Câmara de Parnamirim lembra Dia de Conscientização Sobre o Autismo

02/04/2019


Foto: Assessoria CMP
 
No Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado nesta terça-feira(2), o Plenário da Câmara Municipal de Parnamirim lembrou da data, através de discurso na tribuna feito pela vereadora Rhalessa Freire. A data é considerada um marco na mobilização mundial por esclarecimentos a cerca do autismo.
 
Durante o discurso, a vereadora Rhalessa destacou um projeto de lei de sua autoria voltado para a instituição da semana em defesa voltada para temática. “  É preciso que haja mais políticas públicas eficientes em nossa cidade para a causa das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Abraço essa não só por ter um primo nessa condição, mas por sentir a necessidade de ampliarmos as informações e os cuidados para quem tanto precisa”, disse a parlamentar.
 
 O autismo é um transtorno que afeta o comportamento e a comunicação. O problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.
 
Caminhada
 
Na sessão ordinária também estiveram presentes as mães de filhos autistas, Mara e Cristiane. Elas irão organizar uma caminhada para conscientização sobre o Autismo no próximo sábado(6), às 16h, na Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal.