Comércio varejista do RN cresce 0,4% em março

09/05/2019


Foto: Internet/Ilustrativa
 
Em março de 2019, o volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 0,4% frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, após recuo de 0,2% em fevereiro. A variação acumulada no primeiro trimestre de 2019 foi de -2% em relação ao mesmo período de 2018.
 
Em comparação com a média do Brasil, o crescimento de 0,4% do comércio potiguar representa desempenho um pouco acima da média nacional, 0,3%.  
 
Em relação aos demais estados do Nordeste, o comércio potiguar apresentou um aumento no volume de vendas com valor intermediário, tendo em vista que o crescimento de 0,4% frente ao mês anterior foi o quinto maior entre os noves estados.  
 
Ressalta-se que, apesar do crescimento em comparação com fevereiro deste ano,  frente a março de 2018, houve uma redução de 6,5% no volume de vendas comércio varejista, o que condiz com o contexto de variação negativa do comércio varejista nacional, que registrou recuo de 4,5%, com predomínio de resultados negativos em 20 das 27 Unidades da Federação, destacando-se a Paraíba (-10,7%), que teve a maior redução em comparação com o mesmo mês do ano anterior.
 
A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no Brasil, investigando a receita bruta de revenda e o volume de vendas nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. O indicador comércio varejista ampliado agrega aos índices do varejo as atividades "Veículos, motocicletas, partes e peças" e "Material de construção", que incluem o ramo atacadista.