Claudino Leite

27/08/2019 13h36
PARE E REFLITA...
 
“Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame pela admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar um amor sem explicação” (Madre Teresa de Calcutá, religiosa católica de etnia albanesa, naturalizada indiana).
 
O QUE VOCÊ DESEJA?
 
Se neste momento, enquanto você, meu caro leitor, lê estas mal traçadas linhas, e pudesse fazer algum pedido, qual seria? O seu desejo, seu mais íntimo desejo, não é ser feliz? Com certeza está pensando: “É, se eu tivesse dinheiro suficiente, isso se tornaria realidade. Milhões de pessoas procuram à felicidade nesse caminho. Mas, você também já percebeu que, tendo alcançado o que desejava, assim mesmo ficou insatisfeito em seu coração? Se está pensando: “Caso eu tivesse as condições necessárias para realizar todos os meus sonhos, então tudo es taria bem”, continue lendo e deixe a experiência de milhões de pessoas lhe falarem. Ela está resumida em um exemplo citado na Bíblia Sagrada. Em Lucas 15:11-12, Jesus contou a parábola do filho pródigo: Um homem pediu ao pai a sua parte da herança, foi para um terra longínqua e buscou a felicidade, comprando e fazendo tudo o que desejava com o dinheiro abundante que tinha. O resultado foi, porém, que ele não ficou satisfeito em seu coração. Tendo gasto tudo o que possuía, começou a sofrer necessidades. Então caiu em si, arrependeu-se e decidiu voltar a casa do pai, que o recebeu de braços abertos. E justamente isso identifica a experiência de milhões de pessoas. Da mesma forma, meu respeitável leitor, não se satisfaz em seu coração, mesmo alcançando tudo o que o mundo lhe oferece, a não ser que procure a s ua sorte com Jesus. O Mestre da Galileia diz em João 6:35...o que vem a mim  jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede”. Ei-lo o caminho  para a inteira e completa felicidade. Jesus diz: “Eu vim pra que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Todos os tesouros que o mundo oferece, continuam deixando uma fome e uma sede não saciadas. Quer sejam por riqueza, poder, honra, prazer ou luxaria, os desejos íntimos do seu coração não serão atendidos, pois somente serão  satisfeitos se vier a Jesus. Afinal, Ele lhe convida: “Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Se o prezado leitor entregar a vida a Jesus e confiar Nele, Ele vai  fazê-lo feliz. Experimente!
 
ESCOLA BÍBLICA
 
Sob a liderança do pastor Alfredo Luiz de Melo, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Açu, no Oeste Potiguar, a 214 quilômetros de Natal, realizará nos dias 13 e 14 de setembro vindouro, mais uma edição da Escola Bíblica de Obreiros (EBO), tendo como tema “O Caráter  do Obreiro”. Os preletores serão o presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, neste Estado (IEADERN), pastor Martim Alves da Silva e o pastor Altair Germano, da Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PE). A EBO é direcionada a pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos, além de auxiliares de trabalho d os municípios circunvizinhos.
 
UMADENE EM JOÃO PESSOA
 
Aconteceu terça-feira, dia 20 de agosto, a abertura da 34ª Assembleia Geral Ordinária (AGO), e Escola Bíblica da União dos Ministros das Assembleias de Deus no Nordeste (UMADENE) no templo da Assembleia de Deus de João Pessoa, no Estado da Paraíba. A igreja local, presidida pelo pastor José Carlos de Lima, presidente da UMADENE e secretário do Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) sediou o evento que reuniu de 20 a 22 de agosto líderes e esposas de toda região. O pastor José Wellington Costa Júnior, presidente da CGADB e sua esposa, Lídia Dantas Costa, presidente da UNEMAD participaram do culto de abertura, do qual nosso presidente foi o preletor. Nesta AGO a UMADENE elegeu sua dire toria para o próximo biênio.
 
PRESBÍTERO 
 
Dotado de uma larga experiência cristã o meu amigo e irmão na fé, desde o tempo da 1ª Igreja Presbiteriana Independente em Natal (IPE), nos anos 70, Ivanaldo Manso Maciel, por dever de justiça acaba de ser consagrado ao Santo Ministério, na Igreja Assembleia de Deus Paz e Vida (ADPAZ),  na função de presbítero, pelo pastor Eliseu Moreira Silva.
 
