Claudino Leite

29/09/2020 00h11
 
 
PARE E REFLITA...
“Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos” (Isaías 13:11).
 
MEDITAÇÃO E CONCLUSÃO
 
Num dos dias da semana, tentava vencer a monotonia da tarde,estirando suas horas no ritmo lento deste teclado. Somos sinceros em revelar, diria que ainda me considero um homem analógico que embora use o micro para escrever esta coluna por força da exigência da tecnologia hodierna,  tornando a comunicação rápida e precisa, somente concedo a tarefa de gravar palavras. Se hoje chamam de teclas ou de dígitos, paciência! Sua utilidade é o conforto de se substituir as palavras sem rasurá-las. Dessa forma, recebi a inspiração para rabiscar estas mal traçadas linhas, afirmando: Célere são os anos, os meses e os dias. Às horas, sobretudo &agra ve; noit e, que praguejo a pandemia. Que me prende em casa, numa sensação de angústia e nostalgia do desencanto, pois o Covid-19, ceifou a vida tantos amigos, implacavelmente, arrancando um pedaço de mim. Lamentável!  E, mesmo sem tê-lo, me força ao isolamento, inegociável por comorbidades. Essa peste maligna criada pela natureza Divina deu a Suprema Lição. Somos todos iguais. O corovírus ataca do pobre ao milionário. Pena que o povo não aprendeu que a vida é para ser vivida com serenidade, paz, humildade, amizade respeito e fé no Criador, que comanda esse mundo combalido e ardente em chamas.  Quando este corpo se tornar inerte e a ciência declarar o fim e descer à sepultura vamos com as mãos vazias. Não levamos nenhuma uma bagagem, assim como os desejos, planos, projetos e sonhos, os quais não foram realizados. Somos carne. Que apodrece. E vira pó com diz as Santas Escrituras. Não importa a polpuda conta bancária, bem como os bens materiais de grande valor que possuímos. Afinal, que o Mestre da Galileia - Jesus Cristo, ilumine a cada um. Oh, Senhor Criador de todas as coisas daí-me a paciência do patriarca Jó, até a vacina chegar e eu poder sair da toca
 
BEM-VINDA A PRIMAVERA!
Ela é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. Isso se deve ao fato de que nela ocorre a floração de diversas espécies de plantas. As paisagens enchem-se de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido. Essa estação do ano sucede o invern o  e precede o verão. A primavera, assim como as demais estações do ano, não ocorre simultaneamente nos dois hemisférios. Em cada um deles, ela se inicia em uma data específica. A palavra primavera deriva do latim, “primo vere”, que significa primeiro verão. Verão significa tempo primaveril. Assim, primavera corresponde ao período que antecede o verão.
 
INÍCIO
Dessa estação do ano é marcado pelo equinócio de primavera. Ele  representa o posicionamento médio do sol em relação à Terra. Isso significa que nem o Hemisfério Norte nem o Hemisfério Sul estarão mais iluminados. O sol estará incidindo diretamente na Linha do Equador, iluminando de forma igual os dois hemisférios. O equinócio ocorre em dois momentos do ano: em março e em setembro. Devido a esse fenômeno astronômico que marca o início da estação das flores, os dias e às noites têm a mesma duração ao longo dessa estação, segundo o meu ex-professor de Geografia da Universidade Federal (UFRN), José Lacerda Alves Felipe. Seja bem-vinda a primavera!
 
 
“A MINHA GRAÇA TE BASTA”
“E disse-me: A minha graça de te basta, porque o meu e poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois mais me gloriarei nas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (II Coríntios 12:9). Quando oramos diversas vezes queremos que Deus faça nossa vontade e, não necessariamente, o que é melhor para as pessoas ao nosso redor, nem o que seria melhor para o seu Reino. Não gostamos de ouvir o que Deus disse ao apóstolo Paulo, que ele já tinha ouvido o suficiente sobre o problema que tinha na carne. Paulo precisava aprender que a graça e a misericórdia de Deus bastavam para sustentá-lo, mesmo nas tribulações e turbulências da vida. Q ueremos que o Criador mantenha tudo em ordem para nós. Daí, lembremos que somos seguidores de Cristo. Se queremos ser como o Salvador, temos que entregar tudo a Ele, a fim de que o Mestre responda as nossas súplicas. Precisamos ser transparentes para o Senhor Jesus redimir outros por meio de nós.  Dessa forma, entenderemos que a graça do Todo-Poderoso é suficiente na nossa vida!  Dessa maneira, “A Minha Graça de Basta”.
 
