Anna Mariano lançará novo livro de poesias em Porto Alegre na quinta-feira

02/06/2019


 
“De alegria, emoção ou tristeza, é sempre por nós mesmos que choramos. É um egoísmo muito humano, talvez o mais humano de todos”. É a partir deste pensamento que a autora Anna Mariano desenvolve seu quarto livro. Intitulado ‘Apenas por nós choramos’, a coletânea de poemas será lançada pela Editora Penalux no dia 6 de junho, quinta-feira, no Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre (Av. Erico Veríssimo, 307). 
 
A partir das 18h, a autora realiza uma sessão de autógrafos com um propósito especial. Toda a renda obtida com a venda dos livros na ocasião será revertida para o reparo e manutenção na infraestrutura do Centro Municipal de Cultura, importante espaço de Porto Alegre que abriga, entre tantos projetos, o Teatro Renascença e a Sala Álvaro Moreyra. A obra será comercializada pelo preço sugerido de R$ 50,00, mas os visitantes que quiserem poderão colaborar com quantias maiores. Doações à parte também serão aceitas.
 
A noite será brindada também por um Recital de Poemas dirigido por Margarida Peixoto, a convite da autora. Às 20h, no palco do Teatro Renascença, os atores Liane Venturella, Marcelo Ádams e Ursula Collischonn trazem nova vida a uma seleção de textos escritos por Anna e presentes em ‘Apenas por nós choramos’. Com foco a palavra interpretada, o espetáculo é construído com iluminação de Eduardo Kraemer e tem duração aproximada de 30 minutos.
 
Com 79 poemas inéditos, ‘Apenas por nós choramos’ aborda temas variados, sempre com um olhar feminino e certeiro sobre assuntos da vivência humana. A autora reflete sobre sua vida e apresenta suas visões de mundo, com referências desde a sua infância, com lembranças de família e lugares, até pautas mais atuais, como as ansiedades e angústias presentes na vivência das mulheres e a desumanização sofrida por imigrantes e refugiados até hoje. O amor, tema atemporal, é retratado de forma honesta e sensível.
 
A AUTORA
Nascida em Porto Alegre, formou-se em direito pela UFRGS. Em 2006 abandonou a advocacia e publicou seu primeiro livro ‘Olhos de Cadela’, poemas (L&PM), finalista do prêmio Açorianos de Literatura. Em 2011 foi finalista do Premio Fato Literário realização do Grupo RBS. Seu primeiro romance, ‘Atado de Ervas’ (L&PM), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura – Melhor Livro do Ano Autor Estreante. Em 2017 publicou ‘Pra Amanhecer Ontem’ (L&PM), finalista do Prêmio da Associação Gaúcha dos Escritores, AGES, edição 20018.
 
SERVIÇO
Lançamento do livro “Apenas por nós choramos”, de Anna Mariano, com recital de poemas dirigido por Margarida Peixoto.
Local: Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre (Av. Erico Veríssimo, 307).
Data: Quinta-feira, 6 de junho de 2019.
Horário: 18h – Sessão de autógrafos; 20h – Recital de poemas.