Claudino Leite

02/06/2020 00h05
 
Prezados leitores & outras notas
 
 
PARE E REFLITA...
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto” (Rui Barbosa, jurista, diplomata, escritor e filólogo brasileiro).
 
PREZADOS LEITORES
Agradeço, penhoradamente, a todos vocês que me honram, semanalmente, lendo estas mal traçadas linhas. Sei que não agrado a todos.Imagine! Nem mesmo Jesus Cristo agradou quanto mais eu, pobre mortal. Não estou interessado em posts elogiando Esquerda, Direita, nenhum desaforo nem guerra ideológica. O momento é de preocupação e dor, perdendo amigos queridos todos os dias. Peço, educadamente, que não me enviem mensagens - quase sempre fakes de um lado e de outro. Para evitar que bloqueie - sem constrangimento - pessoas queridas. A guerra é contra o Coronavírus, que assola à humanidade. Essa peste maligna surgiu na natureza Div ina cria da por Deus. Afinal, ninguém entende os seus mistérios do Criador. Creia se quiser. Aceite se puder. Ore pelo mundo, pelo Brasil e pela sua família. Um beijo no coração!
 
VERDADEIRO AMIGO É ASSIM
Amigo é aquele que nos instantes das tribulações e tormentas, conforta-me e escuta, apesar da minha linguagem não verbalizada.  Tenho vários amigos, não vou citar nomes para não cometer injustiça e perder nas prateleiras da memória. Perdoe-me!  No entanto, eles são leais, têm apreço e me consideram. Isso é gratificante, emociona e dá aquele combustível propulsor para continuar a minha jornada terrena. Amigo é o que está disponível em todos os momentos, sem se dar conta de sua potencial fortaleza para os meus frágeis alicerces na nostalgia do desencanto. É o projeto arquitetônico e condução a os rumos da minha existência. Um grande amigo, inesquecível, foi meu velho pai, José Claudino Leite.Trouxe-me ao mundo e ensinou a conquistar e preservar amigos. O maior ensinamento de papai, ele expressou com sua brilhante frase: “Claudininho, meu caçula querido, se é de você fazer um inimigo, faça dez amigos, cumprimente a todos, seja cordial, atencioso, cavalheiro e cativante”. É o que tenho tentado fazer em cada momento da vida.  Amigo é o que ri e comigo chora, intriga-se, revolta-se, reclama, ausenta-se depois volta. Sim, volta amadurecido, consciente e mais amigo. Amigo oferta favores sem cobranças, é aquele que também quando adoece deixa-me  triste e quando morre arranca um pedaço de mim. Amigo não tem sexo, posso abraça-lo, beija-lo e dizer “eu te amo” na frente de tudo e de todos, sem levantar preconceitos. Meus amigos são tolerant es, escu tam-me quando silencio ou até mesmo quando falo muito. Tudo tem uma reposta ou significado para eles o que muito significa para mim. São respostas aos meus anseios, a recíproca é verdadeira. Quando os critico não faço diante de outros, porquanto eles merecem total respeito. Amigos verdadeiros suportam os meus defeitos e reconhecem as minhas virtudes. São aqueles que considero como irmãos autênticos, sabendo que muitas vezes um irmão nem sempre  é um confiável amigo. Há pessoas que surgiram em meu caminho como um breve pensamento e aos poucos foram conquistando-me e tornando-me feliz. São os meus novos amigos e assim serão. Sou gratificado, visto que a maior riqueza que possuo são os meus amigos.  Ressalte-se que, o melhor amigo que encontrei, companheiro inseparável de todas às horas, que me acalenta, estanca as minhas lágrimas e cessa o meu p ranto – seu nome é Jesus. “Nenhum amigo há igual a Cristo! Não, nenhum! Não, nenhum! Repreende com dulçor e me anima com vigor. Sim, o melhor amigo é Cristo”, diz a bela canção do hinário batista.
 
