Liliana Borges

08/08/2020 00h06
 
ALBUFEIRA, Salgados, Oura e Alemães
 
 
Albufeira é sede do Concelho que leva o mesmo nome, a 238 Km de Lisboa, pertencente ao Distrito de Faro na Região do Algarve, o município tem cerca de 40.828 habitantes, subdividido em 4 freguesias: Albufeira e Olhos de Água (sede), Ferreiras, Guia e Paderne. 
 
A região foi habitada desde os tempos pré-históricos, dominada por vários povos como os romanos, posteriormente, os árabes até ser reconquistada definitivamente no reinado de D. Afonso III, em meados do séc. XII, como toda a Península Ibérica foi palco de muitas conquistas e reconquistas, onde os muçulmanos tiveram o domínio por um longo período, cerca de 700 anos.
 
A cidade foi fortemente abalada pelo terremoto de 1755, os registros relatam que ondas de mais 10m de altura atingiram a vila destruindo suas edificações, apenas restando 27 habitações que foram muito danificadas. E ainda, o pior aconteceu quando seus moradores se refugiaram na igreja matriz e seguidamente desabou, causando 227 vítimas.
 
Todos que lá passaram deixaram muitos e valiosos vestígios: aquedutos, estradas, pontes, castelo, mesquitas que foram adaptadas ao culto cristã. Todavia, introduziram novas técnicas agrícolas, culturas e costumes que sobreviveram até nossos dias, presenteando-nos com um belo legado patrimonial arquitetónico e cultural.
 
Por volta de meados do séc. XIX, houve o impulsionamento da economia em decorrência da atividade piscatória, mais adiante, já no século passado, na década de 60 iniciou o movimento turístico começando pelos turistas nacionais e depois os ingleses, na atualidade é uma grande estância turística conhecida mundialmente.
 
Esta região também tem belas praias, Salgados possui um ótimo espaço no areal para ficar ao sol ou, simplesmente caminhar e, além de linda, tem uma excelente estrutura com condomínios, hotéis e resorts para todos os gostos, como também, para caber em todos os bolsos. Ela possui um ótimo acesso aos pedestres com passadiços e ciclovias que favorecem a prática desportivas.
 
Vale destacar que o verão europeu encontramos uma diversidade de culturas e pessoas de vários lugares do mundo, onde todos respeitam a individualidade do outro. Ao longo da beira mar entre os Salgados e Armação de Pêra nas minhas caminhadas, deparei com uma área onde praticam o naturismo; sozinhos, casais ou famílias inteiras. Todas as idades, cada um na sua, os passantes vestidos ou não circulam naturalmente.
 
A praia da Oura é baladaladíssima, no final da rua do mesmo nome que é repleta de bares, restaurantes, danceterias. Lugar de agito e bem frequentada pelo público de todas as idades, como também, não poderia ser diferente da região, possui uma boa estrutura de alojamentos para ficar na temporada de verão. 
 
Alemães é outra bela nas proximidades, a origem de sua denominação foi devido a existência de uma fábrica que era propriedade de uma família alemã e, assim a praia adjacente passou a ser designada por este nome. Lá tive o prazer de conhecer o “NoSoloÁgua”, uma combinação de praia, bar e restaurante a beira mar; onde tem um serviço de qualidade acompanhado de um cardápio recheado de iguarias, pratos bem elaborados e com ótima apresentação, cocktais e sucos convidativos. Enchem nossos olhos!
 
São vários tipos de cozinha, inclusive a brasileira que aproveitei para diminuir a minha saudade, onde saboreei uma maravilhosa picanha acompanhada de farofa, arroz, feijão, banana a milanesa e abacaxi assado. Além do mais é um ambiente descontraído, de muito bom gosto e principalmente, com preços justos. Logo na entrada nos deparamos com três lindíssimas obras de artes: estátuas de Buda originárias de Bali, Indonésia: “não escuto”, “não vejo” e “não falo”. Onde tudo pode acontecer…
 
O Algarve tem inúmeras praias, não somente lindas, excelente rede hoteleira; vilas e cidades limpas, estruturadas que nos convidam a conhecer e, sempre deixando o gostinho de quero mais. Entretanto, fico por aqui esperando ter mais oportunidades para visitar esta região e contar aos meus leitores mais a frente. Continuarei no verão português escrevendo sobre outros sítios, outras localidades portuguesas tão belas quanto.
 
Vale conferir! Algarve tem um pouco de nosso Brasil, nossa alegria, nosso calor…
 
Nosso Oceano Atlântico, outra margem….
 
Simplesmente, a energia do nosso mar...
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).