Ananda Carvalho

18/06/2020 00h02
 
Filmes que ajudaram o Mundo
 
 
Todos já vimos algum filme que traz uma situação revoltante, que te faz ficar incomodado com aquilo, as vezes até faz você engajar em uma causa, e as vezes o filme tem esse impacto em várias pessoas chegando a mudar e criar leis.
 
O filme mais famoso dessa lista provavelmente é “Bambi”, desde de 1942 a animação da Disney destrói o coração de quem ver com a morte da mãe do Bambi, e com esse efeito no publico aumentou muito as discussões sobre caças, nos anos seguintes mudando e criando muitas leis sobre a caça.
 
"Blackfish” de 2013 mostrando como a pressão no treinamento de animais que são expostos em atrações de parques aquáticos é enorme, foi realizado após a morte de uma treinadora por uma orca do parque aquático SeaWorld, alguns anos após a sua estreia o parque perdeu grande parte dos seus lucros e extinguiu o programa de treinamento das orcas, a caça pelo mundo também foi mais regulamentada. 
 
Nem sempre o efeito é em forma de leis e nem imediato mas só de trazer uma discussão a tona pode ocorrer um efeito dominó ou uma conscientização muito maior. O documentário  “A enseada” de 2009 mostra o massacre que ocorre aos Golfinhos em uma reserva Japonesa e os malefícios disso, mostrando desde a pesca, ao governo e parques aquáticos que procuram esses animais o documentário é chocante, Richard O'Barry um dos criadores do projeto diz ter certa culpa pela popularidade dos golfinhos em parques aquáticos já que foi um dos responsáveis pela série “Flipper” nos anos 60, série que aumentou muito a popularidade dos golfinhos e consequentemente a procura em parques.
 
Saindo um pouco da violência contra animais, o filme “Filadélfia” de 1993 acompanha um advogado que é demitido logo após descobrir ser portador do vírus HIV, o filme ajudou o assunto a sair do tabu da época inclusive aumentando os fundos cientificos que procuravam medicamentos na época. 
 
Deixando a menção honrosa a “Victim” filme inglês de 1961 que ajudou a mudar a lei que criminalizava homossexualidade na Inglaterra. E “Super Size Me: A Dieta do Palhaço” que acompanha o diretor se alimentando 1 mês de apenas McDonald's, e mesmo com algumas pessoas duvidando de algumasinformações dadas, o filme serviu para o seu propósito e mostrou como o hábito de alimentação de fast-foods, principalmente estadunidense, é absurdamente prejudicial.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).