Claudino Leite

31/12/2019 11h59
PARE E REFLITA...
 
“Se uma sociedade livre não pode ajudar a seus muitos que são pobres, também não poderá salvar a seus poucos ricos” (John F. Kennedy, saudoso presidente americano).
 
ROMPE AURORA! VAI-SE EMBORA
 
Eis o título da bela canção do hinário da Igreja Presbiteriana, que minha inesquecível mãe, Maria Leite, gostava de cantar noite de ano novo na igreja, que me enchia de emoção. Hoje, não ouço mais os acordes sonoros da voz de Maria Leite, cantando o belo hino, mas escrevo a última coluna do ano, resistindo ao mundo hostil. Agradeço, ao diretor e editor, de o Portal do Potiguar Noticias - “Mestres da Comunicação”, meus amigos jornalistas, Pinto Júnior e Cefas Carvalho, respectivamente,
muito me horam cedendo, o espaço ao colunista para rabiscar, semanalmente, estas apressadas linhas,
assim como a briosa equipe de trabalho que dá suporte ao Portal, colocando-o no ar, além dos meus poucos leitores, que tiveram a paciência de acompanhar estas linhas Obrigado. Sim, Rompe a Aurora! Vai-se embora. Começa uma viagem de 365 dias. Planeje seu destino e desembarque incólume no Portal 2020. Os que tiveram mágoas, pendências, tristezas antigas na bagagem favor despachá-las no Portal 2019. Aos que trazem sorrisos, corações puro, boa vontade para ajudar o próximo, terão assento preferencial ao lado da felicidade. Solicito que aperte o cinto da esperança, e ninguém uti lize a s aída de emergência na viagem. Em caso de turbulência, mantenha a calma, fé e confiança no Piloto – Jesus. Desejo a todos um excelente Pouso em 2020, cheio de saúde, paz, prosperidade, além de bênçãos abundantes. Um beijo no coração. Boas Festas e Próspero Ano Novo!
 
O CAPITÃO É ASSIM
 
Ao receber jornalistas em casa no sábado, 21 de dezembro, para uma entrevista vazia, sem informações, sem projetos, sem números, sem dados, despreparada…o presidente da República, o capitão da reserva do Exército, Jair Bolsonaro desabafa: “Se não tiver a cabeça no lugar”  “alopro”, ao se referir à exposição de sua família investigada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, a partir de denúncias contra o filho senador Flávio Bolsonaro. O chefe do Governo falou do estardalhaço, sugeriu que tem alguém feliz com a denúncia, e reclamou da exposi&c cedil;&a tilde;o “absurda” na mídia, deixando claro que poderá aloprar. Isso mesmo: “aloprar. Se eu não tiver a cabeça no lugar, eu alopro”, ironiza o chefe da Nação. Eita! Tá longe de ser estadista! Detalhe da entrevista: o presidente não deixou os cinegrafistas entrarem no Palácio da Alvorada, e os repórteres de TV tiveram que gravar tudo com o celular. Afinal, os profissionais da comunicação, nos quais estou incluso merecem respeito.
 
ALIANÇA PELO BRASIL
 
Faltando menos de quatro meses para concorrer nas eleições municipais de 2020, o partido do presidente Jair Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, vai contar com o apoio das igrejas evangélicas para coletar as 491 mil assinatura s exigid as pela legislação eleitoral.
 
CRÍTICA DE MALAFAIA
 
Líderes evangélicos, como o bispo Robson Rodovalho, presidente da Confederação dos Conselhos de Pastores do Brasil, e o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, prometeram mobilizar fiéis pelo país para alcançar a meta. A mobilização recebeu críticas de um dos principais pastores aliados de Bolsonaro, Silas Malafaia, Vitória em Cristo do Rio de Janeiro.
 
DESABAFO DO REVERENDO
 
“Sou tremendamente contra qualquer tentativa de instrumentalizar a igreja para partidos políticos”,  desabafa o comandante da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, pastor Silas Malafaia .“Os evangélicos como cidadãos, sim, podem apoiar, podem se inscrever, podem fazer parte do que eles quiserem. Mas, na hora que se envolve a igreja não acho que esse é um bom caminho. E, na minha visão, também não acho que o Bolsonaro precisa disso”.
 
ASSÚ NO EVANGELHO
 
A Igreja Assembleia de Deus em Assú (RN), comandada pelo reverendo Alfredo Luiz de Melo, obedecendo a ordenança bíblica batizou 189 novos crentes, domingo 22 de dezembro passando, fruto do grande trabalho de evangelização da pregação do evangelho efetuado pela irmandade cristã.
 
