Claudino Leite

12/05/2020 15h10
PARE E REFLITA...
 
“Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Isaías 13:11).
 
REFLEXÕES NA QUARENTENA
 
O redator que vos tecla fala sobre suas reflexões acerca do isolamento social a partir de 20 de março último. Infelizmente, não sabemos até quando isso vai, embora nem sempre conseguindo obedecer as regras de reclusão social, impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), porém, tomando todos os cuidados para evitar o contágio virótico, a essa pandemia continentalmente implacável e devastadora,que assola impetuosamente a humanidade, notadamente, à Nação Brasileira, ceifando vidas dos amigos e entes queridos. São mistérios de Deus que o homem não entende. Não é fácil se manter isolado, ilhado, muitas vezes distante de quem se ama e quer proteger. Pra amenizar o tédio, a rotina, a “solidão coletiva ou individual&r dquo;, r esolvi trocar a leitura sobre autores das literaturas brasileira, francesa, portuguesa e inglesa pela leitura da Santa Bíblia, a palavra de Deus que traz conforto e alento nestes dias momentosos em que atravessamos permitidos pelo Criador da natureza, nesse mundo hodierno e globalizado em que o homem na Era Digital com avanço da ciência e da tecnologia pensa somente em ter e não em ser. No entanto, os cientistas ainda não conseguiram descobrirem uma vacina colocando-o um ponto final nessa pandemia maligna. Afinal, não obstante as aflições, borrascas e tribulações que nos afligem a paz do céu me enche meu coração. Por isso sou uma criatura gratificada, visto que, esse confinamento não é prisão perpétua. Enfim, a esperança do cristão é o povir – a vida eterna.
 
HOMENAGEM ÀS MÃES
 
Não tenho mais aqui dona Maria José dos Santos Leite, anjo tutelar dos meus dias, minha inesquecível mãe. Hoje, gozando às bem-aventuranças eternas. Porém, homenageio com saudade à sua memória. Mas, parabenizo todas às mães, especialmente, Karina Dias Barreto Leite, minha querida esposa mãe do filhote, Kaio, além da minha primogênita Camilla Sálvia de Moura Leite, mãe da neta Ana Lívia, que domingo, 10 de maio passado, que festejaram virtualmente a passagem do seu dia.
 
IGREJA LEGAL
 
O contador e empresário Jonatas Nascimento, especialista em contabilidade eclesiástica, e autor do livro Cartilha da Igreja Legal, esclarece em artigo publicado no site Pleno News sobre a notícia de que a Receita Federal está multando algumas igrejas evangélicas. “Parte da imprensa pressupõe qu e as igr ejas estariam sonegando o imposto de renda sobre os proventos dos pastores. O caso surgiu em junho de 2015, quando foi editada uma lei que de fato dava margem para uma interpretação favorável à não incidência do imposto de renda na fonte“, explica Nascimento.
 
DIDÁDICO
 
Seu artigo, bem didático tranquiliza os ministros evangélicos que não entenderam o assunto e ficaram preocupados. “Quero aqui tranquilizar pastores e dirigentes eclesiásticos, afirmando que são poucas as igrejas que estão sendo alvo dessa ação fiscal, entretanto, as pequenas certamente estão em dia com as obrigações junto ao fisco”. Acrescenta que, o percentual de igrejas ou pastores que se enquadram nessa possível obrigação de pagar o imposto de renda na fonte não passa de cinco a dez por cento.
 
REDUÇÃO DE GASTOS
 
A afirmação do pastor americano, Tim keller foi feita durante a Conferência Virtual anual Q 2020, nos EUA. Para ele, as igrejas terão que cortar gastos para ajudar os necessitados após pandemia, a recente entrevista com Gabe Lyons na Conferência Em recente entrevista virtual anual Q 2020, Tim Keller, líder da Igreja Presbit eriana Redeemer, em Nova York (EUA), disse que a pandemia de coronavírus trouxe “danos multidimensionais”, tanto sociais quanto econômicos. Em virtude disse, as igrejas terão que reduzir gastos para ajudar os mais necessitados. “As instituições cristãs serão confrontadas com a necessidade de fazer mais com menos”, afirma. O alerta doreverendo foi relacionado ao presenciar em sua igreja depois do 11 de setembro, em 2001, acrescentando que, contou que à Igreja Redeemer tinha 25% mais pessoas e 25% menos de renda.
 
HOSPITAL DE CAMPANHA
 
O prefeito Álvaro Dias entregou o Hospital de Campanha de Natal, montado pela Prefeitura no antigo hotel Parque da Costeira. A unidade com 100 leitos clínicos e duas unidades semi-intensivas recebe exclusivamente pacientes com a Covid-19. Os 20 leitos de UTI estão sendo preparados para funcionar nos próximos dias.O padre Helenildo Marques, capelão dos Hospitais da Arquidiocese de Natal, e o pastor da Assembleia de Deus de Potilândia Abel Moreno, abençoaram a unidade.“Foi um trabalho  intenso até chegarmos a esse momento. Estamos entregando um Hospital de alta qualidade e ampliando a capacidade de atendimento da rede pública municipal. Quero deixar a mensagem para a populaç&atild e;o de q ue siga atendendo às recomendações para ficar em casa, saindo só em casos de extrema necessidade. A vitória contra essa doença virá com a união de toda sociedade. Todos devem contribuir”, ressaltou o prefeito.
 
