Usina de Reciclagem e Compostagem será inaugurada em Monte Alegre

04/12/2017

Por: Cefas Carvalho
Foto: Kevin Muniz
O diretor operacional da Usina de Reciclagem e Compostagem Eco Serviços Ambientais, Paulo Pedroza, esteve na PNTV para falar sobre o funcionamento da usina que será inaugurada entre este mês de dezembro e janeiro de 2018 no município de Monte Alegre e que deverá mudar o cenário do tratamento de resíduos na Região Metropolitana e em diversos municípios do RN.
 
Explicando as diferenças entre reciclagem e compostagem, Paulo registrou que a usina "fará uso sustentável do lixo produzido na região, tendo capacidade para tratar 150 toneladas em 8 horas, o que poderá ser multiplicado por três defendendo do mercado e da demanda", disse. "Sobre a reciclagem, em uma esteira profissionais farão a triagem dividindo o que pode ser reaproveitado, por qualidade e tipo, enfardando e devolvendo ao mercado. Na compostagem, transformaremos o lixo orgânico em adubo orgânico de alta qualidade, de maneira a atender o mercado de fruticultura do Rio Grande do Norte e do Ceará".
 
Paulo registrou que os catadores de lixões da região serão utilizados como profissionais na usina, após treinamento e qualificação, "todos devidamente empregados com carteiras profissionais assinadas e os direitos garantidos", assinala.