Especulações sobre candidatura a vice de Taveira agitam política de Parnamirim

07/05/2019

Por: Redação do PN
 
A pré-campanha municipal em Parnamirim já começou. Pelo menos no que diz respeito às especulações quanto à candidatura à vice-prefeitura na chapa do prefeito Rosano Taveira (PRB). Se a candidatura de Taveira à reeleição é natural e já declarada, existem expectativas quanto à companhia na chapa.
 
Seria de se esperar como natural a candidatura à reeleição da  vice-prefeita Elienai Cartaxo, repetindo com Taveira a chapa exitosa em 2016. Com grande capital eleitoral no mundo evangélico e trânsito entre todos os segmentos da cidade, Elienai continua sendo visto como em 2016, como uma candidata ideal para a companhia de chapa.
 
Contudo, a política é dinâmica e possibilidades na troca da candidatura a vice-prefeitura ganharam corpo nas últimas semanas. O maior rumor acontece em relação a vereadora Kátia Pires (PTC) ocupar o espaço de Elienai em 2020. Líder do Governo na Câmara e já no quinto mandato, Kátia vem ganhando força no Governo Municipal e estaria sendo sondada para fazer companhia a Taveira na chapa do ano que vem.
 
Nessa engenharia, Taveira teria de dialogar com Elienai, que ocupa a Secretaria de, ou romper politicamente com ela, perdendo apoio dela, do filho dela, vereador Thiago Cartaxo e de parte do eleitorado evangélico.
 
Outro rumor diz respeito a Taveira querer atrair o PSDB para o Governo. Nessa engenharia, o ex-vereador Gildásio Figueiredo sairia do partido e o vereador Ítalo Siqueira iria do PSD para o PSDB e seria estimulado a ser o candidato a vice de Taveira. Nesta hipótese Taveira teria de organizar na Câmara a situação de Kátia e de Irani Guedes, atual presidente que quer continuar no posto, a partir de 2021.
 
Entre tantas especulações o que parece certo é que será virtualmente impossível agradar a todos os envolvidos. A questão do (ou da) vice de Taveira certamente deixará traumas políticos.