Reminiscências de uma história de Pesquisa em Educação em Parnamirim

27/10/2018

Por: Andrezza Tavares
Nossa história com o município de Parnamirim encontra seu ápice durante a nossa imersão em seu território para a consolidação da dissertação de mestrado. A pesquisa abordou a temática da política de formação de professores em serviço, expressa no Programa de Qualificação Profissional para Educação Básica (PROBÁSICA), desenvolvida no Município de Parnamirim, Rio Grande do Norte.  
 
Teve  por objetivo identificar e analisar a contribuição desta política de formação inicial para a formação profissional de professores no Rio Grande do Norte. Para consubstanciar a investigação, utilizamos metodologicamente os procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental, observação, entrevista semi-estruturada, questionário-roteiro e pesquisa virtual. 
 
Na análise dos dados, traçamos um quadro geral sobre o PROBÁSICA de Parnamirim enquanto formação inicial e sobre suas articulações com a formação continuada, pesquisa pedagógica, pesquisa colaborativa e o exercício da profissão docente, identificando as possibilidades e limites do Programa, no referido município, no sentido de atingir o objetivo proposto da pesquisa. A partir da investigação realizada, construímos o desenho institucional do Programa em Parnamirim, focalizando inclusive, os aspectos organizacionais do seu funcionamento. 
 
Quanto aos resultados, constatamos que o PROBÁSICA de Parnamirim possibilitou o acesso do professor em serviço à Universidade e que foi realizado mediante satisfatórias condições curriculares, institucionais e financeiras necessárias para o êxito da formação profissional dos professores do município. 
 
Com a pesquisa, entendemos que a operacionalização da política de formação em Parnamirim, coadunou-se ao ideário das Reformas Educacionais difundida nos anos 1990 no Brasil, que focalizaram o professor e a melhoria do funcionamento do sistema público de ensino, se constituindo em uma oportunidade emancipadora de formação profissional dos docentes municipais. 
 
O PROBÁSICA de Parnamirim, no período do desenvolvimento da pesquisa de 1999 a 2005, definiu uma política de formação local que tratou com seriedade as questões da formação inicial, formação permanente, pesquisa pedagógica, salário, carreira e condições de trabalho dos trabalhadores docentes de sua educação municipal.