Câmara de Parnamirim debate estruturação do sistema municipal de cultura

05/07/2019


Foto: Assessoria CMP
 
A estruturação do sistema municipal de Cultura foi debatido em audiência pública realizada pela Câmara de Parnamirim nesta quinta-feira(4). A ação foi de propositura do mandato da vereadora Ana Michele e reuniu demais parlamentares, representantes de segmentos culturais e população no plenário Doutor Mário Medeiros.
 
A audiência foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Irani Guedes que, em seguida, passou a condução para a propositora Ana Michele. Ela destacou a relevância do debate no sentido de fortalecer a estrutura da cultura municipal. “Momento de fundamental importância, pois vamos discutir um tema que abrange toda uma cadeia filosófica, produtiva e econômica para o nosso município, pois falar de cultura é falar de resgate de valores que ninguém nos rouba. Então, Parnamirim necessita ter um olhar pra cultura como uma política pública”, ressaltou.
 
O presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes, falou que a discussão em torno do sistema municipal de cultura iniciou em 2013. “Já havíamos iniciado encontros com segmentos desde 2013 para a criação do sistema municipal de cultura. No entanto, de lá pra cá essa presença de grupos se enfraqueceu e o debate para a efetivação do sistema funcionar não foi adiante, pois ele só tem sentido com a vasta participação dos artistas e população”, explicou.
 
O diretor-geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, participou da audiência e reforçou que os municípios precisam construir políticas públicas voltadas exclusivamente para a cultura. “Apesar do corte federal na verba para a cultura, é preciso que os municípios mantenham um planejamento que possam ter um investimento para a cultura municipal, incentivando os artistas locais e mantendo os equipamentos culturais”, disse.
 
Ao final da audiência, a vereadora Ana Michele anunciou alguns encaminhamentos, como o repasse da Câmara Municipal para o fundo de cultura, formação de Comissão para acompanhar os processos de construção do sistema municipal de Cultura, além de reunião de articulação com a Fundação José Augusto.
 
Participaram também da audiência as vereadoras professora Nilda e Rhalessa Freire.