos depois do sacrifício  no Calvário para salvar as almas desprovidas de fé e esperança, deste mundo turbulento, trepidante e ardente em chamas.E nos outros dias, o quem os cristãos fazem? A maioria, vivem a seu bel prazer longe dos ensinamentos sagrados. “Porém, eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (Isaias 22.13). Sim, porém, a alegria permanente é a do Espírito Santo. Só o Mestre convence o homem do pecado, da justiça e do juízo. Experimente! O homem só lembra do seu Criador nas horas da enfermidade, da angústia e da adversidade, implorando ao Todo-Poderoso a cura para o seu corpo, entretanto o mais importante é a cura da alma. Mas,o filho carpinteiro é misericordioso, longânimo, tardio em irar-se e dá liberdade ao homem para fazer o que bem quiser. Recebendo, a inspiraç&atil de;o divina o escritor sacro se expressou no belo hino da Harpa Cristã: “Morri na Cruz por ti, o que fazes tudo por mim?” Você é quem responde, meu respeitável leitor. Termina a Semana Santa, com a Páscoa, ou o Domingo da Ressurreição, como também é chamada, é um feriado que celebra a ressurreição do Senhor Jesus que ocorreu três dias após Sua crucificação. Para comemorar a ressurreição de Jesus e lembrar a ressurreição.
 
CATÓLICOS E PROTESTANTES
 
Para os católicos, a semana santa é a celebração da paixão, morte e a ressurreição de Jesus, iniciada no domingo de Ramos, uma lembrança da entrada triunfal do nazareno em Jerusalém, e encerrada no domingo de Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus. Já entre os protestantes, a semana santa não é tão enfatizada, sendo lembrada nas celebrações como os dias que antecederam o sacrifício na cruz do calvário. O domingo de Páscoa costuma ser o dia mais importante na tradição reformada, já que simboliza a redenção da humanidade. Aí depende da f&eacut e; de cada um. Não entro no mérito da interpretação. Oxalá, que todas as semanas fossem santas para a humanidade chegar aos pés de Cristo, arquiteto deste portentoso universo. Dessa maneira, teríamos um mundo melhor. 
 
GIDEÕES INTERNACIONAIS
 
É organização fundada em 1899 em Boscobel, Wisconsin (EUA), por Samuel E. Hill, John H. Nicholson e William J. Knights. Em 1908, iniciou a distribuição gratuita nos hotéis. Em 2015, em todo o mundo, a associação distribuiu mais de dois bilhões de exemplares da Bíblia Sagrada em mais de 200 países em todo o mundo.  Anualmente, os Gideões Internacionais distribuem no mundo mais de 87 milhões de Novos Testamentos em 101 línguas. Estão presentes em 200 países e territórios, sendo um braço missionário da igreja local. É uma associação evangélica cristã, sem fins lu crativos, formada por homens de negócio, dedicada na distribuição de Bíblias nos hotéis, motéis, escolas, hospitais, repartições públicas civis e militares, presídios, escritórios de advocacia e consultórios médicos, aeronaves e navios. Sob a presidência do professor José Arimatés, a cidade de Mossoró sediou de 12 a 14 de abril, a 8ª Convenção dos Gideões Internacionais, seção do Rio Grande do Norte/Paraíba, no Hotel Thermas.
 
SALÁRIOS ATRASADOS
 
A governadora Fátima Bezerra acena com a possibilidade de iniciar o pagamento das folhas salariais atrasadas – parte do 13º de 2017, parte de novembro de 2017 – dezembro e 13º salário de 2018, na segunda semana do mês de maio. Isso resulta o pregão eletrônico para a venda da antecipação dos royalties  foi marcado para sexta-feira,  dia 26 de abril próximo. O banco que apresentar a melhor oferta terá cinco dias para depositar o dinheiro na conta do Tesouro Estadual. Isto é: o dinheiro depositado estará disponível na a partir de segunda-feira, dia 6, seguinte na conta.
 
BOLSONARO INFLUENTE
 
Não obstante a revista  americana “Time” coloca Bolsonaro entre os 100 líderes influentes. “O Brasil continua sendo uma democracia dinâmica, com instituições robustas” – afirma a “Time” ao escalar o presidente Jair Bolsonaro como uma das 100 lideranças mais influentes de 2019. Para a revista estadunidense, o presidente brasileiro “é um personagem complexo”, com fascínio por controvérsias, “garoto propaganda da masculinidade tóxica”. O perfil de Bolsonaro es tá assinado por Ian Bremmer, editor da revista e presidente da consultoria de risco político Eurasia Group. Segundo diz, o bem ou mal que Bolsonaro podia causar serão limitados pela robustez das instituições democráticas do país.
 
LIBERDADE DE IMPRENSA
 
Levantamento divulgado pela organização internacional Repórteres sem Fronteiras (RSF) aponta que o Brasil ocupa a 105ª posição, em uma lista de 180 países, no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa. Na edição anterior, divulgada no ano passado, o país estava em 102º lugar. Segundo o relatório, o mundo passa por um momento de uma “mecânica do medo”, mostrando que o ódio aos jornalistas se transformou em violência, o que aumenta o temor entre os profissionais de imprensa. 
 