ELE É DEMOCRÁTICO
Polvoroso, porém democrático, o Covid-19 prejudica bilionário, milionário, muito rico, rico, classe média, pobre, miserável, desvalido e indigente. As divisas impostas pelos decantados nobres de maior saldo em conta bancária. Foram abertas porque nenhum pedágio seu simboliza a doença invisível, voraz e assassina. Mas, Deus, que ainda não perdeu o controle desse mundo turbulento e ardente em chamas.
 
FUMANTES SÃO VUNERÁVEIS
As pessoas fumantes, infectadas com o novo Covid-19), têm 14 vezes mais chances de morrer do que as não fumantes. O alerta é da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que lançou em seu site uma campanha voltada à conscientização sobre os perigos de fumar. “O fato de os fumantes estarem mais propensos às infecções virais e a probabilidade de morte 14 vezes maior quando o Covid-19 infecta fumantes, de acordo com estudos realizados, faz deste um bom momento para se pensar em tratamentos antitabagismo”, ressalta o presidente da entidade, João Fernando Ferreira.
 
PASTOR LEUCÊMICO
O pastor e advogado André Luiz de Almeida Mendonça, da Igreja Presbiteriana em Santos (SP), atual  ministro da Justiça vê “atentado à democr acia&rdq uo; em operação da Polícia Federal. Talvez, se o reverendo presbiteriano se tivesse apascentando o rebanho de Deus fosse mais abençoado do que botar o bedelho no meio dessa celeuma. Mais um que não foi chamado por Deus para apascentar as ovelhas do seu pasto do Senhor Jesus, e sim, para ser advogado do Governo, em seguida, desembarcar como ministro da Suprema Corte, segundo o capitão.  
 
A TERRA AGONIZA
O cenário natural da Terra se modifica, de modo geral, quatro vezes no ano, conforme as estações: primavera, verão, outono e inverno. Muda o cenário geográfico a seu tempo, haja vista possuírem características singulares. Na primavera ocorre o reflorescimento das plantas e da fauna terrestre. No verão, os dias são mais longos e quentes. No outono, as folhas ficam secas, com tonalidades que vão do amarelo ao marrom, ocasionando bela impressão visual. E, no inverno, acontecem as baixas temperaturas e as chuvas periódicas, com dias cinzentos e de baixa luminosidade.
 
TRANSIÇÂO
Cada estação do ano possui sinais identificando a transição de uma à outra. O agricultor, o pescador, o surfista, além de outros especialistas estão acostumados a olhar para a natureza para saber se é a época correta para plantar certa qualidade de semente, pescar ou “pegar” uma grande onda. A natureza fala por meio de seus ciclos. Os fenômenos climáticos, o tão comentado aquecimento global e o degelo crescente do Ártico são sinais que o planeta Terra está doente.
 
SALOMÃO
O sábio Salomão procurou a felicidade na bebida, na riqueza, no prazer e na fama. Ao final, descobriu que tudo isso não passava de vaidade. A palavra "vaidade" significa "correr atrás do vento". Tem cor, mas não conteúdo. Tem aparência, mas não consistência. Tem movimento, mas não permanência. O sentido da vida está no temor a DEUS. Somente em DEUS encontramos razão na nossa vida. Somente na SUA presença há plenitude de alegria!
 
A LONGA TRAVESSIA
A Igreja Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN), sob a presidência do pastor Martim Alves da Silva, completou dia 14 de maio passado, 102 anos de fundação, pregando ao longo de gerações, o Evangelho de Jesus Cristo, anunciando em solo potiguar,  e além fronteiras  à Obra da Redenção consumada no Calvário e dinamizada no pentecoste.  Parabéns, assembleianos pela memorável data!
 
