Claudino Leite

22/09/2020 00h01
 
 
PARE E REFLITA...
“Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).
Cefas: chamada da primeira nota
 
 
“PROFESSOR AYRES” FORA DO HORÓSCOPO
 
Vivenciando ainda o isolamento social agora menos restrito imposto pelas autoridades sanitárias por causa dessa peste infernal do coronavírus, ceifando a vida de muitos amigos, encontro em meus alfarrábios uma entrevista que fiz, com o “Professor Ayres”, publicada no extinto jornal  matutino “O Poti”, em 1975, cujo editor era o saudoso jornalista João Neto. Por achar interessante esse testemunho de fé compartilho com os meus poucos e respeitáveis leitores para a edificação espiritual. “As verdades fundamentais da natureza podem ser reveladas em sonhos. Creio na Taboa Profética. Creio no Zodíaco (...)” (Augusto dos Anjos). Diferentemente do poeta paraibano, supracitado, que até o final da vida teria mantido sua crença na astrologia e nos horóscopos, José Calos Oliveira, o popular “Professor Ayres”, que militou vários anos no setor, em Natal e em outros Estados do Nordeste, resolveu agora abandonar a carreira para dedicar-se ao evangelho de Cristo. Explica o ex-horoscopista que teve “um encontro marcante com Cristo”.  Constata que o mundo hoje está atônito e perplexo, sem paz e tranquilidade. “Os homens precisam passar por uma transformação espiritual” . Nascido no Recife (PE), o “Professor Ayres”, frisa que sempre teve vocação para a ciência astrológica. Fez um curso  pelo Instituto de Astrologia de São Paulo (SP), obtendo êxito. Casou-se com Teresinha Alves de Oliveira, tornando-se depois pai de Kalina e Hoziglado. “Ai tive mesmo que me desdobrar pela profissão, em virtude da responsabilidade que pensava sobre os ombros para sustento  da família” recorda. Com boa aceitação do seu trabalho pelo público, tornou-se logo conhecido e muito procurado pela clientela, chegando a faturar um bom dinheiro, por meio de consultas e programas radiofônicos. Segundo ele, Trabalhou em muitas emissoras na região Nordeste, entre elas: Rádio Jornal do Comércio, no Recife; Rádio Correio da Paraíba; Rádio Rural de Crateús (CE); Rádio Rural de Aracaju, Sergipe e, finalmente, na antiga Rádio Cabugi  de Natal (atual Joven Pan News), conta José Carlos. O ex-“Professor Ayres” atuou cerca de oito anos na profissão de astrólogo e horoscopista. “Certo dia, quando assistia um programa de televisão em minha residência, senti uma profunda tristeza na minha alma e fiz uma prece a Deus, pois estava faltando uma coisa no meu mundo interior que só Cristo naquela hora poderia satisfazer os meus anseios”, pondera.  Daí, largou aquela “vida que estava sendo frívola e sem finalidade”. Passou por uma transformação espiritual, aceitando  Cristo como Salvador - completa”, e resolveu de uma vez por todas largar a profissão de astrólogo e dos horóscopos, passando a fabricar redes e comercializá-las, para sobreviver. “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, esta é a mensagem que José Carlos tem para o povo desprovido de fé e esperança, a fim de que o homem “possa servir a Cristo de coração e ganhar muitas almas para engrandecer o Reino dos Céus”.
 
GALILEU E NOSTRADAMOS
 Afirma José Carlos que a Astrologia existe desde Galileu e Nostradamus, mas admite que a maioria dos que dizem astrólogos “deixam muito a desejar”. Uns procuram “desencadear a ciência astrológica, por intermédio do espiritismo e outros preveem o futuro de qualquer maneira”. Sobre o falecido Omar Cardoso, astrólogo e horoscopista famoso, diz José Carlos: “Seria bom não falar sobre o ele, mas pela insistência do repórter, ele declara: Talvez, meu ex-companheiro de profissão não seja o melhor, porém indiscutivelmente, ele é o maior. Hoje, José Carlos de Oliveira é missionário evangélico da Assembleia de Deus nos Estados Unidos, tendo levado muitas almas aos pés de Cristo, para a Glória de Deus!
 
REFLERTINDO A VERDADE
“E conhecereis a verdade, e a verdade os libertará” (João 8.32). Toda Escritura, além de inspirada por Deus, é também útil. Isso faz diferença. Devemos trabalhar para criarmos uma mentalidade bíblica e ensinar a arte de encarar os acontecimentos sob uma perspectiva cristã. Firmados na Palavra, certos de sua relevância, desejamos refletir a Verdade. Nosso propósito é contribuir para transformação de vidas, produzindo conteúdo que evangeliza e edifica, comunicando Cristo, em quem Deus está reconciliando todas as coisas. Portanto, meus poucos leitores só falta semearmos conosco a beleza da Verdade que liberta.
 
