Cardiologista Maria Sanali fala dos perigos para o coração no verão

18/02/2019

Por: Redação PN
Foto: PNTV
A médica cardiologista Maria Sanali, concedeu entrevista ao Jornal Potiguar Notícias desta segunda-feira (18), ela enfatizou que as altas temperaturas do verão podem gerar prejuízos para a saúde cardíaca. Ela chamou a atenção para o excesso de exercícios nessa época do ano. "O corpo da gente tem uma regulação de temperatura por uma estrutura no cérebro - chamada de hipotálamo - na hora que a temperatura externa começa a aumentar o nosso organismo começa a gerar mecanismos para controlar a temperatura dentro do nosso corpo". 
 
A cardiologista continuo explicando que a umidade, altas temperaturas e roupas muito quentes podem piorar a sensação térmica - fazendo com que as reações do corpo contra as altas temperaturas não sejam suficientes para equilibrar o organismo. Esses fatores podem provocar lesões nas células de diversos órgãos, incluindo o coração. 
 
"Nessa hora que o sangue foge para a pele, faz com que os órgãos coração, figado, rim, o próprio cérebro sofra uma isquemia. Com essa fuga do sangue para nossa pele, nossos órgão vão sofrer". Explica 
 
Ainda segundo a cardiologista, a isquemia no coração atinge diretamente a pesão arterial e aumenta uma possibilidade de infarto. "Temos relatos de pessoas que infartaram fazendo exercícios extensos, correndo ao meio dia, é muito perigoso sem se hidratar". 
 
O recado da doutora para que pretende curtir o verão e o carnaval é moderação, com hidratação, realizar exercícios no início da manhã ou fim da tarde e uso de roupas leves.
 
Confira a entrevista abaixo;