Claudino Leite

30/04/2019 10h25
PARE E REFLITA...
 
“O amor seja até que a morte nos separe ou seja eterno enquanto dure” (Vinícius de Moraes, poeta, jornalista e compositor brasileiro).
“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios da ciência; ainda que eu tenha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (Bíblia Sagrada, em 1º Coríntios 13:2).
 
QUAL O LUGAR MAIS RICO DA TERRA?
 
Quando trabalhava na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tive a oportunidade de assistir uma palestra do saudoso professor do curso de Psicologia, Paulo Fernandes de Oliveira, dentro da programação da Semana de Humanidades. Falaria acerca de “Interação inter pessoal”. Antes de falar aos participantes, o mestre Paulo, impactou o auditório ao fazer esta pergunta: Qual o lugar mais rico da terra? Todos ficaram sem saber, sem dá uma resposta imediata. Lugar rico? O que o palestrante quer dizer? O bom de uma pergunta é que leva é você a raciocinar, a se mover, a sair da letargia. Por fim, começaram as respostas mais diversas possíveis: &ld quo;O FMI”! Apontaram alguns. “O Banco Mundial”, os “Estados Unidos”, a “Casa da Moeda”, as “Minas do Rei Salomão”!!!, a Bolsa de Valores de Nova Yorque, exclamaram outros. Balbúrdia no recinto. Impassível, senhor absoluto do momento, o palestrante aguardava a resposta satisfatória. Como, segundo ele, ninguém, respondeu, acertadamente, decidiu revelar o mistério: “O lugar mais rico da terra é o cemitério! Silêncio sepulcral! A resposta era por demais inesperada. Espanto geral! A reposta é simples, disse o psicólogo. Quando, ao longo da vida as pessoas acalentaram sonhos, projetos e ambições – sem que tenham conseguido realizá-los. Muitas delas chegam diante da morte  sem sentir o saber, o gosto da vitória que tanto sonharam. Sem lutar pela concretização do que tanto almejaram, o cemit&eacu te;rio dessa maneira, é um lugar riquíssimo de sonhos, planos e projetos inacabados.
 
UFRN FAZ 60 ANOS
 
O ano de 1958 foi especial para o nosso Estado a Universidade Federal (UFRN), sendo fundada pelo governador da época, Dinarte Mariz. Foram criados os cursos de medicina, odontologia, filosofia, farmácia, direito e serviço social. De lá para cá, tudo mudou. O número de cursos de graduação saltou de 6 para 116. Esses números foram apresentados pela reitora Ângela Paiva, em entrevista ao programa Cidade Agora, apresentado pelo jornalista Alex Viana, na 94FM.
 
LIVROS EDITADOS
 
Iniciando a programação acabou de lançar no Centro de Convivência 11 livros editados por sua editora. A maioria deles autênticas jóias de nossa cultura – reeditados como “Seccas contra Seca”, de Phillippe Guerra, “O Calvário das Secas”, de Eloy de Souza, “Décadas”, de Clementino Câmara, “Minha Luta Política”, de Sandoval Wanderley, “A História do Rio Grande do Norte”, de Rocha Pombo, “Gerigonça do Nordeste”, de Geraldo Queiroz, entre outros. Com muita honra terminei meu curso de Jornalismo na UFRN, onde trabalhei em vários setores, inc lusive na assessoria de Comunicação da Reitoria. Afinal, dessa Escola do Saber trago comigo ótimas recordações.
 
MERCADO GOSPEL
 
Não compartilho com o mercador Gospel, em que a procura maior e o preço do cantor e pregador evangelho cobram preços polpudos. Com toda admiração e respeito que tenho pelos pastores que compactuam com esse mercantilismo de talentos. Deus dá a voz de graça, a saúde de graça, o talento de graça, e o indivíduo ainda cobra para cantar e pregar a palavra de Deus. Humm!...Notadamente nessa crise econômica que assola à Nação Brasileira.
 
SALVAS DO SUICÍDIO 
 
Desde sábado, 20 de abril passado, que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus dos Milagres, liderada pelo pastor Rafael Jácome, vem realizando um trabalho louvável e edificante com seus membros e congregados, além de pessoas voluintárias. Montaram um acampamento no pé da Ponte Newton Navarro, ao lado da Redinha, durante às 24 horas do dia, usando rádio comunicador, e com a ajuda da Polícia Militar, estão orando, evangelizando e aconselhando às pessoas desesperadas que tentam cometer  suicídio pulando da ponte. Resultado: Mais de 18 vidas foram salvas da morte. Oxalá, que outras igrejas co-irmãs tomassem o exemplo.< /span>
 
FIDELIDADE
 
Segundo o professor e teólogo Danilo Medeiros, “você pode ser fiel à igreja, ler a Bíblia, orar, fazer jejuns, mas se lá fora não der testemunho de um cristão, diferente do que você pratica quando está dentro da igreja não vale de nada”.
 