AMAZÔNIA 1
 
Foi quando esteve em Natal, em maio do ano passado, quando ainda nem tinha candidato a vice, porém já fazia campanha para ser presidente, que Jair Bolsonaro viu repercutir na imprensa mundial o seu “desamor” pela Amazônia. O jornal espanhol El País publicou a declaração do então pré-candidato defendendo a exploração, e não a preservação da Amazônia.
 
AMAZÔNIA 2
 
Enquanto o governo brasileiro não dá nem tchuns para o que acontece na Amazônia, a imprensa do mundo repercute O The New York Times disse que fogo natural não é comum na Amazônia e considera os incêndios provocados por humanos. O Washington Post manchetou: “A Amazônia queima. Bolsonaro diz que seus críticos colocaram fogo para prejudicar sua imagem”. O jornal mostrou a preocupação de pesquisadores, ante a despreocupação do presidente Jair Bolsonaro.O francês Le Monde ouviu uma ambientalista e ela disse que a seca mais intensa aumentou os incêndios este ano e que o governo Bolsonaro amplificou o problema ao enfraquecer insti tuições ambientais e afirmar que a Amazônia é improdutiva. O inglês The Guardian repercutiu foto postada nas redes sociais da Nasa, mostrando que o número de incêndios deve ser recorde este ano. Na Espanha o El País publicou uma galeria de fotos chamada “A Amazônia arde”. O Clarin, da Argentina, também repercutiu o assunto com uma reportagem explicativa.
 
BOLSONARO MUDA O DISCURSO
 
O presidente Bolsonaro sempre preferiu suas redes sociais, a qualquer pronunciamento em cadeia de rádio e TV. Bolsonaro costuma fazer lives em seu perfil no facebook, sempre afirmando que o canal próprio é suficiente para se comunicar. Mas. na sexta-feira, 23 de agosto passado, o presidente se rendeu à cadeia de comunicação. Na guerra em torno da Amazônia, o presidente do Brasil perdeu para a imprensa de vários países do mundo.E teve que ir para a cadeia. De rádio e TV.. Com um novo discurso: “A proteção da floresta é nosso dever”…
 
VOTOS DE PESAR
 
Com profunda dor, manifesto os meus votos de pesar e de solidariedade aos familiares e amigos pelo falecimento do escritor e jornalista Luiz Gonzaga Cortez Gomes de Melo, aos 70 anos de idade, ocorrido na madrugada de segunda-feira, 19 de agosto último, no Hospital do Coração de Natal, Cortez trabalhou no Diário de Natal, Tribuna do Norte, e foi meu editor no semanário DOIS PONTOS, nos anos 97/98. Bom redator, bom faro da notícia, cordial, cavalheiro e de fino trato era  assim as características do meu amigo chefe do DOIS PONTOS, engrandecendo a imprensa potiguar. Que Deus conforte e console à família enlutada.  Descanse em paz meu amigo Cortez.
 
AS LEIS
 
Foram feitas para os homens e não para os homens da lei. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa em que pese os seus posicionamentos procurou fazer da sua juridicatura a maneira mais correta possível de agir, porém esbarrava nos outros ministros da Egrégia Corte comprometidos com o sistema geralmente corrupto e corporativista. A lei não pode ser aplicada utilizando dos pesos e duas medidas, sob pena de se cometer uma verdadeira desigualdade entre os povos de uma mesma nação, entretanto é o que mais o nosso judiciário faz, atropelam nossa constituição, legislam muitas vezes em causa própria , ultrapassando por cima da legislação e da jurisprudência, além da vontade secular.
 
COMUNICAÇÃO NA UFRN
 
O professor Sebastião Faustino foi efetivado como Superintendente de Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Faustino já era pró-tempore desde o início da gestão do reitor José Daniel, período em que trabalhou na reestruturação magnífica. Também tomou posse na semana passada, como diretora da TV-Universitária, a professora Míriam Moema Filgueira Pinheiro e o novo diretor da Agência de Comunicação (AGECOM), o jornalista José de Paiva Rebouças.
 
