Idema realiza oficinas nos Territórios Alto Oeste e Potengi

05/04/2019

Por: Redação PN
Foto: Reprodução
Dando continuidade ao trabalho de fortalecimento das estruturas ambientais dos municípios, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, através do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (Nagam), realizou essa semana, oficinas nos Territórios Alto Oeste e Potengi, e alcançou 13 municípios do estado.
 
A primeira delas foi sobre a Elaboração de Projetos Socioambientais e aconteceu no campus do Instituto Federal, em Pau dos Ferros. Essa foi a vez do segundo grupo do Território Alto Oeste participar da oficina, e contou com a presença de representantes dos municípios de São Francisco do Oeste, Pilões, Viçosa, Almino Afonso, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Taboleiro Grande e Portalegre. Após os dias de oficina, cada município saiu com minutas de Projetos Socioambientais.
 
A segunda atividade, destinada ao Território Potengi, foi a Oficina sobre os Desafios da Gestão Ambiental: “reflexões e alternativas de ação”. A atividade foi realizada no campus do IFRN de São Paulo do Potengi, e recebeu representantes de Senador Elói de Souza, Santa Maria, São Pedro, Ielmo Marinho e São Paulo do Potengi.
 
Segundo a secretária de saneamento básico do município de Santa Maria, Gabriela França, a oficina foi considerada positiva. “A própria troca de experiência com outros secretários é extremamente engrandecedora porque é nesse contato que conseguimos pegar bons exemplos que já aconteceram em outros municípios e trazer para a área em que atuamos”, afirmou.
 
A secretária disse ainda que, ter uma programação com diversas abordagens aliadas às atividades práticas, foi importante para a ampliar e assimilar informações acerca dos temas. “Ao longo dos dias pudemos aprender mais sobre os principais conflitos socioambientais, degradação, poluição, Política Nacional de Resíduos Sólidos, impactos ambientais, proteção de remanescentes florestais, Política Nacional de Recursos Hídricos, além de manejo de animais domésticos, atividades poluidoras no espaço urbano e diversas outras questões”, afirmou.
 
A iniciativa desse trabalho é resultado de uma série de ações desenvolvidas pelo Nagam/Idema, inseridas no Programa de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (Proagam). “O principal objetivo é sensibilizar os municípios do Rio Grande do Norte para a importância de se trabalhar em prol do meio ambiente com planejamento e autonomia”, ressaltou a supervisora do Nagam, Iracy Wanderley.
 
A equipe do Idema segue com as atividades de 15 a 17 de abril, nos Territórios Agreste Litoral-Sul e Apodi.