Cruzeta recebe o projeto “Meu município, meu ambiente”

22/04/2014


A equipe de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) realiza mais uma edição do “Meu município, meu ambiente”. A ação começa na manhã desta quarta-feira (23), das 8h às 17h30, no município de Cruzeta, e se estende até a sexta (25).

 

Com a proposta de despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, o projeto “Meu município, meu ambiente” tornou-se um valioso instrumento para a disseminação do respeito ao meio ambiente. O projeto consiste na promoção de uma série de atividades ambientais junto a gestores municipais, alunos e professores da rede pública de ensino, ONGs, associações comunitárias, entre outros, visando o planejamento de educação ambiental do município e a formação de agentes multiplicadores. O projeto contempla atividades como minicursos de educação ambiental e turismo sustentável, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos, exibição de filmes com temática ambiental, dicas de sustentabilidade e geração de renda.

 

A comunidade participa ativamente das oficinas, onde além de adquirir conhecimentos ambientais, cria condições melhores de convivência em grupo. Segundo a subcoordenadora da educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, a iniciativa oferece o pontapé inicial para que os municípios se fortaleçam e passem a desenvolver um trabalho contínuo nesta área.

Educação Ambiental                                                               

A educação ambiental contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica no enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política. Trata-se do processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.

 

Fonte: Assessoria Idema/RN