DESEMPREGADOS
 
Um contingente de 3,35 milhões de desempregados no país procura trabalho há pelo menos dois anos. Equivale a 26,2% (ou cerca de uma em cada quatro) pessoas no total de desocupados no Brasil. Os números do segundo trimestre deste ano são recorde desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em 2012. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segundo trimestre de 2018 o contingente de desempregados procurando trabalho há no mínimo dois anos tinha menos 196 mil pessoas, isto é, era de 3,15 milh&oti lde;es. No segundo trimestre de 2015, o total era de 1,43 milhão de pessoas, ou seja, menos da metade do segundo trimestre deste ano. “A proporção de pessoas à procura de trabalho em períodos mais curtos está diminuindo, mas tem crescido nos mais longos. Parte delas pode ter conseguido emprego, mas outra aumentou seu tempo de procura para os dois anos”, avalia a analista da PNAD Contínua Adriana Beringuy.
 
VAGAS TEMPORÁRIAS 
 
Quase 26 mil pessoas se inscreveram para disputar 400 vagas temporárias oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a realização do Censo Demográfico de 2020. Os candidatos concorrerão a vagas com salários de R$ 4.200 reais por mês. Segundo o IBGE, foram homologadas 25.787 inscrições, representando 0,41candidato por uma vaga.
 
BENEFÍCIOS DO INSS
 
Cidadãos que não exercem atividade remunerada, como donas de casa, estudantes e desempregados, podem contribuir para a Previdência Social e, assim, garantir benefícios como auxílio-doença, aposentadoria, salário-maternidade e pensão para os dependentes. Este é o segurado facultativo, uma categoria de contribuinte válida para pessoas com mais de 16 anos. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também oferece a opção de recolhimento para contribuintes individuais (autônomos – têm fonte de renda) e microempreendedores individuais, além da obrigatoriedade de contribuição para aqueles que têm ca rteira assinada. Segundo a Secretaria da Previdência do Ministério da Economia, o último dado disponível sobre segurados facultativos é de 2017. Naquele ano, eles eram 1,210 milhão de contribuintes, 2,36% do total de segurados do INSS.
 
PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS
 
A Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos está na lista das 17 estatais que serão privatizadas ainda em 2019, segundo o Governo Federal, por meio do ministro da Economia Paulo Guedes. Mas, ressalte-se que, as privatizações das estatais precisam ter o aval do Congresso.
 
FUTEBOL EM DECADÊNCIA
 
Ninguém ouse duvidar de um romântico. Ser construído de paixão, irracionalidade e sentimento aberto. Não sou do tipo ainda de mandar flores, embora sofra por amor e chore de saudade. É que assim vejo o Rio Grande do Norte. O Estado está sem representante nas séries A, B e C. Coisa bonita, né?  O Ceará terá dois representantes na série A e 1 na C. Sergipe com 1 na A e 1 na C. Alagoas 1 na série A e outro na série B. Pernambuco 1 na série B e 2 na série C. Paraíba 2 na C. Os potiguares se superaram na mediocridade gerencial e técnica. Tudo perna de pau, cartolagem e joga dores.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...do deputado federal Marcelo Freixo (DEM-RJ): “E ai, Sérgio Moro, você vai continuar nesse silêncio constrangedor enquanto o seu chefe Jair Bolsonaro desmoraliza a Polícia Federal pra blindar o Queiroz e proteger a família? Prefere ficar calado pra não melindrar o clã, Ministro?;
 
...jornalista Tarcyla Costa de São Paulo: Biólogo que estuda, reflorestamento descreve cenário apocalíptico após queimadas: A perda de valor inestimável. Muito superior ao das multas aplicadas;
 
...do jornal Valor Econômico: Delegados querem autonomia da Polícia Federal após a interferência do presidente Bolsonaro; e
 
...do Portal Brasil 247: “Grampear advogados, como Sérgio Moro fez com que a defesa de Lula, a passa a dar prisão de um ano”.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).