Evandro Borges

17/05/2019 11h22
Os sessenta anos de emancipação de Japi/RN e o Prefeito Jodoval Pontes
 
O Município de Japi no Estado do Rio Grande do Norte, distante de Natal a 142 km, com uma população estimada de 5.117 habitantes para 2018, localizada no Trairi, vizinho a Santa Cruz e fronteira com a Paraíba, o seu Prefeito atual é Jodoval Ferreira Pontes, sua população tem uma renda mensal de 1,8 salários mínimos, sua nomenclatura considerada de origem tupi-guarani mais comum representa uma ave.
 
O Prefeito Jodoval Pontes, sindicalista dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, conheço pessoalmente há algum tempo, suas lutas pelas desapropriações de imóveis para a Reforma Agrária, em terras do semiárido, as conquistas pelos programas e políticas públicas, no trabalho das organizações das comunidades, através das associações, nos açudes, pequenas barragens, e nas cisternas do programa de um milhão de cisternas.
 
Jodoval Pontes é conhecido desta maneira. É uma pessoa do meio popular, natural de Japi, sempre viveu no Município. É residente com a sua família na localidade, tem transformado a Municipalidade, fui recebido na sede da Prefeitura, em um prédio completamente reformado, com salas amplas, estruturadas, com ar condicionado, digna para receber os munícipes, autoridades e personalidades.
 
O Município foi fundado em 1959, completando esta semana seus sessenta anos, com uma vasta programação de inaugurações e participação da população, com variada iniciativas, com um governo austero, com o pagamento dos servidores em dia, possibilitando as contrapartidas e iniciativas próprias com recursos do tesouro municipal e verifiquei uma grande satisfação da população.
 
Em japi logo na entrada da cidade foi inaugurado um portal com alusão aos sessenta anos, visitei pessoalmente ladeado com o Prefeito e com o diretor do Hospital, Alcimar a Unidade Básica de Saúde do Alto da Bela Vista, todas as salas com ar condicionado, para o médico, dentista, enfermagem, sala de vacinas e curativos, muito acolhedora e da maior dignidade humana.
 
Em seguida subimos para um futuro mirante, com as ruas urbanizadas e calçadas pela atual gestão. Chegamos a um cruzeiro e na localidade no período natalino se acende uma arvore de Natal com um paisagístico deslumbrante de toda a cidade, muito aprazível, já contando o Município com o Conselho Municipal de Turismo, com um forte potencial para o segmento receptivo.
 
Ao anoitecer seguimos para o bairro de São Sebastião, localidade em que o Prefeito Jodoval Pontes residiu com a sua esposa Selma Felix, por um longo período, foi lançado no alto da Capela, com a presença da comunidade de forma efusiva, um sopão, pela Secretaria Municipal de Assistência Social, para beneficiar trezentas famílias, inicialmente uma vez por mês, mas, com a intenção de chegar ao mínimo uma vez por semana, com recursos do Tesouro Municipal.
 
O encontro com o Prefeito Jodoval Pontes e a sua família, identificados com a localidade e seu povo, com os Secretários Municipais satisfeitos, servidores laboriosos, com a população que recebia de forma carinhosa e respeitosa, e a constatação de um Município transformado, das Escolas Municipais e Secretarias reformuladas, mesmo diante de tantas crises e dificuldades é digno de registro.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).