Agricultores do Seridó conhecerão estratégias para convivência com a seca

03/06/2014


“Estratégias de convivência com a seca” é o tema do Dia de Campo que a Emater-RN realiza, amanhã (4)  e quinta-feira (5), para agricultores familiares, em de Currais Novos, na região do Seridó. A programação que constará de aulas expositivas e práticas será desenvolvida nas Unidades Produtivas Familiares nas comunidades Tororó e Trangola, na área rural do município.

O evento é resultado de parceria entre o Governo do Estado, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura Municipal e Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Currais Novos. A capacitação será ministrada por extensionistas rurais da Emater-RN e técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte Emparn).  Na oportunidade, técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (IFRN) darão um curso sobre Reciclagem com resíduos sólidos para alunos e professores das duas comunidades.

Segundo a extensionista rural da Emater-RN, em Currais Novos, Elina Carvalho, o objetivo do Dia de Campo é capacitar e estimular os agricultores familiares, e outros habitantes da zona rural, à adoção de práticas sustentáveis para produção de alimentos e de convivência com o semiárido.

A programação será desenvolvida nas “Unidades Produtivas Familiares” das comunidades Tororó e Trangola e constará de aulas expositivas e experiências de campo. Entre outros subtemas, os pequenos produtores conhecerão as novas tecnologias sobre: irrigação por gotejamento, cultivo e uso da palma forrageira, melhoramento genético e inseminação artificial em animais; produção de silagem e fenação; criação de aves caipiras e de abelhas sem ferrão, e a construção de barragens subterrâneas barramentos.     



 

Fonte: Assessoria de Comunicação Emater-RN