 
A PERDA
Pare e pense: O distraído tropeçou nela; o violento projetou-a; o empreendedor construiu com ela; o homem do campo cansado, usou-a como assento;  As crianças brincaram com ela;  Drummond poetizou-a;  o rei David usou-a para matar Golias; Miguel Ângelo fez com ela as mais belas esculturas; Em todos os exemplos a diferença não estava na PERDA, mas sim no tipo do HOMEM!  Enfim, não existe pedra no teu caminho que não possa usar para o teu próprio benefício.
 
MAIS IGREJAS
Até bem pouco tempo, ser brasileiro e católico era uma opção praticamente individual, entretanto aos poucos esse conceito está mudando. E no Rio Grande do Norte não é diferente. O Censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que os fiéis de Roma são 938.315. Os protestantes já totalizam 181.247. E não é difícil perceber o crescimento. Basta dar uma volta para ver a quantidade de igrejas protestantes espalhadas pelas ruas de Natal. Só no bairro de Felipe Camarão foram contadas, em 2013, 87 igrejas evangélicas. Os dados são do professor do Curso de Ciências Sociais da Universida de Feder al (UFRN), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, que desde 2005 pesquisa sobre a proliferação das igrejas evangélicas na capital. Esses dados têm preocupado o clero.
 
SALOMÃO
O sábio Salomão procurou a felicidade na bebida, na riqueza, no prazer e na fama. Ao final, descobriu que tudo isso não passava de vaidade. A palavra "vaidade" significa "correr atrás do vento". Tem cor, mas não conteúdo. Tem aparência, mas não consistência. Tem movimento, mas não permanência. O sentido da vida está no temor a DEUS. Somente em DEUS encontramos razão na nossa vida. Somente na SUA presença há plenitude de alegria!
 
BOLSONARO  E EVANGÉLICOS
Após mais de 135 mil mortes em decorrência da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que Brasil é o país que teve o melhor desempenho no combate aos efeitos econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Ao discursar para uma plateia de evangélicos, em evento da Igreja Assembleia de Deus em Brasília, o chefe da Nação declarou que foi obrigado a tomar decisões importantes, mesmo “sendo tolhido pelo Poder Judiciário” . Bolsonaro participou no domingo, 20 de setembro da Assembleia Geral Extraordinária da Convenção Evangélica das Assembleias do Distrito Federal, e do Entorno, falando à grande plateia de evangélicos. “Passamos uma grande provação. Ou melhor, estamos no final dela. Na parte econômica, o Brasil foi o que melhor se saiu. Quis o destino também que na área de saúde, aos poucos, ao se deixar de politizar a única alternativa que nós tínhamos, começou a se salvar mais vidas”, disse Bolsonaro. Será?
 
 
DECLARAÇÃO DE FRATERNIDADE
Em fevereiro de 2019, em viagem aos Emirados Árabes Unidos, o papa Francisco assinou conjuntamente com o grande imã de Al Aazhar, Ahmad Al-Tayyeb, uma histórica declaração de fraternidade, pedindo paz entre nações, religiões e raças. Um ano depois, com o mundo enfrentando a pandemia da Covid-19, o Sumo Pontífice viveu uma reclusão inédita e, portanto, teve tempo para observar os rumos do mundo e refletir. É o resultado disto que se espera quanto ao conteúdo da terceira encíclica de Francisco, Fratelli Tutti, que deve ser publicada no início de outubro. < /span>
 
“MOSSORÓ PARA CRISTO”
A vereadora mossoroense Aline Couto (PSDB), é autora do projeto que deu origem a lei que reconhece o “Mossoró Para Cristo ” como patrimônio imaterial da cidade. Desde 1991, o evento reúne uma multidão, unidos em suas orações. No registro, temos o momento em que entregamos a Lei N° 3678, ao pastor Francisco Miranda, líder da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus, na cidade de Santa Luzia, bem articulado com a classe política do Estado, junta mente co m a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini.
 