O RANKING
 
Divide o mapa de países em cinco cores. Mesmo naqueles que oferecem melhores condições aos jornalistas, os critérios de liberdade de imprensa caíram. No ano passado, 26% dos países analisados estavam classificados em situações “boa” ou “relativamente boa”. Este ano, a proporção caiu para 24%. A Noruega se manteve na liderança da liberdade de imprensa. A Finlândia subiu duas posições e alcançou o segundo lugar, deixando a Suécia em terceiro. No total, 15 países são considerados com situação boa, com a cor branca no mapa. No ano passado eram 17.
 
E SUA APOSENTADORIA?
 
O governo, parte da imprensa, os banqueiros e os empresários fazem uma enorme campanha afirmando que à reforma da Previdência ataca privilégios e torna o sistema mais justo. Querem convencer o povo que a reforma é necessária, ataca os mais ricos e até vai gerar milhões de empregos. Tudo isso não passa de fake news. A nefasta reforma mantém os privilégios e massacra os mais pobres, dentre esses os idosos carentes, mulheres e viúvas. A reforma da Previdência que Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional impõe regras que retiram grande parte da classe trabalhadora, milhões de pessoas, do sistema previdenciário. Quem conseguir se aposentar, vai trabalhar mais para receber muito menos. Não se engane: se você não se aposentou va i ser prejudicado por esse ataque: Aguardem!
 
PARABÉNS, MARCELO!
 
Meu querido sobrinho Marcelo Augusto Leite Penha, menino doce, o naliciante de sábado, 20 de abril último. Que Deus ilumine o seu caminho, cobrindo-lhe de bênçãos por longos anos. Feliz aniversário!
 
INDÚSTRIA DOS CARTÓRIOS
 
Setor que cresceu até no auge da crise econômica, a bilionária indústria dos cartórios no Brasil conseguiu autorização para emitir identidade e passaporte, numa tentativa de conter a expansão de documentos tipo “Poupatempo” em São Paulo, “Na Hora” de Brasília ou “Expressão Cidadão” em Pernambuco. O propósito é ampliar ainda mais o faturamento anual de R$ 15 bilhões.
 
EM PÉ DE GREVE
 
Os caminhoneiros não gostaram do pacote anunciado  pelo governo federal. Segundo o Estadão, em grupos de WhatsApp da categoria, as medidas reforçaram a articulação de uma greve em maio. Conforme a reportagem, “os motoristas viram o plano como uma “cortina de fumaça” e uma forma de protelar uma nova greve. Para eles, liberar crédito para uma categoria em crise financeira por causa da escassez de frete não resolve e pode criar novos problemas com o maior endividamento dos caminhoneiros”. “Estão dando a corda para a gente se enforcar”, dizia um deles num grupo.
 
TEATRO DE LUTO
 
Morreu na noite quinta-feira, 18 de abril, o ator João Maria Pinheiro. O João Alegria do grupo Alegria Alegria, o Palhaço Xaréu do Xaranga do Riso, o Zé da Sorte do Natalcap. O teatrológo estava internado na Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer de Natal, onde se tratava da enfermidade.Nasceu em Jucurutu, região do Serídó, deste Estado, faria 60 anos em novembro e era casado com a artista plástica Kátia Dantas.
 
CARGOS OFERECIDOS
 
“Água mole em pedra dura ,tanto bate até que fura”, diz o provérbio popular. O governo do capitão Bolsonaro, finalmente cedeu. O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) fez uma lista de cargos de segundo escalão com grande projeção regional e, nesta semana, começa a discutir a distribuição dos postos entre os partidos de centro e centro-direita que ele quer aproximar do Planalto. As nomeações se darão dentro dos critérios já estabelecidos. Na lista que foi ditada a deputados entram estatais e autarquias do porte da Codevasf, Sudam e Sudene e Banco do Nordeste.
 
NÃO PEDIMOS...
 
A distribuição desses postos não soluciona, mas ameniza a relação dos partidos com o Planalto. Os líderes e deputados estão de olho também nas manifestações de ministros. “Não pedimos nada. Foi oferecido”, diz um deles, que conclui avisando que o governo precisa arcar com os acenos que faz para ter credibilidade política.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Jornalista Tarcyla Costa: Solidariedade, amor ao próximo e respeito são coisas que o nosso atual presidente desconhece. “O Exército não matou ninguém” disse Bolsonaro. Matou dois pais de família, com 82 tiros, de forma cruel e dolosa. Evaldo e Luciano são brasileiros, inocentes, seres humanos. Até quando o sangue do negro será derramado sem causar dor ou empatia?! Muito triste isso.
 
...O advogado Paulo Linhares diz: “Uma das grandes decepções de setores do empresariado brasileiro que coadjuvaram o golpe de 1964, que derrubou do poder o presidente João Goulart, foi descobrir que os protagonistas fardados embora raivosos direitistas, eram empedernidos direitistas”.
 
...”Não nasci para ser presidente. E sim, capitão do Exército”, disse o presidente, disse Jair Bolsonaro. Engraçado!

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).