Vereador Ítalo Siqueira apresenta projeto “Dezembro Laranja” em Parnamirim

08/02/2019


 
No dia 24 de novembro e em dezembro, são comemorados em todo o Brasil o Dia e o Mês Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, enfermidade que é responsável pela maior incidência da doença no Brasil, causando elevado número de mortes entre a população e implicando em grandes dispêndios aos cofres públicos, no que se refere aos custos para o seu tratamento. Pensando nisso, o vereador e professor de Parnamirim, Ítalo Siqueira, iniciou 2019 apresentando um projeto de lei para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de exposição controlada ao sol, adoção de medidas de foto proteção, realização de exames de prevenção.
 
Denominado ‘Dezembro Laranja’, o projeto prevê que no mês de dezembro de cada ano, os gestores públicos e privados, em cooperação com entidades civis e organizações profissionais e científicas, realizarão campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de pele. Para a execução do referido Projeto poderão contribuir a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Educação, iniciativa público privada, indústrias, comércio, empresas, hospitais e clínicas, faculdades e escolas profissionalizantes da área da saúde, colégios, escolas públicas e particulares, associações, clubes de serviço e veículos de comunicação.
 
O vereador disse que o projeto foi apresentado e aprovado por unanimidade nas comissões e no plenário da Câmara se seguirá para análise e sanção do prefeito. “Nosso objetivo é alertar e chamar a atenção de toda população para os cuidados e prevenção deste câncer. A saúde do nosso povo começa na prevenção”, disse o vereador.