Conselho de Contabilidade do RN promove palestra gratuita sobre COAF

16/01/2019

Por: Redação PN
Foto: Reprodução
As curiosidades sobre o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), órgão do âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, serão desmistificadas em palestra para empresários, contadores e estudantes da área. A iniciativa é promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRC-RN) e acontece na próxima terça-feira (22), das 9h às 11h, no auditório da instituição. São oferecidas 80 vagas.
 
As inscrições já estão abertas e seguem até domingo (20) no site www.crcrn.org.br/cursos. O investimento é de 1kg de alimento não perecível, que será doado para instituições filantrópicas, e deverá ser entregue no dia da capacitação. A qualificação dá direito a certificado e será proferida pelo fiscal contador do CRC-RN, Alessandro José Assis de Oliveira.
 
Sobre o Coaf
 
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de deliberação coletiva com jurisdição em todo o território nacional, criado pela Lei n.º 9.613, de 3 de março de 1998. Em sua primeira formação, integrava a estrutura Ministério da Fazenda com a missão de produzir inteligência financeira e promover a proteção dos setores econômicos contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Desde 1º de janeiro de 2019, o Coaf passou a integrar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, conforme Medida Provisória 870/2019, publicada em edição extra do Diário Oficial da União. No entanto, a sua estrutura continua a mesma.
 
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras recebe, examina e identifica ocorrências suspeitas de atividade ilícita e comunica às autoridades competentes para instauração de procedimentos. Além disso, coordena a troca de informações para viabilizar ações rápidas e eficientes no combate à ocultação ou à dissimulação de bens, direitos e valores.