Claudino Leite

28/01/2020 13h44
PARE E REFLITA...
 
“Não jornalismo, sem liberdade de expressão” (Woden Madruga, meu ex-professor da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza e colunista de a Tribuna do Norte).
 
NA CALÇADA DO CAFÉ SÃO LUIZ
 
Um dos vultos históricos do Rio Grande do Norte, dos anos 70, frequentador assíduo do extinto Café São Luiz, na Rua Princesa Isabel - Cidade Alta, era José Luiz da Silva, conhecido como o ex-padre Zé Luiz, que largou a batina para casar com Maria Helena. O sacerdote andou pelos corredores do Vaticano como andava pelas vielas de São José de Campestre, onde nasceu, Taipu, região do Mato Grande do Rio Grande do Norte, Touros no Litoral Norte, Pendências, onde foi pároco. Tinha habilidade de conversar com padres, igual a eles, e com os papas como João XXIII e Paulo VI. Formado em Filosofia carregava uma bagagem sacerdotal experiências vivenciadas na Europa e na Bahia. Era dotado de uma experiência prodigiosa como poucos, sabia tudo de tudo, além de um pouco mais. A Zé Luiz são atribuídas inúmeras conversas engraçadas. Vejam só, num final de tarde nos anos 70, após sair do emprego no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), passei pelo famoso café onde estavam na calçada, no papo descontraído e informal alguns intelectuais da cidade, entre eles: Carlos de Miranda Gomes, Jurandy Navarro da Costa, Ivan Meira Lima, Túlio Fernandes, José Melquíades de Macêdo, Cleóbolo Cortez Gomes, Saulo dos Santos Leite e Racine Santos. O humor de Zé Luiz estava a todo vapor. Ele, expert em tudo o que opinava, ao trocar a batina pelo terno, teve a ideia, feliz para contar os 11 mandamentos da mulher. De Jerusalém, via Campestre, sua terra Natal, eis a verve do saudoso Zé Luiz: 1) - Mulher não mente, mas omite os fatos; 2) - Mulher não fofoca, conta informações; 3) - Mulher não trai, se vinga; 4) – Mulher não fica bêbada, entra em estado de alegria etílica; 5) - Mulher nunca xinga, apenas é sincera; 6) – Mulher nunca grita, testa as corda vocais; 7) - Mulher nunca chora, lava as pupilas dos olhos com frequência; 8) - Mulher nunca olha para um homem sarado, porém verifica suas formas anatômicas; 9) - Mulher nunca engana os homens, pratica o que aprendeu com  eles; 10) - Mulher nunca sente preguiça, descansa a beleza; e  11) - Mulher nunca gasta demais, ela está investindo nela mesma, o suado dinheiro do seu marido.
 
MALAFAIA X DAMARES
 
O irônico pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, discorda da ideia da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, de promover a abstinência sexual como política pública para prevenir Infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. “Não acho que isso é um assunto de política pública, de Estado. É um assunto de consciência de família, de instruir nossos adolescentes e jovens de que na vida tudo tem uma hora e um tempo”, disse Malafaia à grande imprensa. A campanha, voltada para o público de 10 a 18 anos, e que deve iniciar em fevereiro, visa conter a gravidez na adolescência por meio da abstinência sexual. Além disso, outra meta da campanha é expor ao público jovem as vantagens de prorrogar o começo da vida sexual.
Para Malafaia, o ambiente adequado para tratar de sexualidade é em casa e, por se tratar de um assunto de “consciência de família”, os pais devem ensinar os filhos a não pular etapas e a não praticar sexo na adolescência.
 
O NOME DE DEUS
 
Um levantamento constatou que os parlamentares evangélicos na Câmara dos Deputados costumam mencionar Deus em seus discursos mais que os colegas católicos. A partir dos dados abertos que a Câmara dos Deputados oferece, todos os discursos feitos em 2019 foram analisados para descobrir quais são as palavras mais utilizadas pelos deputados. O levantamento apontou que apenas o termo “família” é mais usado nos discursos do que “Deus”. “Os deputados das igrejas neopentecostais não veem muita diferença entre a atividade política no mundo profano e a vida religiosa em um âmbito mais sagrado. Os católicos já perceberam que essa confusão é bastante perigosa para a própria religião”, comentou o professor de filosofia da Universidade de Brasília, Agnaldo Portugal.
 
LUTA CONTRA O ABORTO
 
Uma das principais bandeiras em comum entre os dois grupos é a luta contra o aborto. Porém, surpreendentemente, deputados evangélicos mencionaram o termo apenas 16 vezes nos discursos ao longo de 2019, contra nenhuma menção pelos parlamentares católicos com mandato na Câmara dos Deputados.
 
BARULHO NAS IGREJAS
 
Um projeto de lei que está sendo discutido no Senado  Federal poderá unificar as regras que estabelecem os parâmetros de barulho permitidos para cultos e demais celebrações religiosas. Se aprovada, medida deverá obrigar igrejas a investirem em isolamento acústico. O tema vem sendo debatido no Congresso Nacional, levando em conta a necessidade de que as regras sejam padronizadas no país. O projeto é de autoria do deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS), pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus, o qual já foi aprovado na Câmara dos Deputados.
 
CONVENÇÃO ESTADUAL
 
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Rio Grande do Norte  (IEADERN) e Convenção Estadual de Ministros da Assembleia de Deus no Estado  (CEMADERN) , realizou de 22 a 24 de janeiro, a Assembleia Geral Ordinária (AGO), presidida pelo pastor Martim Alves da Silva, na sede do Templo Central, no Alecrim, onde foram tratados assuntos espirituais, eclesiásticos, doutrinários e administrativos, do além desenvolvimento do trabalho pentecostal dos 167 municípios potiguares.
 
