Renisse Ordine

25/07/2019 00h15
 
Tudo fica tenebroso ao cair do sol e quando a agitação do dia se transforma em silêncio. As ruas escuras à luz dos postes, criam sombras e inúmeras histórias são criadas e vão além do terror e da imaginação.
 
Apesar das seculares lendas existentes no Vale do Paraíba, o povo contemporâneo, não mais acredita nesses causos de assombrações e fantasmas: saci, lobisomem, espíritos vagantes e maldições, eles ficaram nos papéis ou nas conversas de roda sob as estrelas. Esses assuntos se desvaneceram com o tempo e tornaram-se crenças antigas e crendices.
 
Com muita criatividade e um toque de terror, o escritor vale paraibano, Thunder Dellú, retrata a região, especificamente as cidades de São José dos Campos e Monteiro Lobato, através de acontecimentos obscuros e horripilantes, que se passam em pontos representativos da cidade, como é o caso do conto “A procissão dos Tuberculosos”, ambientado no Sanatório Vicentina Aranha, espaço atualmente conhecido como “Parque Vicentina Aranha”.
O livro “Além do Vale do Terror e da Imaginação” está dividido em duas partes: a primeira dedicada ao medo: “Contos do Terror” e a segunda “Contos da Imaginação”. É um passeio curioso e diferenciado dos tradicionais modos de conhecer os lugares, até então desconhecidos ou um novo olhar sob o conhecido.
 
O escritor, com grande habilidade e uma maneira simples de contar, leva o leitor a um passeio, no cair da noite, por esses lugares. Através de janelas, andanças pelo cemitério, procissões vistas à meia noite e histórias de lobisomens. Tem-se a real sensação de estar sentado em volta de uma fogueira, ouvindo esses causos, e com aquele baita medo de olhar para ao lado.
 
Porém, outra característica marcante do livro é a variedade de épocas em que os contos são elaborados, trazendo também boas recordações, descritos em riquíssimos detalhes que marcaram uma geração. Como também, a sensibilidade que o escritor tem para com os seus personagens que passam por algumas transições e a maneira fantasiosa que enfrentam alguns fatos, que vão além da imaginação.
 
Do sobrenatural à realidade, do susto ao saudosismo, Thunder Dellú, cria e recria histórias do povo vale paraibano e dos lugares nunca visto com um olhar diferente do realismo. De sua imaginação surgem pessoas que caminham pelas ruas, dia e noite, e na maioria, mais à noite do que de dia.
“Olhar e andar pelo Vale do Paraíba nunca mais será a mesma coisa depois da leitura desse livro”.
 
Resenha
Além do Vale do Terror e da Imaginação
Autor: Thunder Dellú
Editora: Clube de autor
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).