Viagem a Fortaleza do projeto Ativos AFURN é um sucesso

27/11/2015

Por: Hiago Luis
Foto: Divulgação
Nesta sexta-feira, 20, aconteceu o passeio Ativos em Movimento da Associação de Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (AFURN), com destino a Fortaleza. Na programação, três dias de lazer,  cultura,  conhecimento,  diversão e descobertas na capital cearense. 
 
Primeiro Dia 
 
Às 6h da manhã da sexta,  o ônibus da “Classe A”,  saiu com 35 participantes do passeio. Após três horas de viagem, teve a primeira parada com direito a café da manhã na queijaria “Opção” em Angicos. 
 
Tipicamente nordestino, farto e cheio de elementos da culinária regional como queijo de coalho,  queijo manteiga,  cuscuz, carne de sol e guisado. O café serviu para acordar e dar ânimo para seguir viagem rumo à praia de Canoa Quebrada,  uma das mais belas do litoral cearense. 
 
A chegada ao meio dia presenteou os associados com um sol radiante, praia de areia branquinha e o mar de um azul impecável. 
 
Após uma sessão de fotos no típico cartão postal da praia,  o brasão de Canoa Quebrada esculpido no paredão formado pelas falésias da praia,  chegou a hora de almoçar nos restaurantes com vista para o mar. 
De volta ao ônibus,  o passeio seguiu rumo ao hotel Maredumos localizado na praia de Iracema na orla de Fortaleza. Check-in realizado é hora de conhecer uma das ruas de comércio mais movimentadas da capital cearense, a AV. Monsenhor Tabosa. 
 
À noite o jantar foi no Shopping Rio Mar, um dos maiores da capital cearense. Iluminado por uma bela decoração de Natal que deu lugar a mais uma sessão de fotos. Retornando ao hotel, era hora de se preparar para mais um dia em terras cearenses. 
 
Segundo Dia 
 
Após um café da manhã reforçado no hotel o segundo dia de passeio AFURN Ativos em Movimento seguiu para um City Tour para capital cearense. Ainda na saída à guia Jânia Mota mostrou os principais pontos da orla da cidade, as principais praias urbanas, pontos de cultura e o centro histórico da capital cearense. Explicando ainda coisas como o porquê dos nomes Praia do Futuro, Canoa Quebrada e contando sobre a história do Centro Cultural Dragão do Mar. O passeio contemplou ainda os principais shoppings da capital, Arena Castelão e Centro de Formação Olímpica. 
 
Beach Park
 
Após o passeio guiado, foi à vez de chegar ao Beach Park onde todos puderam andar pelo parque e explorar a estrutura do lugar. Entre as piscinas, lojas e praças, era a vez de parar e pousar para mais uma sessão de fotos, agora no parque aquático. 
 
Praia do Futuro 
 
Após a parada, era vez do passeio seguir rumo a praia do futuro para o almoço num complexo com vários restaurantes o “Chico do Caranguejo”. Após o almoço com música ao vivo, o grupo se dividiu entre os que foram dançar junto a uma caravana que vinha da Bahia e os que foram curtir a praia, umas das melhores dos 25Km de orla de fortaleza. 
 
Dragão do Mar
 
Ao final do dia, após o retorno ao hotel, foi à vez do passeio seguir para o Espaço Cultural Dragão do Mar, onde uma série de apresentações de danças do folclore brasileiro animavam o complexo, que recebia o IV Festival Internacional de Folclore do Ceará. Na programação, exposições danças, seminários, músicas e oficinas de artesanato.  Além do festival o espaço Dragão do Mar ainda recebia o show tributo a cantora Cassia Eller. 
 
Terceiro Dia
 
Após a noite de descaço, o último dia foi à vez de nossos viajantes da AFURN irem às compras, seja no Mercado do Artesanato ou na feira livre ao lado do mercado, era essa a oportunidade levar uma recordação da capital cearense. O Mercado do Atesado de Fortaleza é um dos símbolos de maior destaque no turismo capital cearense, com peças de couro, camisas bordadas e pintadas com dizeres da cidade, “lembrei de você”, e palavras e expressões típicas do sotaque cearense. Com quatro pavimentos e 509 lojas, o mercado tem ainda restaurante e estacionamento para visitantes, estacionamento para ônibus e está integrado geograficamente ao centro histórico da cidade. 
 
Compras feitas é hora de almoçar e começar os preparativos para o retorno a Capital Potiguar. Às 14h, ônibus partiu de volta a Natal trazendo os 35 participantes do passeio, presentes e lembrancinhas da capital cearense e recordações de uma viagem multicultural e inesquecível. 
 
 Ao final do passeio o presidente Nilberto Galvão ouviu a todos para saber quais as avalições e considerações dos sócios e participantes do passeio sobre a viagem, reiterou o compromisso dele com o projeto Ativos e afirmou que novas viagens irão acontecer no próximo ano. “Em todos os passeios e iniciativas do projeto Ativos, assim como o demais projetos, eu faço questão de acompanhar de perto para ver o que está bom e no que podemos melhora. Estamos preparando o calendário de passeio e eventos do próximo ano e iremos apresentar junto a diretoria do projeto no próximo dia 8 de dezembro, quando acontecerá a confraternização entre os associados que participaram desta viagem”, concluiu Nilberto.