Fecomércio e CNC promovem 7ª Reunião do Grupo Técnico sobre Meio Ambiente

06/06/2013

Por: Assessoria de Comunicação da Presidência do Sistema Fecomércio RN

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), acontecerá em Natal, nesta quinta-feira (06.06), a 7ª Reunião do Grupo Técnico do Meio Ambiente da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O evento que terá início às 8h30, acontecerá na Sala Bossa Nova do Hotel Serhs (Av. Senador Dinarte Mariz, 6045), e contará com a participação do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz e de diversos representantes da CNC.

A primeira palestra do dia será ministrada pela consultora ambiental da CNC, Cristiane Soares, que debaterá o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos – o que o empresário precisa saber”. Em seguida, o vice-presidente institucional da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan, fará uma apresentação sobre pós-consumo de embalagens, pacto setorial para as sacolas plásticas e ações propostas pela Abras para todo o país. A última palestra matutina será proferida pela gerente sênior de relações corporativas da Diageo, Alexsandra Machado, que abordará o tema “O programa de sustentabilidade da Diageo e seu papel na logística reversa de embalagens em geral”.

A programação segue na parte da tarde. Uma das palestras vespertinas será a do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônico e Eletrodoméstico do RJ, Antônio Florêncio Queiroz Júnior, que explicará o funcionamento do sistema de logística reversa para lâmpadas fluorescentes, de vapor sódio e mercúrio de luz mista. Antônio Florêncio ainda comentará sobre o andamento das propostas para o recebimento de resíduos eletrônicos. A última palestra do dia será ministrada pelo representante da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes de MG, Bernardo Souto, que apresentará o programa “Jogue Limpo”. 

Sobre o GTT-MA

O Grupo Técnico de Trabalho do Meio Ambiente criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, surgiu com o objetivo de alinhar sistematicamente a posição do setor de comércio entre as entidades do Sistema CNC-Sesc- Senac, com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A primeira reunião aconteceu no dia 1º de junho de 2011 na sede da CNC, em Brasília e ao longo dos anos, já aconteceram edições do GTT-MA em estados como Amapá e Mato Grosso.

Participam do Grupo Técnico de Trabalho do Meio Ambiente representantes da Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Sesc e Senac de todo o país, da CNC, do Conama e dos Grupos de Trabalho Temáticos do Comitê Gestor Orientador do Ministério do Meio Ambiente. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Presidência do Sistema Fecomércio RN