Ceará-Mirim: Câmara aprova projeto que cria Semana Municipal da Cultura

26/03/2019


 
Promover e incentivar a realização de projetos nas mais diversas áreas da cultura, dentre elas os espetáculos teatrais, folclore, dança, música, artes plásticas e literatura, tornando a cultura no município uma ferramenta estratégica de preservação da memória popular, de valorização dos produtores culturais locais, de integração social e de geração de emprego e renda.
 
É o que propõe Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 02/2019 aprovado na última quinta-feira 21 em última discussão e votação no Plenário da Casa.
 
O texto, de autoria da vereadora Renata Martins-PTC, institui a Semana Municipal da Cultura, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de novembro, próximo ao dia 05/11, data na qual se comemora o Dia Nacional da Cultura, passando a ser parte integrante do Calendário Oficial do Município.
 
De acordo com a proposta aprovada, fica a cargo do Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, e da Fundação de Cultura Nilo Pereira, coordenar os trabalhos alusivos à Semana, proporcionar e incentivar a participação dos diversos setores culturais da sociedade.
 
“Ceará-Mirim é um celeiro cultural que merece destaque nos contextos regional e estadual. Sem falar que a produção cultural em nossa terra está expressa nas mais diversas manifestações culturais que encantam o nosso povo”, destaca a autora do projeto.
 
Renata também faz questão de ressaltar que o Boi de Reis de Matas, o Congo de Guerra de Tabuão, as obras do mestre Santana, as artes plásticas de Trajano e o artesanato, precisam de mais apoio dos gestores públicos e de espaço permanente para sua manifestação artística.
 
“E foi com esse objetivo que apresentei esse Projeto de Lei, como forma de contribuir para o fortalecimento das pessoas que nos permitem saborear suas mais belas obras”, justifica a vereadora Renata Martins.
 
O texto agora segue para sanção ou veto do prefeito Marconi Barreto-PHS.
-