Conclave ainda não tem data

07/03/2013

Por: Robson Pires

 

Os cardeais ainda não decidiram nenhuma data para o início do Conclave. Essa foi a notícia mais significativa dada no início da tarde desta quinta-feira pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, durante a coletiva ao término da quinta Congregação Geral.

Ademais, o religioso jesuíta desmentiu a notícia segundo a qual teria sido programada uma missa na Basílica de São Pedro para a eleição do Pontífice (Pro eligendo Pontifice). Ainda nesta quinta-feira estarão presentes em Roma todos 115 cardeais eleitores, embora na parte da manhã estivesse ausente na Congregação Geral o cardeal vietnamita.

Com relação à data de início do Conclave,  Lombardi reiterou que essa decisão depende do Colégio cardinalício. Após negar que tenha sido marcada uma missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro para segunda-feira à tarde, dia 11, observou que esta é uma missa que todos os sacerdotes podem celebrar nestes dias, pedindo ao Espírito Santo que ajude a Igreja nesta situação tão importante.

Em seguida, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé afirmou que nesta quinta Congregação Geral, realizada pela manhã, estavam presentes 152 cardeais, 114 dos quais eleitores, tendo chegado a Roma também o arcebispo de Varsóvia, Cardeal Nycz. Falta, portanto, somente o cardeal vietnamita Pham Minh Man.

“O cardeal vietnamita está sendo esperado para chegar ainda nesta quinta-feira: vejamos se estará presente esta tarde ou se somente na Congregação Geral de amanhã pela manhã. Portanto, se espera chegar hoje ao número completo dos cardeais aguardados, que não disseram que não viriam”, disse o padre.