Cefas Carvalho

30/09/2020 15h19
 
O conga e o congresso
 
 
Cada um ouve as palavras como quer. Foi esta a conclusão que dia desses, eu e amigos chegamos, após uma conversa sobre músicas - após a tradicional conversa sobre política e futebol, claro - e os equívocos que as pessoas cometem em relação às letras das canções. 
 
Eu havia recordado como o brasileiro com frequência erra a letra do hino nacional. Tudo bem que a letra é por demais pomposa e arcaica, mas, convenhamos, não saber duas frases de uma letra que ouvimos desde a mais tenra infância também é dose. Em um artigo na revista Papangu, recordo que o amigo Damião Nobre escreveu sobre o tema, registrando que muita gente canta o Ouviram do Ipiranga como Ouvirumdumpiranga”.  Dúvidas? Confira quando os jogadores da seleção brasileira cantarem (?) o hino na Copa do Mundo.
 
Divertimo-nos lembrando de equívocos em relação a letras de canções de Fagner, Renato Russo e até, ou principalmente, Chico Buarque. Foi quando me lembrei da explicação que o zagueiro Odvan, revelado pelo Vasco da Gama e chegou a jogar pela seleção na malfadada era Vanderlei Luxemburgo, revelou em uma entrevista ao sobre a origem de seu nome: sua mãe era fã de Roberto Carlos e quis homenagear o Rei dando ao filho o nome de uma de suas canções. Mas, espere aí, Roberto não tem nenhuma canção chamada Odvan. Tem sim, segundo a mãe amorosa: “O divã”.
 
Foi quando um dos amigos  recordou de caso que ouviu em um programa de rádio do interior. O locutor, todo animado, recebia telefonemas dos ouvintes pedindo músicas. Foi quando uma senhora entrou no ar, feliz e serelepe, mandando beijos para toda a família e pedindo a música O conga e o congresso. O locutor estranhou. De quem, a música? Roberto Carlos, claro, disse a senhorinha. O locutor quebrou a cabeça e não conseguiu lembrar que o Rei tivesse escrito alguma canção sobre o os ilustres deputados e senadores que formam o Congresso Nacional e ao mesmo tempo sobre um tipo de tênis barato para adolescentes que fez sucesso nos anos 70 e 80. Pediu para a mulher cantarolar um trecho da música. Ela, timidamente, o fez. Então, ele entendeu. Ela pedia O côncavo e o convexo...
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).