Comissão de Turismo discute projetos e planos com membros da SETUR

14/03/2017


Foto: Marcelo Barroso

A Comissão de Turismo recebeu nesta terça-feira (14), no auditório da Escola do Legislativo, representantes da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) para discutir futuros projetos no setor. "Foi uma reunião extremamente produtiva, na qual tivemos a participação de representantes da Secretaria de Turismo, que apresentaram quais os planos e projetos que estão sendo trabalhados no âmbito da Secretaria. Obtivemos dados de como está nossa participação em feiras, como foi a avaliação dos técnicos da Secretaria de Turismo referentes a eventos como o carnaval, além de planos para outros eventos como a feira gastronômica. Portanto, a reunião nos deu um panorama de como estão sendo desenvolvidas as atividades relacionadas ao turismo da cidade de Natal", afirmou Felipe Alves (PMDB), presidente da Comissão.

De acordo com o diretor de projetos da SETUR, Daniel Marinho, a Secretaria implementará um plano de fortalecimento institucional através de recursos oriundos do Ministério de Turismo. "O plano de fortalecimento se baseia em nortear a gestão municipal do turismo de mecanismos inovadores, será um plano voltado para o turismo, como  também, para o quadro organizacional da Secretaria", disse Daniel Marinho. Segundo Daniel, outros projetos de infra-estrutura turística  serão apresentados até o dia trinta de março ao Governo Federal. "Dez projetos estão sendo inscritos no portal de convênio do Governo Federal, dentre eles nós temos um projeto a curto prazo, uma obra de fácil realização, que é a praça de eventos no município de Natal que será construída na área militar onde foi realizado o fanfest", completou Daniel Marinho.    

O diretor de promoções da SETUR, Iury Bagadão, falou que a Prefeitura do Natal está investindo na divulgação da  imagem da cidade, participando das principais feiras de turismo do Brasil e do mundo. "É importante que a Prefeitura do Natal participe, através da Secretaria de Turismo, dessas feiras levando nossa gastronomia, cultura ou simplesmente apresentando nossas belezas naturais", afirmou Iury.

Para a vereadora Júlia Arruda (PDT) a reunião da comissão foi importante para obter informações sobre o que já está sendo realizado no município de Natal, o que pode ser realizado e incrementado no setor turístico. "O papel da comissão é acompanhar e propor medidas que visem o fortalecimento do turismo natalense", disse a vereadora. Júlia Arruda falou também sobre a importância da ativação do Fundo Municipal de Turismo.

"O turismo enfrenta dificuldades para investimentos, depende de convênios com o Ministério do Turismo para colocar projetos em prática, então por que não se pensar em um fundo específico para movimentar e girar a economia na cidade? A comissão vai discutir posteriormente sobre esse fundo municipal do turismo com o Secretário da SETUR", concluiu a vereadora.

Na reunião desta terça-feira foi aprovado o projeto de lei, de autoria ex-vereadora Amanda Gurgel, que considera a música Linda Baby, do compositor Pedrinho Mendes, patrimônio Imaterial da cidade do Natal.