JORNALISMO PENTECOSTAL
 
Neste ano, o jornalismo pentecostal completa 100 anos. Foi em 1919 que o missionário sueco Gunnar Vingren, pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil, criou o primeiro jornal impresso da denominação o “Boa Semente”. Depois viriam o “Som Alegre” e, finalmente, fundindo os dois jornais em um só, o “Mensageiro da Paz”, que em 2019 completa 89 anos de fundação. É um veículo oficial de informação com circulação nacional, que vem resistindo  às despesas do alto custo do jornalismo impresso.
 
EMÉRSON FITTIPALDI
 
Primeiro brasileiro, Bicampeão de Fórmula 1 (1972 e 1974), aceitou Cristo como Salvador e passou a frequentar a Igreja Batista, em Miame (EUA). Fittipaldi estava internado em um hospital americano após sofrer acidente automobilístico que quase tirou a vida, quando o evangélico Alex Dias Ribeiro, também corredor de Fórmula 1, entrou no seu quarto com um exemplar da Bíblia Sagrada e falou do amor de Deus, quando ele aceitou Cristo, como Salvador em sua vida.            
 
NOVO ACADÊMICO
 
Será realizada na terça-feira, 23 de maio vindouro, às 20 horas, no salão nobre da Academia Norte-rio-Grandense de Letras, Rua Mipibu, 443, em Petrópolis de Natal (RN), a posse do meu ex-professor da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, Geraldo dos Santos Queiroz, ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que ocupará a cadeira do saudoso acadêmico, professor José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros, na cadeira 40, cujo patrono é o escritor Afonso Bezerra. Por  sinal, uma justa homenagem.
 
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
 
Quem usa mal a liberdade de expressão deve ser questionado na justiça comum e não censurado na justiça comum. Sem dúvida, é mesmo que tirar a liberdade sem ser por crime contra a vida. É de uma intolerância
truculenta.
 
MOURÃO, O ESTADISTA?
 
O vice-presidente da República, o general da reserva do Exército, Hamilton Mourão se encontrou com a essência maldita que fez ninho na cadeira da vice-presidência aos tempos de Café Filho, João Goulart e Michel Temer. Sem voto nem para se eleger sindico, o atual vice vem engolindo a corda da extrema imprensa e se sentindo um estadista.
 
E O LIVRO?
 
“Qual o lugar dos livros nessa sociedade da hipercomunicação? Essa sociedade em que nos mergulhamos cada vez mais apaixonada nos Facebooks e Instagrans, rolando nossos dedinhos sobre as telas de dispositivos móveis e cada vez mais com menos tempos para ler” (Cellina Muniz, professora do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará). 
 
MESSI, O CRAQUE
 
“Lionel Messi passa a partida de futebol caminhando, radiografando a situação em cada instante. É o jogador que menos corre, porém quando a bola chega nele, tem a radiografia completa do espaço-tempo. Sabe onde está todo mundo e pam!” As aspas são do técnico espanhol do Manchester City, Pep Guardiola, especialista no assunto.
 
HORÁRIO DE VERÃO
 
O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto extinguindo o horário de verão. A decisão é fundamentada pela recomendação do Ministério das Minas e Enérgia, que apontou a mínima efetividade  na economia energética em consonância com estudos  na área de saúde, acerca o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...O ex-presidente da Republica, Fernando Henrique: ”Eu sou favorável ao mercado, mas você não pode fechar os olhos e achar que o mercado resolve tudo.
 
...Da assessoria de comunicação do Estado: A governadora Fátima Bezerra cobra destrave de R$120 para a Segurança 
Pública do Rio Grande do Norte.
 
...jornalista Aílton Barbosa, “Reforma” de Bolsonaro corta o abono do PIS/Pasep de 23 milhões de trabalhadores. E agora, José?
 
...De São Paulo, a jornalista Tarcyla Costa, informa: “Leo Índio”, primo dos filhos do presidente Bolsonaro, ganhou um cargo de confiança no Senado. Leonardo Rodrigues foi nomeado para o posto de assessor parlamentar com salário de R$ 14.802,41, mensalmente, fora benefícios. “Leo Índio” ficou conhecido por, mesmo sem ter nenhum cargo, estar presente em reuniões internas no Palácio do Planalto, e por ter morado com Carlos Bolsonaro. Apadrinhamento com dinheiro publico. Essa é a “nova política”.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).