NÃO RELAXAR
 
O secretário municipal de Saúde, George Antunes, também relembrou que o momento é de não relaxar, mesmo com a ampliação dos leitos exclusivos para atendimento dos pacientes com Covid-19. Segundo Antunes, a Prefeitura já conseguiu consertar dois respiradores que estavam sem funcionar e está comprando peças para viabilizar o funcionamento de outros oito. “Essa é uma unid ade de p orta fechada, ou seja, não é para o cidadão que está com os sintomas se dirigir direto para cá. Ele deve buscar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que irão fazer a avaliação dos casos e a posterior regulação do paciente para o Hospital de Campanha, se assim for preciso”, apontou o secretário.
 
CAPACIDADE HOSPITALAR
 
Caso seja necessária usar toda a capacidade do Hospital, serão cerca de 300 a 400 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros e pessoal de outras especialidades atuando no espaço. O Hospital de Campanha dispõe de quatro aparelhos respiradores, sendo dois instalados na unidade semi-intensiva e dois no suporte à enfermaria.
 
JAIR É ASSIM...
 
Deu num editorial de o jornal “Estado de S. Paulo” publicado semana passada: “O governo de Jair Bolsonaro é conduzido sob o signo de Tânatas, deus da mitologia grega. Dedica-se desde sempre à destruição – primeiro dos inimigos, reais imaginários; depois dos próprios aliados, inclusive ministros que lhe devotam lealdade; e, afinal, a si mesmo, inviabilizando-se como presidente. É preciso interromper essa escalada, antes que Bolsonaro, por fim, destrua o próprio país”.
 
GAROTO- PROPAGANDA
 
Condenado e preso por corrupção, e agora de arma em punho, Roberto Jéfferson vira garoto-propaganda do governo Bolsonaro. O que um político denunciado, condenado, preso por corrupção, então como condenado pode ser chamado de corrupto…é capaz de fazer para voltar a ser forte no Centrão como um dia foi. Aquele Centrão que sem pre esteve ao lado dos presidentes Sarney, Itamar, FHC, Lula, Dilma, Temer…e agora do tão igual Jair Bolsonaro. Posar de arma em punho é declarar amor a bolsonaro.Em troca de quê? Das velhas indicações de cargos às quais Bolsonaro se rendeu e que falsamente prometeu não se render, ser diferente e talvez… Tudo promessa de campanha. Roberto Jefferson agora é o migucho de Bolsonaro. Que coisa… Ainda fala em combater o bom combate…contra os vendilhões.
 
A IMPRENSA AMERICANA
 
Vez por outra revista a eterna e mórbida morte da atriz Natale Wood, uma das grandes estrelas de Hollywood e das mais belas mulheres que passaram por seus estúdios. Faleceu em novembro de 1981, aos 43 anos. Desde então as causas da sua morte não ganharam a luz do esclarecimento, seguindo aquele mesmo roteiro do assassinato de John Kennedy. O jovem presidente dos Estados Unidos (EEUU),assassinado num outro novembro, 18 anos antes, em Dallas (Texas).
 
TESTES ALEATÓRIOS
 
Professor da Universidade Federal (UFRN) Rubens Ramos que estuda os caminhos do coronavírus disse à imprensa potiguar que sem testes aleatórios para perseguir o vírus a pandemia não vai acabar. Ele é professor do setor de Transporte e Logística da UFRN, que vem estudando os caminhos do coronavírus desde o início da pandemia. Entregou aos secretário s de sa& uacute;de da Prefeitura de Natal e do Governo do Estado, respectivamente, um levantamento focalizando um retrato do avanço do coronavírus nas capitais do Nordeste.
 
SOLIDARIEDADE
 
Solidarizo-me com à família do jornalista Wilson Gomes de Azevedo, meu ex-colega e editor de o Jornal de Natal, falecido em Natal, quinta-feira, dia 8 de maio . Que Deus conforte seus familiares.
 
OCUPAÇÃO DE LEITOS
 
O Ministério Público Federal (MPF) fez recomendação ao Ministério da Saúde para que sejam coletadas e disponibilizadas informações sobre a taxa de ocupação dos leitos, além da quantidade de respiradores pulmonares na rede privada de saúde. O MPF quer que o Ministério da Saúde, fundamentado nessas informações, regulamente a requisição de leitos privados pelos gestores públicos, definindo critérios para avaliar a necessidade dos pedidos, bem como as regras de custeio e de acesso às vagas. A recomendação foi expedida conjuntamente pelas Procu radorias da República em São Paulo e no Rio de Janeiro, Estados onde a incidência da Covid-19 é aproximadamente 50% maior do que a nacional.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Parabéns! Festejaram aniversário: À cunhada, Angélica Dias Barreto Martins, 6 de maio; amiga Ivanete Cesário da Silveira, 9 de maio; e a mana Zenaide dos Santos Leite Penha, 12 de maio fluente. As natalicitantes auguro bênçãos abundantes sobre suas vidas;
 
...Jornalista Fracisco Francerle, editor de a revista “Alianzza”: O presidente Bolsonaro distribui cargos a partidos do Centrão, em troca de votos no Congresso. O PP. Campeão em citações na Lava Jato, lidera. Pobre Nação!;
 
...G-1: Congresso Nacional e STF decretam luto pelos 10 mil mortos por Covid-19; e
 
...TN: A Universidade Federal (UFRN) vai monitorar população idosa durante o período da pandemia.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).