CEARÁ-MIRIM
 
Sob a liderança do pastor Abdênego Xavier dos Santos, a Igreja Assembleia em Ceará-Mirim, a 34 quilômetros de Natal, efetuou um abençoado culto em ação de graças, festejando os 100 anos de fundação na noite de sábado, 28 de dezembro passado. A festa pentecostal reuniu, além de pastores, evangelistas do Estado, contou com a participação de parte da classe política do Rio Grande do Norte.
 
IGREJA MISSIONÁRIA
 
A Igreja Batista em Juazeiro,na Bahia, com apenas 60 membros, consegue arrecadar R$ 10 mil reais, para obras missionárias. Liderada pelo pastor Ralison Endrigo, da Junta de Missões Nacionais, a igreja baiana participou da Campanha de Mobilização 2019, conseguir recursos financeiros para ajudar os projetos missionários da Igreja Batista no Brasil. Na Tribuna da Bahia, Endrigo explica que para chegar no valor a esse valor, os membros da igreja se uniram e realizaram diversas atividades c omo: baz ar, tenda de quitutes, venda de refeições e uma feira missionária. A Campanha de Mobilização 2019 tem como tema “Minha Razão de Viver: Multiplicar”, igrejas batistas de todo o país participam enviando ofertas à Missões Nacionais.
 
TERRAS ÍNDIGENAS
 
O ator Leonardo DiCaprio usou suas redes sociais para criticar a possibilidade de abertura das terras indígenas brasileiras para a mineração. DiCaprio disse que “apesar das leis brasileiras que fazem com que a mineração seja ilegal na Terra Indígena Ianomami”, garimpeiros invadiram as áreas protegidas, trouxeram malária e contaminaram os rios com mercúrio. A crítica do ator veio acompanhada de uma imagem de indígenas que, usando seus corpos, formaram a mensagem “Fora Garimpo”.
 
JUIZ DE GARANTIAS
 
A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) entrou  com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender a criação da figura do juiz de garantias. A medida está prevista na lei anticrime, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na terça-feira, 24, e prevista para entrar em vigor em 30 dias. Para a entidade, o Poder Judiciário brasileiro “não possui estrutura suficiente para a sua implementação e funcionamento regular”.
 
EXTINÇÃO DE CARGOS
 
O governo federal extinguiu mais de 27.500 cargos efetivos do seu quadro de pessoal para organizar a estrutura de carreiras. Entre os cargos extintos pelo Decreto nº 10.185, publicado no Diário Oficial da União, estão o de mateiro, discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro. O Ministério da Economia informou que analisou cerca de 500 mil cargos para “identificar aqueles que não são mais condizentes com a realidade da atual força de trabalho federal”.
 
LEI DO PROEDI 
 
A lei que institui o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI) aprovada em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa, quinta-feira, dia 26 de dezembro, foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra. A lei foi aprovada por unanimidade dos parlamentares. Acompanharam a votação o presidente da Federação dos Municípios do Estado (FEMURN), prefeito Naldinho, e o secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier.
 
MAIS MÉDICOS PELO BRASIL
 
O presidente Jair Bolsonaro sancionou no Palácio do Planalto, a lei que cria o programa Médicos pelo Brasil. O programa substituirá o Mais Médicos, criado em 2013.  Ao todo, o Ministério da Saúde prevê 18 mil vagas para médicos em todo o país, principalmente em municípios pequenos e distantes dos grandes centros urbanos.
Segundo a pasta, esse número amplia em 7 mil vagas a oferta atual de médicos em municípios onde há os maiores vazios assistenciais do Brasil. O programa também vai formar médicos especialistas em medicina de família e comunidade.
 
PARABÉNS, MÁRIO!
 
O coro de parabéns foi cantado domingo, 29 de dezembro, para o meu amigo e cantor sacro da Assembleia de Deus em Natal, Mário Xavier da Cunha, bem conhecido no segmento evangélico do Estado, notadamente, no meio pentecostal. Que esta data se reproduza sempre. Abraço do colunista.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...AL – O deputado estadual George Soares (PL),  termina o ano, exercendo um trabalho fecundo, como líder do governo Fátima Bezerra, na Assembleia Legislativa, articulando com habilidade os projetos do Rio Grande do Norte, além do seu município de Assú e região do vale;
 
...BG -  A Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap) fecha contrato com cooperativa e garante funcionamento da pediatria no  Pronto Socorro Walfredo Gurgel;
 
...G1 – O Governo Bolsonaro impõe novas 
regras para escolha de reitores e pró-reitores nas universidades federais; e
 
...Cleiton Albino - Em 2019, foram 11 trocas partidárias envolvendo membros da elite política do Rio Grande do Norte.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).