IGREJA CONGREGACIONAL
É uma denominação cristã fundada em 1942, por missionários  argentinos, que começaram a trabalhar no Brasil no Estado do Rio Grande do Sul, a partir de 1938. Muitas igrejas independentes surgiram em terras gaúchas dissidentes das igrejas luteranas, fortemente concentradas naquele estado, com a advento do movimento oriundo da igreja luterana. O pastor Karl Spittler foi um dos líderes da fundação da denominação, que organizou-se em 11 de Janeiro de 1942, constituída inicialmente por sete igrejas. A partir de então a igreja cresceu e espalhou-se por vários estados brasileiros.
 
CURSOTEÓLOGICO
A maioria dos pastores congregacionais não possuíam curso de teologia, mas a partir de 1948, o Instituto de Teologia da Argentina começou a enviar pastores formados para as igrejas do Brasil. Em 1949, a igreja recebeu o pastor Richard Knerr, vindo dos Estados Unidos, ano em que passou a receber apoio das igrejas congregacionais estadunidenses. Em 1961, foi fundado o Instituto Bíblico Evangélico Congregacional em Unijuí (RS), para formar os pastores brasileiros. Em 1970, os próprios ministros brasileiros assumiram a liderança da denominação. Na época, a Congregacional transformou seus Instituto Bíblico em Seminário e chegou aos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, depois no Amazonas. Além disso, o trabalho missionário da igreja originou também igrejas no Paraguai, que em 2000, já constituam cerca de 19 comunidades.  
 
MAIOR DENOMINAÇÃO
E, atualmente, a terceira maior denominação congregacional, depois da União das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil e Igreja Cristã Evangélica Brasil. A denominação não ordena pastoras. Usa como línguas oficiais o alemão, espanhol e o português. A igreja pratica o batismo por aspersão, incluindo até crianças, a  exemplo da igreja católica. Por isso, ela se diferencia  das  demais denominações cristas do país. A igreja confessa a doutrina da Trindade, infalibilidade da Bíblia, a volta de Cristo, a indissolubilidade do casamento, além postulados carismáticos . Em Natal, a Congregacional está localizada na Rua Borborema,  nº 1083, no Alecrim,tendo o primeiro pastor o saudoso pastor João Clímaco Ximenes, em 1950, vindo de Campina Grande (PB).
 
DEMOCRÁTICO
Polvoroso, porém democrático, o Covid-19 prejudica bilionário, milionário, muito rico, rico, classe média, pobre, miserável, desvalido e indigente. As divisas impostas pelos decantados nobres de maior saldo em conta bancária. Foram abertas porque nenhum pedágio seu simboliza a doença invisível, voraz e assassino. Mas, Deus, que ainda não perdeu o controle desse mundo turbulento e ardente em chamas permite que o homem passe por isso para aprender a lição da Sua soberania.
 
DINHEIRO COMPRA TUDO?
Não, Meu caro leitor! O dinheiro pode comprar uma cama, mas não compra o sono; pode comprar um livro, porém não compra a inteligência; pode comprar um  uma posição, porquanto não compra o respeito; pode comprar o remédio, mas não a saúde;  pode comprar o sexo, entretanto, não compra o amor. O dinheiro não tem pátria. Não devemos ter amor ao dinheiro, pois, ele mal usado é a raiz de todos os males. Eu penso assim. Os outros...
(Republicada a pedido de alguns leitores).
IRMÃO GILBERTO
Agora é pra valer! Filiado ao Republicanos, dono da Livraria “Mundos dos Evangélicos”, o Irmão Gilberto, da Assembleia de Deus em Natal, anuncia à sua candidatura a vereador nas eleições de  15 de novembro vindouro.  Podendo fazer a diferença para representar o povo natalense, especialmente o segmento evangélico. O Irmão Gilberto foi oficializado candidato  na convenção municipal partidária sábado, 12 de setembro último.
 
HORA DO CAFÉ
Sintonize a Rádio 85.9 FM de Natal e escute o programa de grande audiência diário “Encontro com a Notícia”, das 7 às 8h30 da manhã, com apresentação dos jornalsitas Ciro Pedroza, Augusto Fontenele, Mara Martins, Jacqueline Oliveira, Daniela Freire, Álvaro Campelo, além de Lúcia Martins, dando sua opinião e mandando o seu alô pelo celular (84) 99112-3395  e fique por dentro das noticias mais atualizadas do dia.
 
LIÇÃO DE AUSTORIDADES
Quando os políticos falam em “austeridade”, nem de longe pensam em seguir o exemplo do marechal Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra de JK. Em 1955, o deputado Armando Falcão era líder do governo na Câmara e quis subir a serra para visitar familiares em Araras, mas o seu carro quebrou. Ele soube que Lott também subiria a serra e telefonou: “Ministro, o senhor pode me dar uma carona?” O marechal foi logo avisando: “Posso, pois não. Mas só até Petrópolis. De lá o senhor aluga um táxi. A gasolina é do Exército e não posso gastá-la com ninguém de fora...
 
