Claudino Leite

18/08/2020 07h42
 
 
Notas
 
 
PARE E REFLITA...
“Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações” (I Pedro 3:12).
 
ORAÇÕES SÃO JOIAS PRECIOSAS
Prezado leitor, você e eu vivemos num mundo barulhento. Conseguir a atenção de alguém não é tarefa simples. A pessoa deve estar disposta a pôr tudo de lado para ouvir; desligar, o rádio,o celular, a televisão, afastar-se do monitor, dobrar o canto da página do livro. É um privilégio quando alguém dispõe-se a silenciar todas as coisas de ouvir-nos claramente. De fato, é um raro privilégio. Suas orações são honradas no céu como joias preciosas. Purificadas e autorizadas, as palavras sobem numa deliciosa fragrância ao Senhor Jesus. Suas palavras não param até alcançar o trono de Deus. As su as ora&c cedil;ões na terra ativam o poder de Deus no céu, e a vontade do Pai Celestial é feita na terra, assim como no céu... Suas preces movem Deus a mudar o mundo. Você pode não entender o segredo da oração. Você não precisa compreender. Porém esta máxima é bastante clara: As ações no céu começam quando alguém na terra suplica na terra. Portanto, isso é uma questão de fé.
 
IDENTIFICAÇÃO
Como identificar uma igreja boa? Seria a maior? A mais ativa? A mais conhecida? A mais rica? Certamente, Jesus julga por critério diferente do nosso. Ele pode ver uma igreja pobre ou fraca como uma congregação fiel, missionária, dedicada, perseverante e santificada. Os homens tendem a medi-la pela força e qualidade em termos de tamanho, poder e riqueza. Jesus vê as igrejas de forma diferente, independente de sucesso que o mundo vê e mede. O Mestre da Galileia olha para o caráter e o coração de cada discípulo e de cada igreja. Ao invés de tentar impressionar os homens, devemos nos dedicar ao desenvolvimento. Ter o caráter que agrada o Criador.
 
LEITURA DA BÍBLIA
As pessoas podem estar mais atentas às notícias e às atualizações nas mídias sociais durante a pandemia de coronavírus, mas estão se afastando da leitura da Bíblia. Isso é o que diz o levantamento publicado pela Sociedade Bíblica Americana. O número de americanos engajados na leitura bíblica teve um declínio significativo de 28% para 22,7% entre janeiro e junho, de acordo com dados coletados pela organização em junho.< /span>
 
O QUE ENSINA AS ESCRITURAS?
“E conhecereis a verdade, e a verdade os libertará” (João 8.32). Toda Escritura, além de inspirada por Deus, é também útil. Isso faz diferença. Devemos trabalhar para criarmos uma mentalidade bíblica e ensinar a arte de encarar os acontecimentos sob uma perspectiva cristã. Firmados na Palavra, certos de sua relevância, desejamos refletir a Verdade. Nosso propósito é contribuir para transformação de vidas, produzindo conteúdo que evangeliza e edifica, comunicando Cristo, em quem Deus está reconciliando todas as coisas. Portanto, meus poucos leitores só falta semearmos conosco a beleza da Verdade que liberta.< /span>
 
AUTORIDADE RELIGIOSA
O ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal (STF) já incorporou o viés legislador do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Fachin ameaçou taxar de “abuso de autoridade religiosa” a ação de igrejas em eleição, algo que a lei não veda. Sindicalista pode, líder religioso, não? A Lei de Abuso de Autoridade pune outros abusos, inclusive da Justiça.
 
PEDIRAM O BONÉ
Apesar do ministro das Comunicações, Fábio Faria conseguir publicidade em torno de um alinhamento entre ele e o secretário especial de Desestatização e Privatização Salim Mattar, a notícia séria que circulou em Brasília (DF) se confirmou: Salim pediu pra sair. Salim estaria deixando o governo, como noticiado, abalado por uma disputa sobre quem comandaria a privatização dos Correios e da Telebrás – se ele ou Fábio Faria. Mattar anda insatisfeito com o que considera abandono do programa de privatizações. F&aacut e;bio se livrou de Salim, de quem não estava alinhado. Quem também deixa o governo é Paulo Uebel, secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital,enfraquecendo o ministro liberal da Economia Paulo Guedes.
 
ANDIFES
O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Edward Madureira, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.
 
ENTREVISTA
 Ao conceder entrevista à grande imprensa Madureira afirmou que o corte de quase R$ 1 bilhão pelo qual o MEC é diretamente responsável inviabiliza as atividades de ensino, pesquisa e extensão em 2021. Madureira ressaltou o valor da ciência e da produção de conhecimento, em especial em meio à pandemia do coronavírus, como no desenvolvimento de tecnologias, atendimento em hospitais e realização de testes. "Ao receber uma notícia dessas, ficamos extremamente tristes. Não tem outra palavra para descrever. E uma forma de aquecer a economia é soltar gente preparada no mercado. “A gente se depara com um cenári o em que vamos ter que lutar para sobreviver", desabafou.
 
REFORMA ADMINISTRATIVA
No centro das divergências entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e a sua equipe econômica, a reforma administrativa pode avançar. Em pronunciamento realizado ontem, no Palácio do Alvorada, ao lado dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AM), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Bolsonaro sinalizou - ainda que de forma tímida - que o tema não saiu da pauta. Apesar de presente, o ministro Paulo Guedes (Economia) não se manifestou. O breve discurso ocorreu após reunião com lideranças do Executivo e do Legislativo para firmar o compromisso com o teto de gastos. A tentativa é de apagar o incêndio no governo diante da debanda da que o correu essa semana no Ministério da Economia.
 
