CEPE desenvolve projeto para resgatar idosos

24/07/2015


Foto: Assessoria
Desenvolvido pelo CEPE Natal (Clube dos Empregados da Petrobras) há mais de quatro anos, o Projeto Viver Melhor atende hoje 50 associados, entre idosos e pessoas com comorbidades - ou seja, pacientes que tem doenças associadas, como diabetes, hipertensão, obesidade e asma. Neste sentido, o Viver Melhor tem a proposta de oferecer melhor qualidade de vida e fazer um resgate do público idoso, utilizando-se de palestras educativas e a prática de atividades físicas assistidas por profissionais capacitados para este fim.
 
O grupo de associados se encontra três vezes por semana, quando são realizados treinamentos funcionais e caminhadas, tudo com acompanhamento do educador físico Bruno Alves, que realiza com os idosos exercícios leves ou moderados.
 
Além disso, é objetivo do programa promover a inclusão digital dos associados da terceira idade. "Muitos dos idosos que vem para cá estão longe da família e esses encontros são importantes para que haja a ressocialização na terceira idade", destaca a enfermeira Juliana Souza, que é uma das responsáveis pelo projeto. No que diz respeito à inclusão digital, periodicamente os beneficiados tem aulas de informática, nas quais aprendem a manusear as novas tecnologias e acessar as redes sociais.
 
Em parceria com a Universidade Maurício de Nassau, há também sessões de acupuntura e aulas de vôlei e dança, sem contar na promoção de palestras educativas sobre os mais diversos temas. Recentemente, o grupo também recebeu vacinação contra a Influenza, numa campanha contra a gripe.
 
CONFRATERNIZAÇÃO
No último dia 6, os participantes do programa Viver Melhor realizaram a confraternização julina (foto), numa festa que teve forró pé-de-serra e comidas típicas. Segundo a organizadora do projeto, a cessão do espaço por parte do CEPE e o auxílio na realização de várias atividades é fundamental. "O CEPE tem nos ajudado bastante, custeando nossos encontros e oferecendo apoio em diversas atividades, como nos passeios que fazemos duas vezes por ano. Sem contar que o programa é totalmente gratuito para associados", afirma Juliana.
 
EQUIPE
Além de Juliana Souza, a equipe do projeto Viver Melhor é formada pela estagiária de Enfermagem Thamiris Martins, pelo educador físico Bruno Alves e pelo professor de informática, Luís Felipe.