INCONSTITUCIONALIDADE
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar, por maioria, inconstitucional a impressão de um comprovante de votação pela urna eletrônica, conforme previa a minirreforma eleitoral de 2015.
A impressão do voto já se encontrava suspensa por força de uma liminar (decisão provisória) concedida também pelo plenário do Supremo, em junho de 2018, alguns meses antes da eleição presidencial daquele ano.
 
14 CANDIDATOS A PREFEITO
Concluídas as convenções partidárias de Natal dia16 de setembro passado, foram apontados como candidatos a prefeito cerca de 14 candidatos  em 2020, o dobro da eleição passada. São eles: Álvaro Dias (PSDB), atual prefeito; SOLIDARIEDADE: Kelps Lima; PT: Jean Paul Prates; PSB: Hermano Morais; NOVO: Fernando Pinto.  PODEMOS: Afrânio Miranda;  PSTU: Rosália Miranda; PSOL: Nevinha Valentim;  DEMOCRACIA CRISTÃ:  Jaydir Oliver; PRTB: Coronel Hélio; PC do B: Fernando Freitas; e PSDC: Coronel Azevedo.
 
CONVOCAÇÃO
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) convocou este mês 17 novos profissionais de saúde aprovados no Concurso Nacional 01/2019, para atuarem nos Hospitais Universitário vinculados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A estatal, em conjunto com outros órgãos, conseguiu reverter o entendimento da Procuradoria-geral da Fazenda Nacional, acerca da Lei Complementar 173/2020, que impedia a realização de contratações para substituir profissionais que se desligaram antes do dia 28 de maio de 2020 (início da vigência da lei complementar). O novo entendimento da PGFN, defendido pela Ebserh, é de que as reposições de vacâncias poderão ser feitas sem um limite temporal.
 
A TERRA TREME NO RN
Um tremor de magnitude 2.2 foi registrado na noite de sexta-feira (11) em Pedra Preta, município no interior do Rio Grande do Norte com cerca de 18 mil habitantes e distante cerca de 140 quilômetros de Natal. O evento foi confirmado pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), que captou a atividade às 23h29 minutos.
Segundo o LabSis, o tremor foi registrado por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN e foi sentida de forma "bastante forte" pelos moradores da cidade.
Em menos de um mês, esse é o terceiro registro de tremor no município de Pedra Preta. O mais recente havia sido em 29 de agosto, quando outro de magnitude 2.2 foi captado pelo LabSis da UFRN. Em 17 de agosto, o tremor foi de magnitude 1.8.
 
OBITUÁRIO 1
Partiu para a eternidade sábado, 12 de setembro passado, a irmã Adaíl Azevedo, vítima de cardiopatia grave. Ela estava internada na UTI do Hospital Onofre Lopes de Natal (HUOL), há vários dias quando esteve o seu quadro clínico agravado. Era viúva do pastor Anchieta Azevedo da Assembleia de Deus em Natal, além de corista do conjunto Coral Filemom do Templo Central da Igreja Assembleia de Deus, no bairro do Alecrim. Minhas condolências à família enlutada.
 
OBITUÁRIO 2
Faleceu, segunda-feira, 14 de setembro, na Casa de Saúde São Lucas, meu amigo Francisco de Souza Martins 88 anos (Chiquinho), vítima cirrose hepática. Ele era auditor fiscal aposentado do Estado do Rio Grande do Norte e irmão do ex-senador potiguar José de Souza Martins (Zezito). Manifesto os meus votos de pesar aos seus familiares, pedindo a Deus que console e conforte o coração de todos.
 
OBITUÁRIO 3
Foi recolhido à Glória Celeste na tarde de 14 de setembro fluente, o ex-pastor da congregação da Assembleia de Deus no Barro Vermelho de Natal, Francisco Antônio Bulhões, 66 anos (Totonho), vítima de câncer. Apresentamos condolências à família enlutada, e que o Espírito Santo console os corações.
 
GIRO PELO TWITTER...
... A Band sai na frente e realiza debate com todos os candidatos a prefeito de Natal no dia primeiro de outubro. Só falta marcar o horário com assessoria dos candidatos;
...O ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, lembrou o ano novo de 5781, celebrado a partir desde sexta (18), na comunidade judaica. “Tempo de reflexão por um mundo melhor, com paz, respeito, justiça e alegria”
 
...Ainda que prospere no Senado, o que é muito difícil, a proposta de alterar a Constituição para abrir caminho à reeleição dos seus presidentes não passa na Câmara: é questão fechada no “Centrão”;
...Quando a gente vê as filas na Caixa Econômica… Quando a gente vê essa volta de forma irresponsável do INSS…Aí fica a pergunta: Quem está preocupado com o povo?;  e
...Governo do Rio Grande do Norte autoriza reabertura de agências bancárias a partir do dia 28 de setembro próximo;

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).