Claudino Leite

13/08/2019 11h32
“Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1).
“Se eu fosse a natureza poria a mocidade no fim da existência humana” (Antole France, escritor francês).
 
SAUDADES DE PAPAI...
 
Caríssimo leitor, domingo, 11 de agosto foi - Dia dos Pais -, dentro do calendário comercial. Perdi José Claudino Leite, meu inesquecível pai, há 38 anos e só quem experimenta a dor maior entende o quanto sangra a cutilada e é insubstituível o espaço. Homem de bem,muito digno, papai foi servidor do Ministério da Saúde de Natal, e presbitério das igrejas Congregacional, Presbiteriana e Assembleia de Deus, respectivamente. Quem experimenta a dor da perda maior entende o quanto sangra a cutilada e é insubstituível o esp aço. Quem não tem pai é ilhéu de si próprio. É cirandeiro de destino algum. É alguém sem referência, sem porto seguro. Procuro dividi-lo em poucos amigos. Porém, os meus amigos são leais, têm apreço por mim, me entendem e consideram. Isso é gratificante! Relembro a letra: “Pobre moços”, do cantor Lupcínio Rodrigues, que tratam os pais com desdém, humilhando-os, ignorando-os, tratando-os como entulhos. Mas, o meu velho foi aquele sinalizador humano que guiou os meus passos. Desejo aos moços, pobres moços, aqueles pequenos feitores certos de que sabem tudo, que há tempo. Há tempo de dar atenção. Há tempo de tratá-lo com afeto, carinho e ternura. Afinal, um simples almoço no – Dia dos Pais -, sem dúvida, é meramente protocolar, apenas reforça a impessoalidade do paradigma. O bom mesmo é ser amigo do melhor amigo. Quando se está à beira de um túmulo, a gente lamenta em pranto inútil o quanto poderia ter sido melhor. Ah, José Claudino Leite!  Papai,apesar desses longos anos da sua partida quanta saudade sinto de você, que hoje goza às bem-aventuranças eternas. Sei que,os seus restos mortais descansam no Cemitério Parque de Nova Descoberta, até a ressurreição dos Justos. ”O Senhor deu; o Senhor o tomou, bendito seja o nome do Senhor”.Saudades de você, papai...
 
BÍBLIA DE ESTUDO HOLMAN
 
A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) lançou, segunda-feira, 5 julho último, no Templo da Assembleia de Deus Ministério do Belém, em São Paulo (SP), a Bíblia de Estudo Holman, contendo orientações técnico-did áticas para os professores da Escola Bíblica Dominical. Projetada para que cada recurso esclarecedor esteja na mesma página com o texto bíblico, com qual se refere, a Bíblia de Estudo Holman possibilita ao leitor o acesso a vários recursos como, cerca de 15 mil notas; estudos de palavras; fotos; linhas do tempo; mapas; inúmeros artigos, entre outros.
 
IGREJA DE CRISTO
 
Sob a liderança do pastor Joel Medeiros, presidente a Igreja de Cristo do Brasil, sediada em Neópolis vai realizar um culto em ação de graças sábado, dia 17 de agosto, às 19h30, para inaugurar mais um novo templo para a pregação dos evangelho, tendo com o pastor local Sadrak Magalhães. Ressalte-se que, a primeira Igreja de Cristo do Brasil foi fundada na cidade de Mossóro, região Oeste do Estado, em 13 de dezembro de 1932.
 
BOLA DE NEVE
 
Todos os sábados um grupo da Igreja Evangélica Bola de Neve sai de Natal em direção a Angicos, na região Central do Estado, e aos poucos transformam a vida de 40 famílias do semiárido potiguar. O projeto Amo Sertão significa a ideia de assistência social, ampliando seu conceito, além da prestação de serviços e aumentando a autoestima das pessoas. O projeto teve início há aproximadamente há três anos e conta com o trabalho de 20 membros da igreja. A atuação em Angicos se divide em algumas frentes. Os membros que são da &aacut e;rea da saúde atuam com acompanhamento médico enquanto outros grupos fazem distribuição de cestas básicas ou prestam serviços sociais. Paralelamente são realizados eventos em datas comemorativas e outras atividades com o objetivo de ampliar a perspectiva das pessoas.
 
SOLIDARIEDADE
 
Solidarizo-me com o amigo e irmão em Cristo, Claudionor Machado Bezerril, presbítero da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Parque das Orquídeas, campo eclesiástico de Parnamirim (RN), pelo falecimento de seu querido pai Geraldo Machado Bezerril, 100 anos, ex-combatente da II Guerra Mundial,  vítima de insuficiência respiratória e pulmonar ocorrido no último sábado, 11 de agosto passado, Que Deus dê o conforto que os seus familiares carecem nesta hora de pesar.
 
BOA LEITURA
 
A Folha de São Paulo publicou na semana passada a crônica de Ruy de Castro,  com o título: “Se você ainda”. Traça o perfil do presidente Bolsonaro. Conclui assim: “Enfim, se você ainda se surpreende ouvindo dizer coisas inenarráveis ao filmado cortando o cabelo numa cadeira de barbeiro, imagine o que o nosso presidente não faz sozinho, sem testemunhas sentado em outra cadeira espécie de trono”.
 
