Claudino Leite

14/07/2020 08h14
Com Deus nãos e brinca e outras notas
 
PARE E REFLITA...
Na Bíblia está escrito: “Não vos deixais enganeis: De Deus não se zomba; o porquê tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
 
COM DEUS NÃO SE BRINCA
Nestas alinhavadas linhas que escrevo nesse isolamento social enfoco  algumas pessoas de destaque desprovidas de fé, que foram infelizes ao se referirem  ao Criador: John Lennon, ao dar  uma entrevista em uma revista americana, em 1966, disse: “O cristianismo vai se acabar, vai se encolher e desaparecer”. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, somos mais populares que Jesus”. Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã.  O Tancredo Neves, na ocasião da campanha presidencial, frisou: “que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da República. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse. Leonel Brizola, em 1990, quando em campanha presidencial, declarou “que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente”. A campanha quando acabou, apontou Fernando Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar. Marilyn Monroe recebeu uma visita do saudoso missionário americano Billy Graham, durante a apresentação de um show: Ele, um pregador do Evangelho, na época havia sido mandado por Deus àquele lugar para pregar à Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, respondeu: “Não preciso do seu Jesus”. Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento. O ex-vocalista Bon Scote, do conjunto AC/DC,  em 1979, cantava uma música com a seguinte frase: “Don’t stop me. I’m going down all the way, on highway to hell, que traduzida em português significa: “não impeça”… Vou seguir o caminho até o fim, na autoestrada para o inferno”. No dia 19 de fevereiro de 1980, Bon Scote foi encontrado morto, asfixiado pelo próprio vômito. Cazuza, em um show no Canecão, no Rio de Janeiro, deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: “Deus, essa é para você!” Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.  O navio transatlântico Titanic, na ocasião em que foi construído, foi apontado como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto-mar. Uma repórter fez a seguinte pergunta ao construtor: “O que o senhor tem a dizer à imprensa concernente a segurança do seu navio? O homem, com o tom irônico, afirmou: “Nem Deus poderá afundar meu navio”. O resultado foi o maior naufrágio de uma embarcação de passageiros do mundo. Além desses, outras pessoas importantes também se esqueceram que a nenhum outro nome foi dada a autoridade como a que há no nome de Jesus. A ele toda honra e toda glória. Não esqueça disso: Muitos morreram, mas um ressuscitou está vivo até hoje: JESUS CRISTO, o Salvador da humanidade.
 
ORDEM DOS PASTORES
A Ordem dos Pastores de Natal (OPEN) tem novo presidente. É o pastor Miguel Arcanjo Soares, da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil. Substitui o reverendo Ednaldo Melo, da Igreja Presbiteriana Marinas Praia Sul, que foi residir em Brasília (DF).
 
MINISTRO DA EDUCAÇÃO
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Milton Ribeiro como ministro da Educação (MEC). Ribeiro é membro da Comissão de Ética Pública da Presidência, ex-vice-reitor da Faculdade Mackenzie em São Paulo, além de pastor da Igreja Presbiteriana em Santos,  no litoral paulista. Ele explicou que,  as suas prioridades à frente do MEC, “é dar atenção especial à educação básica, fundamental e ao ensino profissionalizante. Ao mesmo tempo  incrementar o ensino superior e a pesquisa científica, em articulação com os estados, municípios e seus gestores para mudar a história da educação do nosso país”. O reverendo será o quarto ministro da Educação em um ano e meio de governo Bolsonaro. Substitui Carlos Alberto Decotelli, que, antes de tomar posse no lugar de Abraham Weintraub, foi demitido por ter inflado o seu currículo. Milton Ribeiro rogou que Deus a abenção nesse novo desafio, ressaltando que é “doutor em Educação pela USP”.
 
BANCADA EVANGÉLICA
Articula em Brasília reação ao avanço do debate no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o “abuso de poder religioso” se tornar motivo para a cassação de mandatos. O grupo já solicitou audiência com o ministro Edson Fachin, que defendeu no TSE a possibilidade de os políticos responderem por essa prática já a partir da eleição deste ano. A expectativa é que o ministro receba integrantes da bancada na primeira no início de agosto, depois do recesso do judiciário. Após as sinalizações dadas pelo ministro em julgamento no TSE, a Frente Parlamentar Evangélica se reuniu de forma virtual para discutir estratégias. Uma das frentes de atuação será na corte.
 
RETOMADA DAS ATIVIDADES
A Prefeitura do Natal decretou a de retomada das atividades na capital potiguar. O Município levou em consideração a baixa taxa de transmissibilidade do coronavírus, a tendência de queda na solicitação de leitos críticos para Covid-19, além do parecer do Comitê Científico de Natal que orienta o enfrentamento da pandemia. As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).
 
IGREJAS & TEMPLOS
Nesta nova fase, estão liberadas as atividades religiosas   Igrejas e templos, por exemplo, podem abrir suas portas, desde que regulem a presença simultânea de até 20 pessoas no local, com distanciamento de 1,5 metro entre os fiéis. Além disso, caberá à administração das entidades fazer higienização do local e o controle de acesso de pessoas, sendo proibido o acesso ou permanência de pessoas no local sem a utilização de máscara de proteção e prévia higienização das mãos com álcool 70º INPM – que deverá ser disponibilizado na porta de acesso e em locais de circulação de pessoas, entre outros.
Também foi liberado o funcionamento parcial dos shoppings  centers para retirada dos produtos locais, no sistema “drive-thu”.  As vendas precisam ser feitas por meio digital, telefone ou cartão de créditos. Os clientes deverão fazer a retirada dos produtos em um guichê montado nas áreas de estacionamento, sem descerem dos carros.
 
