Parnamirim: Audiência na Câmara discute bloqueio de verbas a IFs e universidades

14/06/2019


 
O bloqueio de verbas orçamentárias anunciado pelo Governo Federal para as universidades e institutos federais foi discutido em audiência pública nesta quinta-feira(13), na Câmara Municipal de Parnamirim. 
 
A ação foi de propositura do mandato da vereadora Ana Michele(PT) e debateu junto a representantes da sociedade alternativas relacionadas ao tema. “Um tema de extrema relevância que cabe a todos nós, não somente enquanto agentes políticos, refletirmos e buscarmos soluções para essas medidas absurdas que afetam diretamente uma das premissas básicas de nossas vidas que é a educação. Então, vamos debater para que ao final possamos construir encaminhamentos concretos”, disse a parlamentar. 
 
O diretor-geral do campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte em Parnamirim(IFRN), Ismael Félix, apresentou a programação orçamentária da instituição já impactada pelo bloqueio anunciado pelo governo federal. “Dos 68 milhões que nós tínhamos para custearmos nossas ações e projeto, agora, com esses cortes, teremos 42 milhões, o que de fato vai afetar diretamente toda nossa instituição”, frisou. 
 
Ao final do debate, a vereadora Ana Michele elencou alguns encaminhamentos construídos junto aos convidados, entre os quais uma visita informal ao campus do IFRN para conhecer a estrutura e fortalecer o diálogo entre as instituições, moção de repúdio, parceria entre município e estado, criação de frente parlamentar forte contra o governo, elaboração de carta ao ministro da educação junto com a frente parlamentar, dentre outros.
  
A audiência também contou com a participação da vereadora Vandilma Oliveira e representantes da sociedade.