IGREJA ANGLICANA
É uma igreja reformada, que mantém o episcopado histórico, os sacramentos e a liturgia.Tem em comum as Igrejas Orientais e a de Roma alguns aspectos estéticos exteriores, mas não a teologia. Ela descende da Igreja Celta autônoma dos primeiros seis séculos, localizada nas Ilhas Britânicas. Esteve, posteriormente, sob a autoridade papal, da qual se desvinculou quando da Reforma Protestante do Século 16, que teve como um de seus líderes o monge Martinho Lutero. Atualmente, a Anglicana está presente em 165 países, com mais 80 milhões de seguidores, e tem a Sé de Cantuária como símbolo da unidade, necessariamente, do ponto de vista cristão.
 
ABORDAGEM POLÍTICA
O deputado estadual José Dias (PSDB), em sessão ordinária por Sistema de Deliberação Remota (SDR) efetuada na Assembleia Legislativa do potiguar, chamou a atenção para a abordagem dos políticos ao tratar do assunto Covide-19, acrescentando: “Essa pandemia para mim no momento não é só uma doença política e psíquica. Eu não sou profissional de saúde, porém acho que todos nós entendemos alguma coisa da psique humana,  complementando que tenho dado a minha contribuição como cidadão, nesse aspecto até que estou tranquilo”.
 
DIREITO DE EXPRESSÃO
Segundo a Constituição do Brasil, promulgada em 1988,a relação entre a mídia e a liberdade de expressão é fundamental, visto que reúne os meios que alargam as possibilidades das mais variadas manifestações como a escrita e a expressão plástica. O direito de se expressar não indica que não haja imposição de limites éticos e morais. Destarte, a calúnia não é permitida, bem como atos de injúria, pois desta forma há direitos que deixariam de ser preservados. A preservação dos direitos de expressão deve ser assegurada em qualquer meio de comunicaç&atilde ;o, incl uindo a Internet. A informalidade não deve significar a liberdade total para se dizer o que se quer e ofender as pessoas, causando danos morais
 
EPIDEMIA NO BRASIL
Segundo o “Antagonista”, o chefe do Institute for Health Metric and Evanluation (IHME), responsável pelos modelos estatísticos usados pela Casa Branca no monitoramento da Covid-19, disse à Folha de São Paulo, a propósito da epidemia no Brasil: “As infecções e mortes vão crescer e, a parte mais assustadora, haverá a sobrecarga total do sistema de saúde. Isso vai causar mais prejuízo à economia do que se fizer o isolamento por duas semanas.
 
LOCKDOWN
Se a população ficar em casa e levar isso a sério por duas semanas, registraremos diminuição da propagação do vírus e poderemos reabrir em fases (…). O lockdown salvou muitas vidas nos EUA. Fizemos as projeções para o Brasil de 125 mil mortes até 4 de agosto, mas não significa que vai acontecer, podemos parar isso. É preciso que cada brasileiro faça sua parte” – ressalta o IHME.
 
“OFF-SET” DO DIÁRIO
Precisamente, há 50 anos chegou a Natal o “off-ser” importado de Nova Iorque (EUA) pelo Diário de Natal, chegou à sede do jornal na Av. Rio Branco – informa, na capa, a edição do DN em 3 de janeiro de 1970. A mesma edição traz notícias históricas: 1) Pela primeira vez, uma Copa do Mundo será vista pela TV no Brasil; 2) Começa em janeiro a retenção na fonte do imposto de renda de assalariados; e 3) Um derrame de cédulas falsas é descoberto no RN.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Parabéns: Para o casal médico Isaac Mário e sua esposa professora Kátia Cilene, que dia 27 maio passado, completou 20 anos de casados, isto é, Bodas de Porcelana. Felicidades  o venturoso par;
 
...STF: Relator do inquérito das Fake News, Alexandre de Moraes diz que Liberdade de expressão exige responsabilidade;
 
...TopBuzz: O presidente Bolsonaro sanciona socorro a estados e municípios e veta reajuste a servidores sugerido pelo liberal ministro da Economia, Paulo Guedes; e
 
...O DIA: Outro militar. Indicado pelo Centrão o Governo Federal nomeia o Coronel Giovane Gomes para assumir o comando da Fundação Nacional de Saúde no lugar de Márcio Sidney Cavalcante.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).