Guilherme Saldanha: "Fátima focará no fortalecimento da agricultura familiar"

15/04/2019

Por: Redação do PN
 
O secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha afirmou no programa Café do Sábado, na 105,9 FM. que "o governo da  professora e governadora Fátima Bezerra, focará no desenvolvimento da agricultura familiar". Citou o apoio as cooperativas e a o CECAFES e o empenho em uma legislação que venha aperfeiçoar as compras por parte dos governos.
 
A entrevista no programa que tem como apresentadores Klauss Rego, Rober Monte e o jornalista José Pinto Junior, do Portal PN e PNTV.
 
Na opinião de Guilherme Saldanha, a organização de pequenos e médios produtores em cooperativas pode ajudar ao pequeno produtor que se serve da nota fiscal da cooperativa, podendo facilitar assim, a compra por parte do Estado e dos municípios.
 
O fortalecimento da agricultura familiar por meio do cooperativismo também organizar melhor a relação junto ao setor privado. "Por exemplo, um rede de grandes supermercados solicitam demandas que um produtor sozinho pode não ter condições de atender, aí entra a cooperativa e passa a atender este cliente e garantindo a venda por parte de quem produz", disse.
 
O fato de uma só cooperativa atender vários produtores culmina com a diminuição da burocracia, permitindo que o produtor foque na sua produção. Diminuição de burocracia significa diminuição de custos, possibilitando um produto mais barato para o consumidor e mais lucratividade para o produtor.