Claudino Leite

26/05/2020 00h03
 
PARE E REFLITA...
 “Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Isaías 40:8).
 
PURO EVANGELHO
 
É a mensagem insofismável enviada das promessas inconfundíveis do Sermão do Monte, cheio de perdão amor e de misericórdia, consubstanciado por aquele que ministra a palavra. Sua origem é divina e nele estão verdades irretorquíveis, visto que, ditas pelo Supremo Pastor e seus apóstolos. Não distorce a verdade e a justiça, ao tempo em que faz arguta menção da sublime e inigualável justiça de Deus, que justificar o injusto sem cometer injustiça. É um mistério inexplicável, mas, revelado aos filhos da luz, nos precisos termos da Palavra. “Porém, não é assim o dom g ratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, quanto mais a graça de Deus e o dom pela graça que é de um só homem. Jesus Cristo abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; pois o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, porquanto o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só Cristo” (Romanos 5:15-17). 
 
DOUTRINA
 
O Mestre fez entendê-lo, afirmando: “A minha doutrina não é minha, e sim, daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, pela doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (João 7:16-17). A palavra esclarece; nela Jesus pôs o espírito e a vida: “O espírito é o que vivifica, (...); as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6:63). Ocorrem distorções, como bem o diz a Escritura: “Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas, outros de boa mente; uns por amor, (...) outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, (...)” (Filipenses 1:15-17). Ei-la a filtragem: “Crê como diz a Escritura”. “Porque os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos” (Salmo 19:8). A culpa de quem o distorce, recairá sobre aqueles que o adulteram. Vez que, o Evangelho de Cristo “é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê” (Romanos 1:6). Por fim, a esperança do cristão não está nesse mundo combalido, e sim, no porvir – a vida eterna.
 
IGREJAS E TEMPLOS
 
O Governo do Estado publicou portaria regulamentando as restrições para o funcionamento de igrejas e templos em Natal e no interior do Rio Grande do Norte, durante a vigência do isolamento social por conta da pandemia. O ato administrativo foi assinado pelo chefe da Casa Civil, Raimundo Alves e pelo secretário de Saúde Pública do Estado, médico Cipriano Correia, estabelece uma série de normas, objetivando conter a infecção dos frequentadores pelo distanciamento de um metro e meio, entre os fiéis que participem dos cultos e missas. Saliente-se que, o descumprimento das medidas, os infratores poderão pagar até R$ 50 mil reais por dia.
 
CONVENÇÃO BATISTA
 
A Convenção Batista Brasileira é o mais antigo grupo Batista no Brasil. Acredita-se que o primeiro missionário Batista no Brasil foi Thomas Jefferson Bowen, que serviu na Convenção Batista do Sudeste de 1859 a 1861.  Fundada em1907, na cidade de Salvador (BA), sendo vinculada à Aliança Batista Mundial sediada em Falls Church (EUA). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2018, o Brasil possuía 1.706.003 membros.
 
CANTO ORFEÔNICO
 
Segue tal distanciamento social que não tem data para findar. Nem Brasília (DF), com seu canto orfeônico sem desafinar, sabe quando. Ficando em casa, a melhor alternativa para usufruir o tempo é se aproximar dos livros, lendo-os ou relendo-os. Ajuda muito o cristão (pode ser judeu ou mulçumano). O colunista, sempre passeando os olhos pela simplória estante, notadamente, consultando o melhor livro – a Bíblia Sagrada - entre outros prediletos.
 
CRISE NA SAÚDE
 
Sem dúvida, há uma crise na saúde mundial. É certo! Todavia, a vida é um eterno confronto entre o real e o ideal. Situação diferente da outra. Uns vão tirar proveito deste momento nebuloso. Muitos terão problemas sérios para resolverem, visto que, eles se apresentam de maneiras variadas. Enfim, a população mundial sairá desta crise usucapiônica com um importante aprendizado. O de praticar mais a solidariedade, com olhar diferente pra o próximo e, queira Deus mais politizado.
 
O BRASIL NÃO MERECE
 
Em meio à maior pandemia dos últimos 100 anos, o presidente Bolsonaro promove uma reunião ministerial de duas horas e não houve uma única palavra sua sobre estratégias de combate ao coronavírus e sobre como proteger a saúde da população. Muitas vidas sendo ceifadas. “E daí”?
 
O QUE SE VÊ?
 
É um governo interessado em armar a população, interferir na Polícia Federal, elogiar seu sistema particular de informações, atacar minorias, xingar ministros da Suprema Corte, ameaçar prefeitos e governadores de prisão, agredir os outros poderes, formar milícias, defender a criação de resorts com cassino.
 
LINGUAGEM DE BOTIQUIM
 
 Abusar de palavras chulas (quase 40, entre "merda", "bosta", "porra", "foder", "putaria", "puta que o pariu", "filho da puta", "cacete", "estrume"), insultar a China, maior parceiro comercial do Brasil. Fica até difícil eleger os pontos baixos de tanta baixaria. Mas, em meio à corja que se exibiu sem máscaras, literais e metafóricas, destaca-se Ricardo Salles. O ministro do Meio Ambiente sugere que se aproveite a Covid-19 para atacar... o meio ambiente. A Convid-19. “E daí”?
 
