Dicas essenciais para quem vai viajar com os bichos de estimação no Carnaval

24/02/2017


O carnaval está chegando e muitos foliões aproveitam este período de feriado prolongado para colocar o pé na estrada. Se a aventura sobre rodas incluir a presença do pet da família, os cuidados precisam ser redobrados. O médico veterinário Dr. Fabrício Marinho, do Hospital Veterinário de Natal, dá algumas dicas essenciais para evitar que a viagem se torne estressante tanto para os donos quanto para os pets.
 
“O recomendado é que antes da viagem o tutor se preocupe em levar o pet para fazer um check-up periódico para ter a certeza que ele não tem nenhum problema, saber se as vacinas estão em dia, se o destino tem algum surto de alguma enfermidade, para não ter surpresas desagradáveis durante a viagem”.
 
É preciso programar com antecedência como será a viagem, pesquisar sobre o destino, o meio de transporte e a duração do trajeto. Se a viagem incluir algum trecho em avião, ônibus ou trem, é preciso estar atento as especificações do transporte de pet em cada veículo. No caso de viagens de carro, deve-se obrigatoriamente utilizar um cinto ou coleira especial. Além de garantir a segurança do seu bicho de estimação, evita o transtorno com multas e até mesmo risco de acidentes.
 
Com o destino em mente, o próximo passo é procurar por opções de estadia. O ideal, é claro, é que se escolha um hotel ou pousada que possua uma política pet-friendly, lembrando sempre de informar com antecedência, ao local escolhido, sobre o hóspede de quatro patas. Assim se evitam surpresas indesejadas na hora de realizar o check-in. 
 
Dr. Fabrício comenta também que é importante preparar uma malinha para o pet com tudo o que ele irá precisar durante a viagem. “É interessante levar seus brinquedos favoritos, potinhos para água e ração, quitutes, entre outros, para que a mudança seja mais confortável para o animal"
 
O Hospital Veterinário de Natal conta com os mais modernos aparelhos de imagem, emergência com médico à disposição 24 horas e centro cirúrgico. Com clínica médica, cirúrgica e traumatológica, o HVN oferece os serviços de pet-shop, banho e tosa e hotelaria com capacidade para receber até 50 animais, além de exames laboratoriais automatizados e equipamentos de última geração como ecodopplercardiograma, ultrassonografia, radiologia digital, eletroretinografia, eletrocardiografia e holter. O HVN é o único a fazer cirurgia de catarata em animais no Rio Grande do Norte.