Liliana Borges

24/10/2020 00h13
 
 
SETÚBAL, Parque Urbano Albarquel…
 
Setúbal é capital do Distrito que leva o mesmo nome, também sede do município com aproximadamente 121.000 habitantes, a cerca de 55 km de Lisboa. Na região foram encontrados vestígios desde o Neolítico, dominada e habitada por vários povos, dentre eles, os romanos que instalaram fábricas de salgas de peixe e fornos de cerâmica, até a reconquista definitiva cristã aos árabes por volta do final do século XVI.
 
Um fato curioso é que Setúbal atingiu o auge de prosperidade quando o sal assumiu o papel dominante como moeda de troca em contrapartida da ajuda militar ao apoio fornecido pelos estados europeus a Portugal, no período e pós guerras da Restauração da Independência no Século XVII, porém com o terremoto de 1755 foi bastante atingida  e somente voltou a prosperar ao longo do século XIX.
 
O desenvolvimento econômico e social transformou a vila em um dos mais importantes centros comerciais e industriais do país. Em 1860 foi elevada a cidade e 1926 a sede de Distrito, tornando-se um atrativo polo econômico. Atualmente, destaca-se a indústria de celulose, cimento, fertilizantes, pesticidas, energia termoelétrica, construção e reparação naval e, além disso, possui um dos maiores portos no território nacional. 
 
Ademais com a criação de novos e lindos espaços urbanísticos, ampliação de suas avenidas, simultaneamente, a modernização da cidade contribuiu para o crescimento populacional, como também, o turismo. O enoturismo é muito forte na região que oferece várias rotas de vinhos na Península de Setúbal que surpreende quem a visita.
É importante mencionar seu rico patrimônio histórico:  militar, religioso, arqueológico e cultural, a exemplo do belíssimo Forte de São Felipe com uma lindíssima visão de quase toda a Região, contruído por D. Felipe I em 1582. Neste Concelho, também, nasceram figuras ilustres como Luísa Todi (1753-1833), cantora lírica, e um dos renomados poetas portugueses, Bocage (1765-1805). 
 
Quanto sua gastronomia esta voltada a pratos à base de peixes e frutos do mar em decorrência de sua localização que favorece e, ainda, o Livramento foi considerado um dos mercados de peixe mais famosos do mundo pelo Jornal USA Today. Cabe ressaltar que a migração populacional influenciou outra vertente como pratos de carnes, aves e de açordas que se adaptaram aos mariscos e peixes. Açorda é um prato característico do Alentejo, tipo de sopa em sua consistência e a base de pão.
 
Entretanto, a iguaria mais famosa e cobiçada por lá são os “Chocos Fritos”. Chocos são moluscos marinhos que tem uma concha interna, bolsa de tinta, oito braços, dois tentáculos e possui capacidade de camuflagem, semelhante ao polvo; porém nesta área são pequenos que é uma característica na região. Considerados os mais saborosos de Portugal.
 
Eu tive a oportunidade e o prazer de conhecer o restaurante “A Vela Branca”. Ele está situado no Parque Urbano Albarquel com uma localização privilegiada, onde a Baía de Setúbal está aos seus pés, inserido na Serra da Arrábida com uma deslumbrante visão do rio e mar, Cidade de Setúbal, seu Porto, um pouco mais acima o Forte de São Felipe e; a Península de Troia com os ferries ao chegar e sair, transportando os automóveis de um lado a outro.
 
Passei uma tarde agradabilíssima em companhia de minha filha com o excelente atendimento de Diogo Ribeiro. Cozinha portuguesa e internacional, o menu atualizado conforme à época ou estação. Primeiramente, saboreamos os deliciosos e crocantes “Chocos Fritos” como entrada, mas não resistimos como prato principal a uma suculenta “Picanha na Tábua” pelas mãos do Chef Miguel Baptista.
 
Encerramos saboreando suas maravilhosas sobremesas, minha filha pediu Brownie com gelado (sorvete), eu optei pelo Café Gourmand que é acompanhado por 3 sobremesas em miniatura (Creme Brûlée, Panna Cotta de Framboesa e Pavlova).  Simplesmente um espetáculo! Tudo deliciosooooo….
 
Mais um ambiente para retornar várias vezes e apreciar este magnífico espaço do empreendedor David Pena e, consequentemente, degustar diferentes iguarias em harmonia com a magnífica paisagem. Além de vivenciar diversos e extraordinários sabores, sua beleza enche nossos olhos….
 
O Parque Urbano Albarquel foi inaugurado em 2008, cerca de 4 hectares com parque infantil, calçadão para caminhadas e práticas desportivas, café-bar, miradouro e restaurante. Ótimo lugar para ficar ao longo do dia, admirar o pôr do sol, curtir a noite iluminada pelas luzes de Setúbal ao fundo ou ao luar…
 
Sempre Belas Terras Portuguesas…
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).