ROBERTO VITAL, O ACADEMICO
 
Anote: O meu amigo, doutor Roberto Vital, chefe do Serviço Médico do Ginásio do Campus Universitário (UFRN), além de médico do ABC Futebol Clube, foi eleito para Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, ocupando a cadeira 52, cujo Patrono é doutor Henrique Dodsworth. A instituição acadêmica é constituída
por 70 cadeiras fundada em 1972, sediada no Rio de Janeiro, congrega os maiores nomes de várias especialidades que se dedicam à área de saúde. Parabéns, o doutor Vital e ponto para o Rio Grande do Norte.
 
LUTO NA CULTURA
 
O Rio Grande do Norte ficou enlutado pelo falecimento do professor João Wilson Mendes Melo, ocorrido terça-feira, 19 de maio em Natal. Patrimônio de moral, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras, considerado um arauto na cátedra magnifica, da qual foi Pró-Reitor da Universidade Federal (UFRN). À sua memória o meu respeito e aos familiares a minha solidariedade nessa hora de pesar.
 
SOLIDARIEDADE
 
A minha solidariedade aos amigos pastor Anchietinha e esposa Idaíl, membros do Templo Central da Assembleia de Deus em Natal, pelo falecimento do seu filho Alexandre, ocorrido no domingo, 26 de maio passado, no Pronto Socorro Walfredo Gurgel, vítima da Covid-19. Que Deus conforte à família enlutada.
 
SALÁRIOS CONGELADOS
 
O presidente Jair Bolsonaro comandou quinta-feira, 21 de maio reunião virtual com governadores ao lado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Como esperado, o chefe do Executivo pediu o apoio ao veto à possibilidade de reajuste do funcionalismo até o fim de 2021. E teve o aval da maior parte dos governadores. O governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), acompanhou a fala de Bolsonaro e disse que a maioria dos chefes dos governos estaduais aceitaria vetar aumento para servidores. Segundo Azamb uja, n&a tilde;o haverá recursos suficientes para reposições salariais. O congelamento salarial de servidores municipais, estaduais e federais é uma contrapartida colocada no projeto de socorro financeiro (de R$ 60 bilhões) aos estados, municípios e Distrito Federal, aprovado pelo Congresso.. 
 
PARCERIA AMPLIADA
 
Em virtude do grave quadro da rede de saúde causado pela pandemia da Covid-19, o Governo do Rio Grande do Norte está ampliando a parceria com a Prefeitura de Natal para a implantação de novos leitos de UTI e semi-UTI no Hospital Municipal de Natal e no Hospital de Campanha de Natal. O Governo vai empresta equipamentos à gestão municipal para abertura desses novos leitos. Na quarta-feira, 20 de maio, nas unidades de pronto-atendimento (UPA) e hospitais municipais.
 
POBRE NAÇÃO!
 
O Brasil não faz quarentena de verdade, não faz “lockdown” de verdade, não faz testes em massa de verdade, não tem presidente de verdade, não tem ministro da Saúde de verdade. Foram já foram registradas mais 1.179 mortes até o fechamento da coluna. “E daí?” A Nação Brasileira virou um hospital chamado Covid-19. Ressalte-se que, a vida não volta mais, enquanto a econom ia recupera-se. Pobre Nação!
 
A CLOROQUINA ESTRAGADA
 
Vê-se no governo do capitão a terceirização da responsabilidade pelo uso da cloroquina. Usa quem quer, basta autorizar. Como assim? Um paciente que não é médico não tem que decidir qual remédio usar. O médico há exatamente para dizer qual o medicamento. Como a cloroquina não tem ainda sua eficiência comprovada por embasamentos científicos, o paciente tem que dizer “eu quero” e assinar um termo. O uso pode ser eficiente ou não, dependendo do paciente. Aí, você vai e assina um termo para receitar seu pai, sua mãe…e o paciente morre. A culpa é do doente que quis tomar… Olhe a bestei ra que o ministro da Economia, o liberal Paulo Guedes falou… Tava estragada a cloroquina. E agora, José?
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Aniversário: Parabenizo o meu padrinho Eli Paz de Lima, professor que engrandece o corpo docente do CADE, além de ser presbítero da Assembleia de Deus em Natal, com ação pastoral que amanheceu de idade nova quinta-feira, 21 de maio passado;
 
 ...Correio Brasiliense: Culto realizado no estado de Arkansas (EUA) deixa 38% dos fiéis contaminados com a Covide-19, dos quais três morreram;
 
...Paulo Guedes, ministro da Economia: Eis a linguagem polida de Guedes na reunião ministerial: “O senhor já notou que o BNDES e a Caixa, que são nossos, públicos, a gente faz o que a gente quer. Banco do Brasil, a gente não consegue fazer nada e tem um liberal lá. Então, tem que vender essa porra logo.”.
 
...O DIA: O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello nomeia 13 militares para o Ministério. Eis a leucêmica República dos Generais; e
 
...New York Times: Presidente Trump assina decreto proibindo entrada de pessoas que estiveram no Brasi nos últimos 14 dias por conta da Covide-19.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).