Cefas Carvalho

14/08/2019 00h24
 
 
Olha aí o Brasil, ironicamente, virando "uma Venezuela"...
 
 
Lembra das eleições e o medo de milhões de eleitores de que o Brasil virasse, "uma Venezuela", seja lá o que isso significasse e mesmo sem boa parte da população saber realmente como é a dinâmica sócio-política venezuelana?...
 
E lembra que a possibilidade de "viraremos uma Venezuela" era identificada automaticamente com uma vitória de Fernando Haddad, ou seja, do PT? Afinal, o PT queria montar uma "ditadura comunista-bolivariana" ao molde do que seria a Venezuela...
 
(Bem, na campanha ninguém explicou como o PT ficou no poder durante 13 anos em dois mandatos Lula e um mandato Dilma e mais um ano dela e o Brasil não virou a tal Venezuela... Mas, deixemos isso para lá).
 
Mas, afinal o medo que o Brasil virasse uma Venezuela tinha a ver com o que exatamente? Com o país virar uma ditadura? Tipo... proibir divulgação que dados que desagradem o Governo? Pois é, o presidente venezuelano Maduro volta e meia faz isso, mas, Bolsonaro fez isso recentemente em relação ao IBGE, à Fiocruz (pesquisa sobre drogas) e com o INPE (Desmatamento na Amazônia).
 
Não viraríamos uma Venezuela para não ter o dedo do Estado se metendo nas coisas. Mas... e Bolsonaro dando pitaco em produção de filmes e querendo dar norte para o tipo de cinema que deve ser feito?
 
Hugo Chavez quando assumiu na Venezuela queria ter poder sobre as universidades, retirando parte a autonomia delas. Aqui no Brasil, Lula e Dilma respeitaram totalmente a autonomia universitária, coisa que Bolsonaro não faz, pelo contrário, está interferindo diretamente na escolha de reitores e pró-reitores.
 
Exemplos não faltarão. E não é o objetico deste texto cansar o leitor ou a leitora. Mas, sim, alertar que podemos, justamente agora, estar parecidos com a tal "uma Venezuela", com toda a insegurança institucional e jurídica que reina naquele país muito próxima de acontecer aqui (se não estiver acontecendo).
 
Na verdade, o problema da Venezuela (como de Cuba) não é nem nunca foi serem supostas ditaduras (e olhe que ambas t~em eleições diretas).  O problema é serem "comunistas". Tanto que os anti-Venezuela não se importam com o fato de Arabia Saudita e Emirados Árabes serem ditaduras, inclusive, sanguinárias e autocráticas.
 
Pois é. Estamos virando, sim, a Venezuela e flertando com a ditadura. Mas, pelo menos tiramos o PT, não é (que queria transformar o Brasil em "uma Venezuela"...)
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).