O TEMPO
É como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas     vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Mas busque, acima de tudo, um alguém que saiba o seu verdadeiro valor.Tenha quatro amores: Deus, a Vida, a família e os amigos. Deus, porque é o dono da vida; a vida porque é curta; a família porque é única e os amigos porque são raros!             
                             
PANDEMIA ATINGE A ECONOMIA
Antes de o Congresso Nacional votar a Reforma da Previdência se procurava evitar que no país, o número de aposentados  fosse maior do que o de segurados em atividade. Bastaram três meses para o quadro semelhante se consumar: o número de desempregados passou o de empregados. Lá se vão 87.7 milhões de trabalhadores sem emprego, número maior do que o desempregados. É o que aponta os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios  feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos meses de abril e maio passado.
 
“UM EDITOR CAMARADA”
É o título do livro do ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e meu ex-professor da Faculdade de Jornalismo Elói de Souza, Geraldo dos Santos Queiroz, que espera lança-lo ainda este ano se a tal da pandemia não atrapalhar. A obra trata da biografia do saudoso jornalista, editor e livreiro Carlos Lima. O exemplar é aguardado por todas tribos literárias desta aldeia.
 
RECADASTRAMENTO
Permanece suspensa até 30 de setembro vindouro, a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis da Administração Pública Federal. A decisão é da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal da União e está relacionada ao enfrentamento da Covid-19.
 
ARTE & SOLIDARIEDADE
É o projeto que Leila Cunha Lima, que está ajudando a três instituições: “Casa do Bem”, “Aparn” e “Filhos de Mãe Luíza”, Teve adesão de 100 fotógrafos, todos solidários, os quais registraram com suas lentes mágicas dos sertões e praias do Rio Gradne do Norte. Cada foto custa 150 reais. Os interessados que quiserem participar do projeto acesse: WWW.olharpotiguar.com.br.
 
VACINA CHINESA
O governo do Estado de São Paulo anunciou que o recrutamento de voluntários para a terceira fase de testes da vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela farmacêutica chinesa de biotecnologia Sinovac começou  segunda-feira, 13 de junho passado. À Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) liberou a nova etapa do projeto realizado pelo laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantã. Em todo o Brasil, serão escolhidos nove mil voluntários distribuídos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal.
 
OBITUÁRIO - 1
Consternado e com tristeza, comunico o falecimento do meu amigo e ex-chefe no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos anos 70, Zenon de Souza Leite, 89 anos, vítima de insuficiência cardíaca. Ele estava internado na Casa de Saúde São Lucas, há 15 dias, e na manhã deste domingo, 12 de junho partiu para eternidade. À sua memória o meu respeito. À viúva Maria da Paz, a seus filhos: médico Ricardo Bittencourt, Laurency e Regina, o genro Marivaldo, além dos demais familiares minhas condolências. Com o colunista fica a saudade e os bons momentos que vivenciamos. Fidalgo, cavaleiro e cordial, Zenon descansou em paz.
 
OBITUÁRIO - 2 - MERY MEDEIROS
Em ex-colega de turma do curso Ginasial no velho Atheneu, na década de 70,  encantou-se para sempre. Tive o conhecimento de seu falecimento pelas redes sociais. Militante político cultural, inteligentíssimo, bom papo e de fino trato. Minhas condolências à família enlutada.
 
MAQUIAR A REALIDADE?
Interessa a quem levar à população a informação de que ninguém morreu de Covid-19, nas últimas 24 horas? Esse é o sonho maior de hoje. Todo mundo espera por essa notícia, porém desde que ela seja verdadeira. O fato do laboratório LAIS, da UFRN, não ter divulgado número de mortes em 24 horas, não significa que mortes não tenham sido registradas. São 180 mortes em análise, sendo investigadas se aconteceram por causa do coronavírus ou por outro motivo. Tratar esse detalhe de não ter os dados oficiais, como uma informação de que ninguém morreu e repassar isso como manchetes, é querer enganar.E a quem interessa maquiar a realidade? Infelizmente a gente ainda não tem como dizer que ou Natal ou o Rio Grande do Norte não registrou nenhuma morte por Covid-19,  em 24 horas. Torcemos por isso, mas, infelizmente, ainda não temos essa notícia.
 
GIRO PELO TWITTER...
... Coronavírus: sob pressão, servidores federais vão à Justiça por direito a home office;
...Meus parabéns e votos de saúde e felicidades para a leitora e irmã em Cristo, Milza da Silva Gomes, que quarta-feira, 8 de julho findo, amanheceu de idade nova;
...Correspondentes no Reino Unido repetem que Jair Bolsonaro é o segundo “chefe de Estado” a contrair Covid-19, depois de Boris Johnson. Moram lá e ainda não sabem que premier é chefe de governo;
...O presidente Jair Bolsonaro está mesmo com Covid-19?
Ou fez marketing para depois dizer que se curou com cloroquina?
...Sobrinha de Donald Trump dispara na lista de mais vendidos do livro “Demais e Nunca o Suficiente: Como Minha Família Criou o Homem Mais Perigoso do Mundo”. e
...Na maior crise sanitária que assola a humanidade em todos os tempos é admissível que todos tentem contribuir para soluções. A ciência procura a cura, a prevenção e o tratamento. A fé recorrer ao divino.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).