PRAÇA GENTIL FERREIRA
 
O prefeito Álvaro Dias entregou, no final da tarde de sexta-feira, dia 09, deste mês, a obra de revitalização da Praça Gentil Ferreira, no populoso bairro do Alecrim. O símbolo do bairro foi totalmente recuperado e com piso novo, acessibilidade,calçada ao redor, novos bancos, iluminação de LED… “A Praça Gentil Ferreira faz parte da vida e da história do Rio Grande do Norte. Essa praça já foi palco de grandes manifestações culturais, artísticas e da política nacional. Foi essa praça que abrigou o movimento Diretas Já, alvoradas cívicas e grandes co mícios que decidiram eleições para Governo do Estado”, ressaltou o prefeito com entusiasmo.
 
O DINHEIRO COMPRA TUDO?
 
Não! Meu caro leitor, o dinheiro pode comprar uma cama, mas não compra o sono; pode comprar um relógio, mas não compra o tempo; pode comprar um livro, porém não compra a inteligência; pode comprar uma posição, mas não compra o respeito; pode comprar o remédio, mas não compra a saúde; pode comprar o sexo, entretanto, não compra o amor. O dinheiro não tem pátria. Não devemos ter o amor ao dinheiro, visto que, ele mal usado é a raiz de todos os males. Eu penso assim. Os outros...
 
PASEP
 
O Banco do Brasil anunciou, que vai liberar recursos do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para todos os inscritos a partir de 19 de agosto. Serão disponibilizados para saque R$ 4,5 bilhões, pertencentes a 1,5 milhão de cotistas. A Caixa Econômica Federal (CEF), também divulgou o calendário de saques dos Plano de Integração Social (POIS) pra os trabalhadores da iniciativa privada. 
 
SEGURANÇA NO TRÂNSITO 
 
Os medidores de velocidade dos trechos da BR-406, em São Gonçalo do Amarante, da BR-405 (Bairro Aeroporto) e da BR-110 (Piquiri – zona Rural), ambos em Mossoró, foram verificados no final de julho, pelos fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte - IPEM/RN. A verificação é feita anualmente para analisar se o equipamento está em conformidade com as especificações regulamentadas pelo Inmetro. Com a funçã ;o de tornar as ruas e avenidas mais seguras tanto para condutores quanto para pedestres, os medidores de velocidade são instrumentos que delimitam o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido por um veículo em determinada via pública. De acordo com o responsável técnico, Robson Thiago Dantas Soares, a verificação é realizada com ci nco passagens sobre a faixa do medidor com um veículo especial, equipado com um cronotacômetro, que mede a velocidade do automóvel e a compatibilidade da mesma com a marcação do radar eletrônico. 
 
METEOROLOGISTA DA POLÍTICA
 
“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Toda essa sabedoria foi atribuída por Magalhães Pinto, grande meteorologista da política. Mineiro de nascimento e vocação. Banqueiro e político: deputado federal, senador, governador e ministro de estado. Sabia voar pelos céus da política, driblando com leveza essas nuvens todas, incluindo as chuvas. A frase continua estampada, diariamente, nos céus da política brasileira.
 
APOSENTÔMETRO
 
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019, nome oficial da reforma da Previdência do Governo Bolsonaro, reduz o valor dos benefícios previdenciários, retarda o início da aposentadoria e restringe o alcance da assistência social.
 
DIEESE
 
Uma ferramenta criada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) compara a regra atual com os novos critérios que o governo quer estabelecer e ajuda o trabalhador calcular quantos anos a mais terá que trabalhar para conseguir se aposentar com o benefício integral, para atingir a idade mínima, ou tempo mínimo de contribuição. 
 
ACESSO
 
É fácil e simples para obter informações detalhadas. Basta acessar o site Reaja Agora, no “aposentômetro”. Depois de clicar na calculadora, selecione sua categoria funcional (regime geral, professor ou professora do ensino básico celetista, agricultor, ou trabalhador rural, servidor público federal, preencha os campos com os anos e meses de contribuição e clique em calcular e pronto.
 
POSSE
 
O Instituto Histórico e Geográfico do Estado (IHGRN) promoveu em sua sede na Cidade Alta, quinta-feira, 8 de agosto,às 19 horas, sessão solene para dar posse a oito novos sócios. São eles: Antônio Seixas, Bruno Aires da Costa, José Correia Torres, Saul Estevam Fernandes, Sérgio Bezerra Trindade, Suely Magna de Carvalho Freire e Pedro Campos de Azevedo. Parabéns, aos novos colegas confrades.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Jornalista Paulo Tarcísio - A Marcha para Jesus em Natal será no dia 5 de outubro vindouro. Na sexta-feira, 9 d passado, a governadora Fátima Bezerra recebeu um grupo de evangélicos e anunciou que vai avaliar o que pode fazer para ajudá-los;
 
... UOL – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-REJ), gravou declaração em seu twitter,afirmando:“sou favorável a liberdade de imprensa em qualquer circunstância e defendo o sigilo da fonte. Isso está assegurado em nossa constituição;
 
...Governo do Estado – A Secretária de Saúde Pública informa teve 4.195 casos de dengue confirmados em 2019;
 
...TN – Governadores do Nordeste decidem apoiar de vez a inclusão dos estados na reforma previdenciária; e
 
...IEADERN -  A Rádio Nordeste FM 93.5 foi inaugurada sábado, 10 de agosto, às 18 horas, no Sanvale, segundo o diretor da emissora, pastor Samuel Renovato de Lima;

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).