Papa Francisco 1º reza em basílica de Roma no primeiro dia de pontificado

14/03/2013

Por: UOL

 


Papa Francisco 1º35 fotos

34 / 35
14.mar.2013 - O recém-eleito papa Francisco 1º, o cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, acena da escadaria da basílica Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, acompanhado dos cardeais Santos Abril, da Espanha (esquerda), e Agostino Vallini, vigário geral de Roma (direita) Alessandro Bianchi/Reuters

Em seu primeiro dia como papa Francisco 1º, o argentino Jorge Mario Bergoglio visitou na manhã desta quinta-feira (14) a basílica de Santa Maria Maior (Santa Maria Maggiore, em italiano), no centro de Roma.

Segundo o padre Élio Monteleone, titular da basílica, que acompanhou a visita do pontífice, Francisco 1º permaneceu no local por cerca de 45 minutos.

Durante esse tempo, fez sua oração em frente ao altar de Nossa Senhora, em uma capela anexa ao altar da basílica, onde depositou um ramo de flores. Ao fim da oração, ele saudou um grupo de seminaristas e freiras um por um (eram cerca de 60 pessoas).

"O papa rezou sozinho, em silêncio. Depois, entoou alguns cânticos. Também pediu para que nós rezássemos por ele e pelo trabalho dele à frente da Igreja Católica", disse o padre, que se declarou surpreso com a notícia da visita do papa. "Primeiramente, fiquei surpreso com a eleição dele. Depois, com a notícia que ele visitaria a basílica", afirmou o religioso.

Ampliar

Novo papa: veja as manchetes pelo mundo39 fotos

1 / 39
Página oficial do Vaticano traz a famosa frase em latim: "Habemus Papam" (Temos um papa, em português) - ela é dita pelo protodiácono -- o primeiro elevado à dignidade cardinalícia naquela ordem --, da varanda central da basílica de São Pedro Leia maisDivulgação

A basílica escolhida por Francisco 1º também é conhecida como a de Nossa Senhora das Neves. É uma das igrejas mais antigas de Roma e data dos anos 432-440 depois de Cristo (d.C).

MAIS SOBRE O NOVO PAPA

  • Veja frases do papa Francisco 1º

  • Personalidades comentam eleição

  • Anúncio provoca choro e emoção

Dezenas de pessoas, incluindo jornalistas e estudantes, se reuniram diante do templo para acompanhar a primeira saída do novo líder dos 1,2 bilhão de católicos do mundo.

De férias em Roma, a russa Natália Shibaeva, 27, lamentou ter chegado à basílica momentos depois da saída do novo papa da Igreja Católica. "É uma pena ter chegado pouco depois, mas estou feliz por estar em Roma neste momento", disse a turista.

Anúncio do novo papa

A Igreja Católica anunciou às 20h14 (16h14 de Brasília) desta quarta-feira (13) quem é seu novo papa: o cardeal jesuíta Jorge Mario Bergoglio, 76, da Argentina.

Ele foi o escolhido para suceder Bento 16 no conclave que começou na terça-feira (12) eterminou hoje, às 19h07 (15h07 de Brasília), quando a fumaça branca tomou a praça São Pedro, após cinco escrutínios.

 

Fonte: UOL