GREVE NOS CORREIOS
Os funcionários dos Correios e Telégrafos voltaram ao trabalho terça-feira, 22 de setembro. O Tribunal Superior do Trabalho (TST), aprovou um aumento salarial de 2,6% para os grevistas. Se os grevistas não retornassem, a categoria seria multada em R$ 100 mil reais diários. Os ministros do TST decidiram que a greve não foi abusiva e, por isso, apenas metade dos dias parados serão descontados no salário.
HORA DO CAFÉ
Sintonize a Rádio 95.9 FM de Natal e escute, diariamente o programa de grande audiência “Encontro com a Notícia”, das 7 às 8h30 da manhã, com apresentação dos jornalistas Ciro Pedrosa, Augusto Fontenele, Mara Martins, Jacqueline Oliveira, Daniela Freire, Álvaro Campelo, além de Lúcia Martins, dando sua opinião e mandando o seu alô pelo celular (84) 99112-3395  e fique por dentro das noticias mais atualizadas do dia. (republicada por incorreção).
 
PRECATÓRIOS?
Ao todo, 1980 professores ativos e aposentados da Universidade Federal (UFRN) deveriam ser beneficiados pela decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília (DF), em ação trabalhista concernente a perdas salariais dos Planos Econômicos: Bresser e Verão, que dura mais 23 anos. A ação, retroativa a 1993, também beneficiaria pensionistas de cerca de 20% dos docentes falecidos ao longo do período em que o processo tramitou na Justiça Trabalhista. Mas, ainda há muito caminho a percorrer, pois a Advocacia Geral da União (AGU), entra com algumas medidas que têm direito no Supremo Tribunal do Trabalho (STT). As medidas são: Ação R ecis&oac ute;ria, Agravamento Regimental, Agravo Regimental, Embargo Declaratório, etc...tudo  que tem direito. A AGU lutar até a última instância e sempre os prazos concedidos à ela, quando se trata da citação das partes serão de 30 (trinta dias). Haja paciência!
 
CALENDÁRIO ELEITORAL
Das Eleições Municipais 2020, dia 28 de setembro, iniciou a propaganda eleitoral. Os candidatos podem fazer propaganda na Internet, além de realizar passeatas de rua, segundo a Justiça Eleitoral.O candidato poderá pedir expressamente voto, pagar impulsionamento e falar das propostas de campanha. "É permitido fazer propaganda na rua, como caminhadas, passeatas, carreatas, comício, reunião pública, distribuição de material gráfico, bandeiras e adesivos de carro”, explica.&nb sp; A distribuição de brindes proibida pela legislação eleitoral, "distribuir camisetas, máscaras e bonés não pode ser feito por nenhum candidato”, reforça a analista Nathalie. Em 9 de outubro, inicia o período de propaganda obrigatória eleitoral no rádio e na TV, estendendo-se atá 12 de novembro, para o primeiro turno, e até 27 de novembro, para o segundo turno das eleições municipais.
 
PROPAGANDA
O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (RE-RN) vai sortear, no dia 5 de outubro, às 9 horas, quais serão as emissoras de rádio e televisão, responsáveis pela geração dos programas eleitorais dos candidatos a prefeito de Natal. O sorteio será feito durante uma audiência pública com representantes das empresas de comunicação e dos partidos e coligações. A propaganda eleitoral no rádio e TV terá início no dia 9 de outubro.
 
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Para o advogado especialista em recuperação judicial Claudio Serpe, a privatização dos Correios e Telégrafos é uma grande incógnita, pois “demandará um estudo abrangente com muito debate  antes de ser colocada em prática;
 
...Bastante atrasado, parabenizo o amigo, irmão em Cristo e leitor da coluna, Valdemir Sabino da Silva, que terça-feira, 22 de setembro, amanheceu de idade nova. Desejo que seus dias sejam longos, alegres e prósperos, com as bênçãos do Pai Eterno;
 
...Decisão judicial mantém decreto que autoriza aulas na rede privada de Natal, mas tira dos pais a responsabilidade por possível contaminação dos filhos;
 
...A PEC 431 prevê economia de R$ 2,1 bilhões a cada quatro anos, com a redução do número de parlamentares federais e estaduais. O máximo de federais seria reduzido para 65 por estado, e estaduais a 86 por estado; e
 
...A Nasa anuncia missão para levar a primeira mulher à Lua em 2024.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).