Conselho Federal de Enfermagem desenvolve certificado de segurança em saúde

28/03/2019

Por: Redação PN
Foto: PNTV
O coordenador do Conselho Federal de Enfermagem, Dr. Cláudio Porto, concedeu uma entrevista ao jornalista José José Pinto Júnior, a conversa foi ao ar durante o Jornal Potiguar Notícias desta quinta-feira (28). O noticiário é exibido de segunda a sexta para mais de 130 municípios através do rádio, além das redes sociais do Potiguar Notícias. 
 
Ele destacou que os profissionais de enfermagem compõem 80% do quadro das instituições de saúde públicas e privadas. E manter o ambiente isento de riscos para esses profissionais traz benefícios para a sociedade. 
 
Sobre a importância dos enfermeiros nos leitos, Dr. Cláudio destacou que a categoria está 24 horas acompanhando os pacientes. "O auxiliar de enfermagem, o técnico de enfermagem, o enfermeiro, são esses profissionais que ditam de uma forma bem ampla aquilo que se possa traduzir em segurança", disse. 
 
O conselheiro comentou sobre o inédito programa de certificação profissional na área da enfermagem, dentro do programa está diretrizes de gestão junto ao conselho estadual de enfermagem, que segundo Cláudio servem para que a sociedade seja beneficiada pela segurança nos amibentes hospitalares.
 
Ele ainda destacou que práticas simples podem resultar em exercício da enfermagem adequada. "O simples ato de lavar as mãos reduz em 25% o risco de infecção hospitalar - então você precisa desenvolver essa cultura" destacou.
 
Assista a entrevista completa abaixo;