INDEPENDENTE
 
A 1ªIgreja Presbiteriana Independente em Natal, na Rua João Pessoa, 259 – Cidade Alta, sob a direção do reverendo Cléber Nobre de Queiroz, realiza de segunda à sexta-feira, das 12 às 13 horas, o culto do refrigério, contendo na programação, testemunhos, orações e cânticos de adoração a Deus, atraindo os transeuntes que passam pelo centro da cidade.
 
TROCA DE PARTIDOS
 
Dentro de poucos dias, quando a maioria da classe política retornar das férias, começarão as articulações finais visando as eleições municipais de 04 de outubro vindouro. E os holofotes estarão direcionados aos vereadores por duas razões: reeleição e o status de cabo eleitoral prioritário dos candidatos a prefeito. E como há muita insatisfação de vereadores e de partidos, a janela do calendário eleitoral servirá para acomodações e fortalecimento de legendas, já que neste ano está proibida a coligação na chapa proporcional. O prazo para trocar de partido por justa causa sem perder o mandato começa em 5 de março e expira em 3 de abril.
 
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
 
Como havia anunciado há pouco mais de uma semana, a governadora Fátima Bezerra inaugurou a iluminação do acesso Sul ao aeroporto Aluízio Alves. Uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, onde está localizado o aeroporto. A via escura vinha sendo alvo de bandidos que assaltavam quem trafegava no caminho do aeroporto. Fátima e o prefeito Paulinho Emídio entregaram a estrada iluminada na noite desta terça-feira, 21 de janeiro passado. A senadora Zenaide Maia, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado e o deputado estadual Sandro Pimentel estiveram presentes ao acendimento das luzes do acesso sul. O Governo instalou 254 postes e 23 transformadores e investiu 1 milhão e 100 mil reais. Cabe à Prefeitura de São, gastos com custeio e manutenção.
 
POLÍTICA
 
De Elio Gaspari, em sua coluna de o jornal Folha de São Paulo, na semana passada, brechando as eleições de outubro vindouro, disse: - Em 2018, uma tempestade varreu a política brasileira. No que se dispunha que seria o novo, veio uma carta de mediocridade. Mas, as eleições de outubro, quem sabe? Poderá tirara o atraso”.
 
FIART
 
Iniciada sexta-feira, dia 24 de janeiro até 2 estendendo-se a 2 de fevereiro, está sendo realizada no Centro de Convenções de Natal, a 25ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIART). Este ano, o diferencial da tradicional mostra de artesanato está na programação cultural, onde das 16 às 22 horas, visitante vai poder consumir artesanato local e internacional, além de cultura e gastronomia nos espaços reservados para apresentações e entretenimento. Vale a pena conferir a 25ª FIART!
 
SALÁRIOS MINGUADOS
 
O Brasil não cria vagas com rendimento acima de dois salários mínimos há 14 anos. Levantamento feito pelo GLOBO com base nos microdados do Caged, o registro de vagas com carteira assinada do governo, mostra que a partir de 2006 não houve saldo positivo nas contratações para qualquer faixa de renda com remuneração superior a duas vezes o piso nacional. As informações são de O Globo.Incluindo os dados de 2019, divulgados o país extinguiu 6,7 milhões de empregos com renda mais alta desde 2006. Ao longo do tempo, o mercado de trabalho passou a trocar vagas de maior qualidade por postos de menor rendimento. Foram criados 19,2 milhões de postos de trabalho desde 2006, porém, todos com renda de até 2 salários mínimos
 
REFORMA TRIBUTÁRIA
 
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu que os trabalhos da comissão mista da reforma tributária – comissão que deve construir um texto único em torno das propostas da Câmara, do Senado e do governo para a reforma do sistema tributário brasileiro- se iniciem em fevereiro deste ano, logo na volta do funcionamento do Congresso. A previsão inicial era que a comissão fosse instalada em dezembro do ano passado.
 
MILITARES NO INSS
 
Foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), de quinta-feira, 23 de janeiro passado, um decreto regulamentando a contratação de militares inativos pelo Governo Federal, solução encontrada para reduzir fila de 1,3 milhão de pedidos de benefício do Instituto Nacional do  Seguro Social (INSS). O decreto foi assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que está no exercício da Presidência devido à viagem de Jair Bolsonaro à Índia. As informações são do Estadão. O Palácio do Planalto informou que o decreto não se restringe ao caso do INSS e este tipo de contrato poderá ser usado em “dezenas de outras instituições”. Os militares contratados terão gratificação de 30% sobre o valor que recebem na inatividade. Eles poderão trabalhar nesta condição por somente quatro anos, ininterruptos ou não.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
TG... Emenda do deputado George Soares (PL) garante compra de veículo para Secretaria de Saúde da Prefeitura de Messias Targino;
 
...AD EM ASSÚ –  O pastor Alfredo Luiz de Melo informa que de 30 de janeiro a primeiro de fevereiro, Assembleia de Deus de Assú vai realizar mais uma edição da Escola Bíblica de Jovens, ministrada pelo pastor Altair Germano, de Abreu e Lima (PE);
 
...RP - Governo e Banco Mundial se reúnem para planejar primeira missão de 2020 ao Rio Grande do Norte; e
 
...G1 - Mais pré-candidato do que nunca, Sérgio Moro atualiza o seu Instagram sugerindo que quis acabar corrupção, mas não teve apoio do Congresso nem do presidente Jair Bolsonaro.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).