PRESIDENTE DO BB
A nomeação de André Brandão como presidente do Banco do Brasil  (BB) foi oficializada pelo banco estatal em comunicado ao mercado. Brandão era chefe do HSBC Global Market para as Américas em Nova York, banco em que ele atuava desde 2003. Antes de chegar ao HSBC, ele permaneceu mais de dez anos no Citibank.O executivo substitui Rubem Novaes, que anunciou seu pedido de demissão do cargo no dia 24 de julho. Novaes permanecerá no posto para fazer uma transição e deve sair até o final de agosto. Na sua inesperada carta de demissão à época, Novaes disse que o banco precisa de renovação para enfrentar os momentos f uturos d e inovações no sistema bancário.
 
JAIME RETORNA À SECRETARIA
O Diário Oficial do Estado de sábado,15 de julho traz a nomeação do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado Pereira dos Santos, de volta para o cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado. Jaime tinha deixado o cargo no início de junho, alegando a necessidade de estruturar o partido que preside no RN, o PROS, ao qual é filiada também a esposa-senadora Zenaide Maia. A volta de Calado para a Secretaria um dia após o prazo final de desincompatibilização mostra que ele tinha se afastado do cargo para ficar apto a disputar a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, porém, decidiu, apoiar a pré-candidatura à ; reelei ção do aliado Paulinho, que trocou o PL pelo PROS, em comum acordo com o deputado federal João Maia.
 
TESTE SOROLÓGICO
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu incorporar ao rol de procedimentos e eventos em saúde o teste sorológico para detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo após exposição ao novo Coronavírus  (Covid-19). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (13), pela diretoria colegiada da agência.
 
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Desde segunda-feira, 17, a primeira fase retomou a volta de trabalhos presenciais na Assembleia Legislativa do Estado. As fases subsequentes dependerão dos números da pandemia e dos resultados obtidos com a retomada. Poderão voltar somente 20% dos servidores, permanecendo os demais em sistema de home office. Sempre que possível haverá rodízio dos servidores em dias alternados, sendo cumprido o distanciamento social de no mínimo 1,5 a 2 metros, controle na entrada com aferição de temperatura dos servidores, triagem com o pessoal do setor de saúde, uso de máscaras obrigatório, medidas de higiene reforçadas com lavagem de mãos, uso de & aacute;l cool em gel, limpeza e desinfecção. Não será permitido o compartilhamento de objetos entre os servidores e a entrada de dependentes e da comunidade continuarão vedados. A Assembleia Funcionará em horário reduzido, das 8h às 13h, e não será aberta ao público. Também foi recomendado que todas as atividades externas continuarão suspensas, sem prazo para retorno. O plano de retomada da ALRN será compartilhado com outras Casas Legislativas do Brasil.
 
OBITUÁRIO 1
Faleceu, quinta-feira, 13 de agosto, a minha estimada vizinha da Rua João Lindolfo, no Tirol, Àguida Maria de Vasconcelos (Nenê), aos 99 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória e pulmonar. Minhas condolências à família enlutada.
 
OBITUÁRIO 2
Com pesar, informo o falecimento da professora Estela Maria Araújo de Carvalho, 77 anos, vítima de câncer no aparelho digestivo, ocorrido na noite de sábado,15 de agosto. O corpo foi velado no Centro de Velório Morada da Paz, na Rua São José, em Lagoa Seca e o enterro aconteceu no Cemitério Parque de Nova Descoberta. A professora Estela participou da formação de muitas gerações de bacharéis em Matemática, marcando a história da Universidade Federal  (UFRN), com seu importante legado de conhecimento no campo das Ciências Exatas e a participa&cced il;&atil de;o em diversos cargos de gestão, dedicando-se por décadas à vida acadêmica. Incansavelmente. O advérbio bem se aplica a Estela para quem jamais houve possibilidade de fadiga. Não logrou vencer a doença, é verdade. Mas lutou até o fim. E assim a lembraremos: a lutadora de riso franco, a aguda crítica, a observadora precisa e irrefutável do dia a dia do Campus Universitário. Estela. Estrela. Contemplemos o seu brilho, agora no infinito.  Nossa solidariedade ao viúvo, meu amigo professor Anecildo Batista de Carvalho, a irmã Salomé e aos demais fami liares e amigos enlutados pela irreparável perda. 
 
GIRO PELO TWITTER...
...Quarta-feira, 12 de agosto, deste ano, a Igreja Presbiteriana do Brasil completou 161 anos de fundação, semeando a pregação do Santo Evangelho de Cristo. Parabéns presbiterianos!;
...Com atraso, parabenizo a irmã Ivete Machado de Melo, da Igreja Presbiteriana Memorial, leitora da coluna, que terça-feira, 11 de agosto, amanheceu de idade nova, sendo muito cumprimentada pelos familiares e amigos;
...Segundo a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia: “Irresponsabilidade política” e “cidadãos que não pensam nos outros” causaram tragédia de mais 100 mil mortos em decorrência da Covid-19;
...Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, ministros Braga Netto e Rogério Marinho são os conselheiros que podem levar o presidente Bolsonaro ao impea chment;
...O Tribunal de Contas da União determina que militares devolvam valor do auxílio emergencial recebido de forma indevida; e
...O Prefeito de Natal, Álvaro Dias homenageia o técnico de vôlei Jorge Moura, recentemente falecido ao entregar complexo esportivo na zona Norte de Natal.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).